17 de maio de 2013

PROJETO RECEBE R$ 24 MIL DO FECA PARA BENEFICIAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Prefeito Valério (centro) com o titular da SJDH Fabiano Pereira
     Na semana que marca o Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 17 de maio, o Governo do Estado repassa um total de R$ 1,6 milhão para 45 projetos que beneficiam os pequenos no RS. Os convênios foram assinados, nesta quarta-feira (15), na Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH). Os recursos são oriundos do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Feca), que recebe doações por meio de declarações do imposto de renda e que são repassados via Secretaria.
O titular da SJDH, Fabiano Pereira, agradeceu a participação e dedicação de cada entidade representada e ressaltou a importância de políticas públicas voltadas para o auxílio daqueles que mais precisam. "Uma política séria e eficiente visando à proteção de nossas crianças para que tenham um futuro melhor. É merecimento também de cada funcionário que se dedica a ela. Cada centavo será bem empregado com dedicação e amor. É gratificante ver o sorriso de cada criança e ouvir o seu muito obrigado", disse.
            Fabiano citou também o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) Universidade Já, que oferece curso pré-vestibular gratuito em 18 cidades do Estado. "É recompensador realizar esses sonhos e a necessidade de ações como essas para agregar maior valor e cultura a nossa sociedade", afirmou o secretário.
            Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica), Márcia Herbertz falou da luta pela arrecadação para o fundo e o caminho até sua chegada aos projetos. "São muitas as instituições que precisam. Queremos visitar cada uma das vencedoras, conhecer seus trabalhos. Já estamos prontos também para lançar o próximo edital, que visa contemplar um número ainda maior de entidades e municípios", disse.
            O diretor administrativo da SJDH, Aldo Peres, destacou que a assinatura dos convênios marca o cumprimento do dever do Estado de dividir entre as entidades os valores conquistados de uma curva que apresentava um declive preocupante. A presidente da Apae Sonho Meu, da cidade de Independência, na região Noroeste, Sônia Ribeiro, ressaltou que esta é a primeira vez que a entidade tem um projeto aprovado para receber recursos do Governo. A Apae de Independência irá ampliar a cozinha e melhorar os equipamentos. "É uma conquista muito grande para todos nós, para os pais e também para a comunidade", disse Sônia.
            O prefeito Valério Marcon, presente na assinatura do convênio, destacou que o projeto Eu Escolho o Esporte a Cultura e o Lazer. E você?, já está sendo desenvolvido pela Assistencia Social do município em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O projeto
O projeto “Eu Escolho o Esporte, a Cultura e o Lazer. E Você?” pretende, através da música, implantar uma proposta de educação e cultura que possibilita a criança promover o contato com o mundo musical já existente dentro e fora dela, despertando-a para uma apreciação criativa dos sons que estão a sua volta, educando os cinco sentidos humanos e incorporando a eles os elementos rítmicos e sonoros, além de desenvolver as áreas do cérebro, conforme estudos comprovam seus benefícios, associadas a matemática.  Através do esporte, proporcionar o desenvolvimento das expressões individuais e coletivas, praticando situações que ensinam a criança a ultrapassar o medo, encoraja a vencer dificuldades, fortalece a autodisciplina, repercutindo nas atividades intelectuais e promove a expressão pessoal.  Através do lazer, proporcionar a criança momentos de recreação, visitação a locais educativos, turísticos e outros, proporcionando conhecimento, gratificação e satisfação.

Fonte: Jaqueline Silveira e Assistência Social de Ipê          

Nenhum comentário: