27 de setembro de 2005

MORRE PROTÁZIO GUAZZELLI

27 de Setembro de 2005

Faleceu no dia 27 de setembro, aos 82 anos, completados em 24 de setembro, o ex-prefeito Protázio Duarte Guazzelli. Protázio foi o 44º prefeito de Vacaria nos anos de 1964 a 1969 (*) e o primeiro prefeito de Ipê (1989-1992). Sua última participação na política foi na eleição de 1996 quando concorreu a prefeito de Ipê e perdeu para Darci Zanotto, ainda colaborou ativamente na campanha exitosa à Câmara dos Deputados de seu irmão Synval Guazzelli, falecido durante o mandato. Protázio ficou por vários dias internado num hospital em Porto Alegre, com uma doença degenerativa. Antes de sua morte, deixou explícita sua intenção em querer discrição quando da sua morte: não queria velório nem sepultamento. Atendendo sua vontade, o corpo foi cremado. O prefeito Carlos Zanotto decretou Luto Oficial de 7 dias em todo o município em sinal de pesar pelo seu falecimento. Através de uma declaração à Rádio Natureza, Carlos justificou o Luto Oficial e lembrou o período em que Protázio era prefeito, e ele atuava como líder da bancada na Câmara de vereadores. "Aprendi muito com ele" - disse. Comentou as dificuldades enfrentadas no período, principalmente por ser a primeira administração: "O começo é sempre difícil e o Protázio entrou na prefeitura com uma caneta, uma mesa e uma cadeira, e mesmo com as dificuldades conseguiu encaminhar o crescimento do município" - destacou o prefeito.

(*) Fonte: livro Vacaria dos Pinhais de Fidélis Dalcin Barbosa, 1978.
Arquivo JP/Foto Venesa

Em 13 de janeiro de 1992, Protázio assina para a Prefeitura o início da campanha de venda de 75% das linhas de telefone DDD (Discagem Direta à Distância), uma antiga reivindicação da comunidade e da classe empresarial. A reunião foi organizada pela AICI e contou com a participação da classe empresarial e da Câmara de Vereadores, através de seu presidente
Osmar Vargas.

JornalPrisma317pg3

22 de setembro de 2005

JADY OHANA NO EMBALO DO FAMA

22 de Setembro de 2005
Depois de dez semanas no Programa Fama, da Rede Globo, o cantor de Vacaria, Cassiano Barbisan Paim aproveitou sua passagem por Ipê, quando se apresentaria com a banda Jady Ohana num show em Caxias do Sul no dia 22, e em entrevista à rádio Natureza agradeceu o apoio recebido da comunidade durante sua permanência no Fama. Falou sobre sua intenção de continuar o trabalho com a banda e que sua participação no programa ajudou a divulgar seu trabalho, e que nada mudou em sua personalidade depois de sua participação no programa global: "eu estive na Globo e continuo a mesma pessoa" - disse. A Jady Ohana, tem sua inspiração musical no rock’n roll, mpb e pop rock e interpreta, entre outras canções, Raul Seixas, Creedence, Rita Lee, Tim Maia, Pink Floyd e apresenta suas próprias músicas.



JornalPrisma314pg1