4 de junho de 2011

ALUNOS PRADENSES VISITAM EMPRESA IPEENSE

Alunos da Escola Ulisses Cabral, de Antônio Prado, estiveram visitando a D'Vieri/Marcon Ind. de Embalagens de Vidro Ltda. A D'Vieri utiliza 100% de sucata de vidro como matéria prima na produção de embalagens de vidro. Por esse motivo a escola pradense vem há anos proporcionando esta oportunidade aos seus alunos com o objetivo de mostrar como o material reciclado é reaproveitado. Os alunos também aproveitaram a oportunidade para coletar informações para desenvolver trabalhos para o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho de cada anos desde 1972.

BILU É RECEBIDO PELA PRESIDENTA DILMA EM BRASÍLIA

            O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Cooperativa Agropecuária de Ipê, Luiz Carlos Scapinelli (Bilu), foi recebido pela presidente da Republica Dilma Rousseff, nesta quinta-feira, 26, juntamente com outros integrantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Fetraf/Sul. A reunião foi acompanhada pelos ministros Gilberto Carvalho, da Casa Civil, e Afonso Florence do Desenvolvimento Agrário.
            Na audiência com a presidente Dilma os agricultores apresentaram a pauta de reivindicação da Sétima Jornada da Agricultura Familiar. “Pedimos a Presidente Dilma atenção especial a agricultura familiar. Precisamos de políticas públicas específicas nas áreas de habitação, educação, comunicação, banda larga e ampliação de investimentos em programas específicos como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf ). Dilma demonstrou carinho e reconhecimento da agricultura família”, relata Bilu.

PDT COM NOVA EXECUTIVA

           No último dia 13 de maio o PDT de Ipê realizou a Convenção Municipal e elegeu a nova Comissão Executiva Municipal.

           Flávio Pauletti transmitiu a Presidência ao companheiro Loris Susin que terá ao seu lado na Executiva os partidários Darcy Luiz Lovatel, Cláudio Cesar Nunes Dos Santos, Flávio Pauletti, Ladir Antonio Cemim (Chico), Alcides Albino Tomé e Enaudy Sartor.

ESCOLA FREI CASIMIRO COM PROSTA DE CURSO TÉCNICO

18 de Maio de 2011
No dia 18/05/2011 aconteceu na Escola Estadual de Educação Básica Frei Casimiro Zaffonato o Seminário de Discussão da Proposta de Implantação de Curso Técnico em Agricultura com Ênfase em Agroecologia na Escola Frei Casimiro. Na ocasião estiveram presentes cerca de 90 pessoas, representantes de entidades locais e da região, ligadas à educação, agricultura, indústria, comércio, cooperativismo, sindicatos, entre outras, para tomar conhecimento desta proposta e discutir os encaminhamentos necessários para a viabilização deste curso no município.

Quando, no início deste ano, foi divulgada pela 23ª Coordenadoria Regional de Educação a possibilidade de criação de cursos Técnicos em Escolas Estaduais, por meio do programa Brasil Profissionalizado, com apoio da SUEPRO (Superintendência do Ensino Profissionalizante), de imediato a direção da Escola pensou na possibilidade de criação de um curso técnico em agroecologia e levou a ideia ao Comitê Gestor de Agroecologia, criado em novembro de 2010, por ocasião do Seminário Municipal de Agroecologia, do qual a Escola faz parte. O grupo deu total apoio, vendo como uma oportunidade de revigorar este setor no município, já que, desde 2010, Ipê foi denominado, por Lei Federal, como a Capital Nacional da Agroecologia. Além disso, existe atualmente uma carência muito grande de suporte técnico para os agricultores ecologistas, bem como para os convencionais, justificando, assim, a criação do referido curso, que formará profissionais nesta área.

A organização dos trabalhos é feita pela Escola Frei Casimiro que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipê, EMATER, Cooperativa Econativa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipê e Centro Ecológico, que unem esforços para estruturar a proposta a ser encaminhada ao MEC para aprovação.

Como primeiro passo, faz-se necessária a elaboração de uma justificativa que contemple a realidade socioeconômica do município, as condições da Escola em comportar o curso, o interesse da população e o apoio das entidades.

Estiveram falando no encontro, além da diretora da escola, Marlene Marisa Baldo Torresan, a Coordenadora Regional de Educação de Vacaria, Sra. Luzmari das Dores Boeira de Camargo, juntamente com a professora Larissa Gabriela Rodrigues, responsável pelos Cursos Técnicos na 23ª CRE, e a engenheira agrônoma Maria José Guazzelli, do Centro Ecológico.

Acreditamos que, com o apoio já demonstrado no Seminário pelos presentes, e com o esforço do grupo organizador, conseguiremos viabilizar esta proposta e proporcionar este curso ao Município de Ipê e região.