1 de outubro de 2002

12 ANOS DE MISSÃO EM GUINÉ BISSAU

01 de outubro de 2002
Edição 262 do Jornal Prisma com o relato da segredense, a Irmão Elsa Menegat, contando um pouco de sua experiência em 12 anos de missão na África Ocidental.

Irmã Elsa é religiosa da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, Natural de Vila Segredo - Ipê

A opção pela Vida Religiosa Consagrada e Franciscana nos leva ao compromisso de seguir Jesus Cristo pobre, humilde e crucificado; ao modo de São Francisco de Assis. Cristo fez-se pobre para estar ao lado dos pobres e marginalizados. Francisco de Assis, jovem rico, despojou-se de tudo para conviver com os pobres e para os pobres. Sentindo os apelos Do Senhor e a exemplo de Francisco de Assis, optei por me consagrar ao Senhor e gastar a vida em favor dos pobres, passando a pertencer a Família Franciscana Aparecida.
Em 1990, em nome da Igreja e da Congregação assumi o desafio de partir para a missão Além Fronteiras, que a Congregação iniciou na Guiné Bissau em 1988. Guiné Bissau é uma antiga colônia portuguesa. Tornou-se independente em 1974. País pequeno, 136 km2. População 1.200.000 habitantes. Religião: A maioria são muçulmanos 65%. 15% cristãos e 20% animistas, ou seja, da religião tradicional. Povo muito pobre. Alimentação básica é o arroz e o peixe.
Nós, as Irmãs nos dedicamos aos cuidados da vida, saúde, evangelização e educação. Especial atenção damos a Promoção e Formação da mulher que ainda é muito submissa e escravizada.
Eu, como missionária, sinto-me muito feliz e realizada em poder trabalhar, conviver e lutar junto com o povo guineense. A vida nos é dada e, me é dada, para ser gastada em favor dos irmãos e dos irmãos menos favorecidos.
Quero deixar um apelo e ao mesmo tempo um desafio para todos os jovens: Jovem, não tenha medo de optar por uma vida consagrada de doação total e de forma gratuita.
Seja, você também uma missionária (o) Além Fronteiras!
Irmã Elsa Menegat


JornalPrisma262pg1