4 de junho de 2011

ESCOLA FREI CASIMIRO COM PROSTA DE CURSO TÉCNICO

18 de Maio de 2011
No dia 18/05/2011 aconteceu na Escola Estadual de Educação Básica Frei Casimiro Zaffonato o Seminário de Discussão da Proposta de Implantação de Curso Técnico em Agricultura com Ênfase em Agroecologia na Escola Frei Casimiro. Na ocasião estiveram presentes cerca de 90 pessoas, representantes de entidades locais e da região, ligadas à educação, agricultura, indústria, comércio, cooperativismo, sindicatos, entre outras, para tomar conhecimento desta proposta e discutir os encaminhamentos necessários para a viabilização deste curso no município.

Quando, no início deste ano, foi divulgada pela 23ª Coordenadoria Regional de Educação a possibilidade de criação de cursos Técnicos em Escolas Estaduais, por meio do programa Brasil Profissionalizado, com apoio da SUEPRO (Superintendência do Ensino Profissionalizante), de imediato a direção da Escola pensou na possibilidade de criação de um curso técnico em agroecologia e levou a ideia ao Comitê Gestor de Agroecologia, criado em novembro de 2010, por ocasião do Seminário Municipal de Agroecologia, do qual a Escola faz parte. O grupo deu total apoio, vendo como uma oportunidade de revigorar este setor no município, já que, desde 2010, Ipê foi denominado, por Lei Federal, como a Capital Nacional da Agroecologia. Além disso, existe atualmente uma carência muito grande de suporte técnico para os agricultores ecologistas, bem como para os convencionais, justificando, assim, a criação do referido curso, que formará profissionais nesta área.

A organização dos trabalhos é feita pela Escola Frei Casimiro que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipê, EMATER, Cooperativa Econativa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipê e Centro Ecológico, que unem esforços para estruturar a proposta a ser encaminhada ao MEC para aprovação.

Como primeiro passo, faz-se necessária a elaboração de uma justificativa que contemple a realidade socioeconômica do município, as condições da Escola em comportar o curso, o interesse da população e o apoio das entidades.

Estiveram falando no encontro, além da diretora da escola, Marlene Marisa Baldo Torresan, a Coordenadora Regional de Educação de Vacaria, Sra. Luzmari das Dores Boeira de Camargo, juntamente com a professora Larissa Gabriela Rodrigues, responsável pelos Cursos Técnicos na 23ª CRE, e a engenheira agrônoma Maria José Guazzelli, do Centro Ecológico.

Acreditamos que, com o apoio já demonstrado no Seminário pelos presentes, e com o esforço do grupo organizador, conseguiremos viabilizar esta proposta e proporcionar este curso ao Município de Ipê e região.

Nenhum comentário: