22 de abril de 2000

HISTÓRIA DA 2ª COMPANHIA

22 de Abril de 2000

A abertura da Rede Ferroviária Federal na costa do Rio Turvo em meados de 1950, proporcionou uma época de prosperidade e grande movimentação na região da 2ª Companhia, Distrito de Vila São Paulo. A ferrovia foi inaugurada em 1969.

A edição 216 do Jornal Prisma há um registro de uma página elaborada por Neiva Zanotto, que conta um pouco daquele período. Clique na foto e leia o texto.

Correção: O acidente de trem mencionado no texto foi em 14 de março de 1993, e não 1995.

ACIDENTE DE TREM
JornalPrisma216pg05

Fotos: Renan Zanella/Facebbok e Thomas D'Avila/Facebook










Ponte sobre o Rio Turvo ainda em construção na década de 60, divisa entre Ipê e Protásio Alves-RS. Foto cedida por Felipe Pires



COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK SOBRE O ASSUNTO:
Vitor Grazziotin Onde havia uma obra de arte de grande porte, era montado um acampamento, ou "companhia", onde fixavam residência os militares da área de engenharia, mais os trabalhadores civis, estes em número bem maior. Assim, trabalhei na 2ª e 3ª Cia, e nos acampamentos do Turvo e Primavera.

Renan Zanella eu fui a pouco tempo até esse local, o acesso é muito dificultado pela ação do tempo, erosão e vegetação, mas existe um local embaixo desta ponte que parece que terminou ontem a construção, é mesmo incrivela terra e a brita usada na construção ainda intocada e sem nenhuma vegetação ..........a estrada inclusive ainda tem suas demarcações.....

14 de abril de 2000

ESCOLA BAMPI MUDA DE NOME

14 de Abril de 2000
No dia 14 de abril a direção da Escola Bampi realizou uma reunião com pais de alunos quando foram tratados assuntos de interesse da comunidade escolar. Na oportunidade foi anunciado o novo nome para a escola, passando a se chamar Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Casimiro Zaffonato. A nova bandeira da escola também foi apresentada.

JornalPrisma216pg1