3 de março de 2001

PAIXÃO CÔRTES DESTACA MOISÉS MONDADORI

03 de Março de 2001
A edição 235 do Jornal Prisma destaca a visita do folclorista João D'Ávila Paixão Côrtes, quando esteve em Ipê no início de fevereiro, mantendo contatos com a secretária de educação Lenize Guerra e parentes de Moisés Mondadori. O objetivo do encontro foi de buscar alternativas para montar um memorial em homenagem ao gaiteiro Moisés Mondadori, também divulgar o lançamento de seu livro "Músicas, discos e cantares", um resgate da história fonográfica do Rio Grande do Sul desde o início do século passado, dos artistas e temas principais.
Destaca Paixão Côrtes que o pioneiro no Estado, responsável pela A Elétrica foi o italiano Savério Leonatti. O principal selo da gravadora era O Gaúcho, que marcava as primeiras manifestações folclóricas gravadas como Boi Barroso, Trovas Gaúchas, Terno de Reis e Baile da Vacaria. O grande artista que a gravadora projetou na época foi Moisés Mondadori, cujo nome artístico era "Maestro Cavaleiro Moisé".

JornalPrisma235pg3
Foto Internet
Moisés Mondadori e Paixão Côrtes

2 de março de 2001

ASSOCIAÇÃO DOS MOTORISTAS

02 de Março de 2001
A Associação dos Motoristas de Ipê realizou reunião no Salão Centenário com a presença de aproximadamente 60 motoristas. Na oportunidade, Itacir Marcon apresentou o sistema de como deveriam os interessados proceder para se associar à entidade. 26 motoristas preencheram a ficha no dia. Ivan Nadal foi o primeiro a associar-se.


Jornal Prisma 236, pg4