5 de junho de 2008

NOMEADO BISPO PARA A DIOCESE DE VACARIA

O papa Bento XVI nomeou dia 28 de maio o novo bispo da diocese de Vacaria, frei Irineu Gassen, 65 anos. O religioso, que atualmente é pároco da paróquia São João Batista, em Imigrante, na região do Vale do Taquari e pertencente à Diocese de Caxias do Sul, está entusiasmado com a função. Ele, que completa 40 anos de ordenação em julho, atuou em diversas cidades do Estado, especialmente na formação de freis da Ordem dos Franciscanos Menores. Ele é natural de Santa Cruz do Sul e deverá assumir dentro de três meses, no lugar de Dom Orlando Dotti.

Obs: Dom Orlando Dotti estava como bispo emérito, portanto Frei Irineo substitui, após um ano da morte e enterro na Igreja sede da Mitra Diocesana de Vacaria a Dom Pedro Sbalchiero Neto, que morreu após ter sido por 3 anos Bispo daquela Diocese. Dom Orlando desde então, foi colocado como Bispo Emérito, não atuando mais com Bispo. Dom Pedro foi também ordenado por Dom Cláudio em Ibiaçá-RS em 2003 e em Janeiro de 2006 foi operado de tumor no cérebro mas se recuperou surprendentemente, retornando a assumir a Diocese em Junho do mesmo ano. Vitima de complicacões voltou a UTI com Peneumonia em Julho, retornou a Curitiba e voltou a Vacaria em Dez de 2006, vindo a falecer em 03/07/2007.
Colaboração: Pedro Salatte SP
Outras informações:
http://www.nsrasalette.org.br/reportagem/visitapedro/
http://mail.cnbb.org.br/catalogo/prelado.asp?mat=519

Um comentário:

Anônimo disse...

Ha uma incorreção na noticia de que Dom Irineu Gassen ira substituir Dom Orlando Dotti em Vacaria. Ele substitui, após um ano da morte e enterro na Igreja sede da Mitra Diocesana de Vacaria a Dom Pedro Sbalchiero Neto, que morreu apos ter sido por 3 anos Bispo daquela Diocese. Dom Orlando desde entào, foi colocado como Bispo Emerito, nao atuando mais com Bispo. Dom Pedro foi tambem ordenado por Dom Claudio em Ibiaça-RS em 2003 e em Janeiro de 2006 foi operado de tumor no cerebro mas se recuperou surprendentemente, retornando a assumir a Diocese em Junho do mesmo ano. Vitima de complicacoes voltou a UTI com Peneumonia em Julho, retornou a Curitiba e voltou a Vacaria em Dez de 2006, so vindo a falecer em 03/07/2007. Importante para a História de um Bispo que ofereceu seu sacrificio a pópria Vacaria, que não fique esquecido. Peço portanto sua intervenção para que se faça a verdade como carater jornalistico. Obrigado Pedro Salatte SP
Maiores informações e a bem da historia, vide:
http://www.nsrasalette.org.br/reportagem/visitapedro/
http://mail.cnbb.org.br/catalogo/prelado.asp?mat=519