27 de maio de 2009

IPEENSES FORA DA LIBERTADORES

Os dois times que representavam Ipê na Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho, iniciada em março, estão fora da competição. O São Luís não passou da primeira fase. O São Bráz fez boa campanha na primeira fase, porém caiu diante do Progresso de São Marcos na segunda fase. Na primeira partida em São Marcos perdeu por 2 a 0. No último domingo, no campo municipal, o time ipeense venceu por 1 a 0, o resultado foi insuficiante para a classificação.

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL

A 15ª edição do Campeonato Municipal de Futsal iniciou-se no dia 20 com dez equipes disputando o título. Os jogos são disputados às quartas e sextas-feiras, com três partidas em cada noite, no Ginásio Municipal de Esportes. Divididos em duas chaves, A e B), os times se enfrentam dentro da mesma chave e os três com melhor pontuação em cada grupo passam para a segunda fase. A segunda fase será com jogos eliminatórios. Será entregue troféus para o campeão, vice, terceiro e quarto colocados, além do goleador e para o goleiro menos vazado.


Chave "A"
Pompéia/Granja Scopel/Brit. Sol Nascente
E.C. Independente
E.C. Segredo
AFEMAR
Gilberto Oficina

Chave "B"
Fortes do 18
C.E. São Luís
E.C. São Bráz
Tubarões/Bebidas Ipê/Ipê Imóveis
E.C. São Valentin

PASTORAL DA SAÚDE

"Saúde não é somente ausência de doenças, mas é o completo bem-estar físico, mental e social." "A vida é um dom de Deus e a saúde é o sinal ou manifestação de VIDA".
O grupo da Pastoral da Saúde, ou "Saúde Alternativa", funciona em Ipê, desde fevereiro de 2002.
Um grupo de mulheres voluntárias, junto com Ir. Elsa Poletto, percebendo a procura constante remédios naturais, por parte da população, resolveu iniciar este trabalho de confecção de remédios fototerápicos.
Temos como objetivos:
-Lutar pela valorização da vida, cuidando da saúde;
-marcar presença junto aos doentes e ajudá-los na auto-estima;
- prevenir e curar doenças com remédios caseiros.
Integram o grupo as seguintes pessoas: Onilda Mussatto, Solira Baldo, Maria Helena Bisotto, Ivani Susin, Olides Araldi, Carmem Ziliotto, Ludovina Carnizela, Ivone Marcon e Irmã Elsa Poletto.
Confeccionamos: Pomada milagrosa; xarope pra tosse e bronquite; fortificante de angico; tintura "kotelak" ou remédio verde, com muitas utilidades; Olina; remédio para sinusite; óleo para os pés; creme para rachos; tintura para circulação, calmante (para dormir), e outros...
Alem de confecção de remédios, as pessoas que os procuram são orientadas sobre hábitos alimentares e outros cuidados com a saúde.
Visitamos os doentes em suas residências, levando nossa solidariedade e orientação.
Os remédios são vendidos na "casa das Irmãs", no seguinte endereço: Rua Luiz Augusto Branco, 128- Ipê- RS fone:32331042.
Lembramos que em 1992 já existia um trabalho de cultivo de plantas medicinais e fabricação de medicamentos naturais coordenado pela Eneiva da EMATER, a Ana do centro Ecológico e a Regina Soares, a Maria José e a Regina Marcanzoni da Prefeitura Municipal, juntamente com um grupo de voluntárias da sede e interior do município.
Pelo grupo: Ir. Elsa Poletto
Foto: Orilda Marcon