9 de dezembro de 2001

14º ANIVERSÁRIO DE IPÊ

09 de Dezembro de 2001
A Ronda da Cidadania, promovida pelo Poder Judiciário e Prefeitura Municipal, com o apoio de diversas entidades do município, fez parte e abriu a 14ª Semana do Município. A abertura oficial aconteceu no palco montado ao lado da Igreja Matriz, no dia 8, com o pronunciamento do Prefeito Municipal, Darci Zanotto. Durante a programação, na Ronda da Cidadania, foram prestados serviços à comunidade como a confecção de Carteiras de Identidade, CPF, medição de pressão arterial e orientação sobre os temas em que as entidades estão envolvidas. A 1ª Feira do Livro fez parte do evento com a presença dos escritores: Luiz Carlos de Lucena, Dilan Camargo e João Carlos Paixão Côrtes. No final da tarde, o Grupo Pampa do Rio Grande e Paixão Côrtes encerraram as atividades com um show tradicionalista e apresentação de danças folclóricas.


A programação teve continuidade no domingo, dia 9, com o encontro da família do músico Moisés Mondadori, oportunizando o resgate oral e histórico deste importante expoente da música gaúcha. Marcaram presença neste encontro, entre outras autoridades e descendentes do artista, o presidente em exercício da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Edivar Francisco Appio, o presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, o ipeense Afonso Agostini, o pesquisador e historiador João Carlos Paixão Côrtes (foto), professor da 
UCS Normélio Zanotto e o professor da Universidade de Santa Catarina Ademir José Mondadori. O evento aconteceu no Clube Ideal com depoimentos, almoço e entrevistas buscando mais informações sobre o acordeonista.
Prosseguindo a programação da Semana do Município, foi realizado um ciclo de palestras com o especialista em psicopedagogia, Selmiro Paulo Wolfarth, na sede do município e distritos, abordando assuntos relacionados à auto-estima, sexualidade, limites, alcoolismo e drogatização.
O encerramento da 14ª Semana do Município aconteceu no dia 15 com a abertura oficial do 8º Rodeio Crioulo de Ipê, no parque de Rodeios do CTG Tronco do Ipê, que durante os dois dias reuniu um grande número de tradicionalistas de diversas cidades da região.



Cavaleiro Moisé
Segundo o pesquisador do nosso folclore musicoreográfico, João Carlos Paixão Côrtes, Moisés Mondadori foi um dos primeiros intérpretes a gravar pelo selo "Casa A Elétrica" solos de acordeão, e que produziu, posteriormente, gravações das primeiras músicas tidas de caráter folclórico do Rio Grande do Sul, tais como Boi Barroso, Trovas Gaúchas, A Chegada dos Três Reis, Anu, etc sob o título 'Cantos Rio Grandenses' (fonte Músicas, Discos e Cantares - Fonografia Rio-grandense), isso entre os anos de 1910 e 1915, o que lhe valeu o título de Maestro Cavaleiro Moisé Mondadori. Paixão Côrtes manteve seu primeiro contato com Moisés Mondadori em 1972, em sua residência na Linha Virgínia, interior de Ipê.
Segundo a secretária de educação Leniza M. Guerra, é intenção do Poder Público incentivar a criação da Fundação Moisés Mondadori, que seria responsável pela guarda de todo o acervo histórico e cultural envolvendo o artista.


JornalPrisma249pg3

1 de dezembro de 2001

ACISA COMEMORA 10 ANOS

01 de Dezembro de 2001
Para comemorar os 10 anos de fundação da AICI (ACISA), a entidade organizou uma festa, para mais de 300 pessoas, com jantar e baile no dia 1º de dezembro no Clube Ideal. Na oportunidade foram lembrados os motivos que levaram a criação da entidade: incêndios nas empresas Irmãos Zanotto e Móveis Ipê, todas as diretorias que se passaram e foi prestada uma homenagem às empresas com mais de 25 anos de fundação com o troféu AICI 10 anos. Uma menção honrosa foi dada ao Clube Ideal e à 1ª diretoria.

O baile foi animado pelo Musical Caravelle de Porto Alegre, que apresentou um repertório bastante diversificado de músicas.

Empresas homenageadas
Posto Varaschin - Oficina São Luiz - Irmãos Zanotto - Artefatos de Vimes Nadal - Ind. Vidros Marcon - Vidraria Vipe - Coop. Agropecuária Ipê - Supermercado Ipesul - Supermercado Ceron - Loja Cecatto - Domingos Pichetti - Wilson Mussato



Opinião
Uma década de conquistas
De fruto, passou a semente e germinou, dando novos frutos. Assim pode ser resumidos os 10 anos de Associação Industrial Comercial, Serviços e Agricultura de Ipê, completados no dia 22 de novembro próximo passado. Nesta década de existência, a entidade teve participação decisiva no crescimento da cidade.
Ainda Vila Ipê, a infra-estrutura era precária: estradas de chão, telefonia por meio de central telefônica, falta de água dificultavam a vida das pessoas e das empresas existentes, inviabilizando a instalação de novos investimentos econômicos na comunidade.
A emancipação política veio em 1987, dando autonomia política ao município e um novo impulso à economia local.
Nas dificuldades surgem as grandes idéias e os vencedores. Se não bastasse o aumento na produção agrícola e um considerável número de pequenos e promissores estabelecimentos comerciais e industriais, foi depois de um incêndio que surgiu a idéia de criar uma entidade que zelasse pelos interesses dos empresários e tivesse participação efetiva em suas reivindicações.
Assim, em 22 de novembro de 1991, numa reunião realizada na Câmara de Vereadores nasceu a Associação Industrial, Comercial e Serviços de Ipê. Com a presença de comerciantes, industrialistas e representantes da Associação Industrial e Comercial de Antônio Prado, uma comissão foi formada para fazer um estudo sobre a viabilidade da entidade e os motivos para sua criação.
A principal reivindicação no início era a instalação de hidrantes e corpo de bombeiros (estatisticamente inviáveis segundo dados do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul).
Com força política, a associação teve papel decisivo no desenvolvimento de Ipê. Conseguiu em conjunto com o poder público municipal, trazer o telefone com Discagem Direta, o asfaltamento da RS 122 entre outras conquistas.
Tão importante quanto manter vivos os laços do passado, lembrados com festejo, e preparar as empresas para o futuro é a identificação da AICI com a população. Essa convergência de interesses tonará Ipê cada vez mais forte e melhor para viver.

Rogério Marcon - 1º Presidente da AICI

JornalPrisma248pg1