30 de maio de 1998

5ª SEMANA ECOLÓGICA

30 de Maio de 1998 
Iniciou-se no último dia 30 e encerra-se neste dia 7, a 5ª Semana Ecológica de Antônio Prado e Ipê, realizada pelas prefeituras das duas cidades e pelo Centro Ecológico de Ipê. "Você faz do ambiente um meio para a vida", é o apelo da Semana, que este ano discute qualidade de vida e meio ambiente, numa série de atividades desenvolvidas com entidades dos dois municípios. A abertura oficial aconteceu no dia 30 de maio, às 9 horas, no Clube União de Antônio Prado. Às 9h30min. a palestra "Felicidade e Qualidade de Vida", com Michel Gasperin deu prosseguimento à programação. A primeira edição da Semana Ecológica aconteceu em 1994. O evento se consolidou em função de Ipê e Antônio Prado serem referência na produção ecológica de alimentos e se tornou um importante momento para as comunidades debaterem problemas locais. Estão envolvidos na organização escolas - desenvolveram-se atividades específicas integrando a comunidade escolar à programação - associações, veículos de comunicação, secretarias municipais, igreja, entidades esportivas e beneficentes. A proposta dos organizadores foi, aproveitando a passagem do Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho, trazer os vários segmentos da comunidade para uma reflexão, mudando atitudes e encaminhamento de soluções a partir da conscientização e informação. No dia 5 esteve em Ipê o ecologista Sebastião Pinheiro, quando lançou seu 8º livro "Ladrões de Natureza". Após a noite de autógrafos aconteceu uma palestra com o autor. Painéis com agricultores ecologistas, diagnósticos de problemas ambientais, concurso objetivando o resgate de sementes crioulas, arrastão para a limpeza do Rio Leão, cursos de culinária integral, exposição fotográfica (fotógrafos do Pioneiro), shows e várias palestras também integraram a programação. A novidade desta edição foi a realização de palestras e encontros em comunidades do interior, o que facilitou a participação dos moradores da zona rural. Entre as personalidades que estiveram presentes no evento estavam o engenheiro agrônomo Jacques Saldanha, da Cooperativa Coolméia, epidemiologista Lenini Carvalho, do GIPAS - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação em Agricultura e Saúde, engenheiro florestal Adelaide J. Kegler, agrônomo Tabajara N. Ferreira, da Emater -RS, professora Corina Michelon Dotti, psicóloga Sirlei Dalle Molle e agrônoma Ana Meirelles. No encerramento, dia 7, estão previstas, entre outras atividades paralelas, a comercialização de produtos ecológicos, artesanais e culinária integral; exames de colesterol e diabetes e shows (Praça Garibaldi/Antônio Prado). Na Gruta Natural Santo Antão, Vila Segredo, às 15 horas, será celebrada a Missa Verde. 

JornalPrisma169pg1

22 de maio de 1998

NORENO PELLIN ASSUME CLUBE IDEAL

22 de Maio de 1998
No dia 22 de maio foi eleita e empossada a diretoria do Clube Ideal, gestão 1998/2000. Na convocação original, marcada para o dia 1º de maio, a eleição não foi efetivada devido a pouca participação de sócios e pela falta de uma chapa para concorrer. Na oportunidade foi sugerida que a chapa fosse formada naquele momento para não correr o risco de marcar uma nova data e nenhuma chapa ser apresentada.
Para Pellin, que assumiu a presidência no lugar de Ironi Nardi, a atual diretoria terá como objetivo principal dotar a sede campestre, Possinho, de infra-estrutura básica para os associados poderem usufruir do patrimônio. A Comissão Social e Esportiva deverá apresentar um projeto para viabilizar o aproveitamento do balneário. Com relação às promoções sociais que envolvam muito dinheiro, considerando os vários insucessos financeiros, estão descartadas. "As promoções serão modestas e daremos preferência a talentos locais", informa Pellin.
Uma atitude muito comemorada foi a manutenção do Departamento Esportivo, a cargo de Pedro Camozatto (Chamaco), que reabilitou o time de futebol da entidade. A primeira participação da equipe do Cluebe Ideal, depois de longos anos afastado das praças esportivas, poderá ser conferida no Campeonato Municipal de Futsal deste ano, quando o Clube Ideal participará a convite do CMD. Para Chamaco, a participação no campeonato é uma boa oportunidade para resgatar uma antiga tradição do clube. O Clube Ideal estréia no Campeonato no dia 4 de julho contra o Escritório Central/Farmácia Pioneira.
A atual diretoria ficou assim composta:
Presidente: Noreno Pellin
Vice-presidente: Rogério Marcon
1º Secretário: Flávio Salamon
2º Secretário: Nério Marcon
1º Tesoureiro: Raimundo Zanotto
2º Tesoureiro: Ironi Nardi
Conselho Fiscal: Horácio Parizotto, Zulmar Grazziotin, Valdomiro Leoratto. Suplentes: Antônio Baldo, Orildo Parizotto e José Susin.
Departamento Social e esportivo: Pedro Camozatto, Valério Marcon, Daniel Tomazi e Ronaldo Salvador.


JornalPrisma169pg1