27 de fevereiro de 2013

SÃO LUÍS É 3º EM VERANÓPOLIS

Camila, Marilene, Tauane, Marciane e Moa.
Tati, Jana, Duda, Cassi e Rosane. Participaram ainda Nilva, Kátia, Tainá e Natana.
O São Luís, feminino, ficou com a 3ª colocação na 3ª edição do Campeonato de Verão Regional de Veranópolis. Na semifinal, no último final de semana, o São Luís perdeu nos pênaltis para o Nova Prata Futsal (3 a 2) depois de empate no tempo normal e por 1 a 1, e perdendo um pênalti no final do jogo. O Nova Prata Futsal acabou sagrando-se campeão ao vencer, também nos pênaltis, o time da BGF.

INTENSIFICADAS ATIVIDADES DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL


Medição para projeto do asfalto
   Nestes últimos dias foram intensificadas algumas atividades por parte do Poder Executivo municipal.
   Na manhã do dia 21, nas dependências da SMEC (Secretaria Municipal da Educação e Cultura), aconteceu a abertura do Ano Letivo da rede municipal de ensino. Participaram s secretária de Educação Stela Slongo Zanotto todos os colaboradores da área. Antes disso teve reunião com o Conselho Municipal de Educação.
   O Prefeito Valério e o secretário de obras Valter Parizotto passaram pela recém concluída estrada da Pompéia que liga aos aviários da Doux/Frangosul e pela estrada de Santa Bárbara que foi patrolada recentemente. 
Reunião com universitários de Vila Segredo
   Na abertura da 5ª Mostra Flores e 2ª Feira Agroindustrial, que vai de 23 de fevereiro a 24 de março de 2013, aos sábados e domingos, no Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha, o prefeito manteve contato com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e pediu agilidade na liberação da retro-escavadeira que está destinada para nosso município. além disso, nesta feira Ipê, através da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, tem espaço para a comercialização e divulgação da nossa produção agrícola através da Econativa.
   Na segunda-feira, dia 25, no distrito de Vila Segredo teve uma reunião com os Universitários daquele distrito, que se mobilizam para uma Linha de Transporte do Distrito até a Sede. Participara Prefeito e a Sec. da Educação e Cultura, juntamente com lideranças da localidade e representantes da Associação dos Universitário de Ipê.
Início do ano letivo
   No dia 26 foi feita a medição do primeiro trecho que deverá ser asfaltado de Vila Segredo até Ipê. O trabalho dá início ao projeto de asfaltamento e necessário para orçar o custo da pavimentação para encaminhamento na busca de recursos na esfera Federal.

16 de fevereiro de 2013

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013

         A Campanha da Fraternidade (CF) 2013 aborda a utilização das novas mídias sociais pelos jovens como forma de evangelização. O tema da juventude é o único que se repete na história dos 50 anos da CF, desta vez   com o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
                O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
                Uma das ações promovidas com o objetivo de aumentar a participação dos jovens no processo de evangelização é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em julho deste ano, no Rio de Janeiro.
                Na missa de Cinzas, dia 13, o padre Daniel disse que este é um tema atual e pertinente e acredita na valorização do jovem, que pode também auxiliar no processo de disseminação da cultura do respeito e amor ao próximo. O frei também falou sobre a renúncia do Papa Bento XVI: “O Cristão não deve se abalar” - resumiu ao final da celebração.

CARTO DO LEITOR

RAÍZES DE IPÊ
NOTA DE ESCLARECIMENTO
                Falar de Moisés Mondadori  e resgatar sua história foi uma das primeiras preocupações que tivemos ao organizarmos o “Raízes de Ipê e o XXIII Encontro dos Municípios originários de Santo Antônio da Patrulha em maio de 2012, pois le foi uma figura de extrema importância para a discografia e a história da música no RGS.
                A intenção que tivemos ao divulgar a poesia do Sr. Walter Rotta em homenagem a Moisés Mondadori, foi enfatizar aspectos relevantes de sua vida e obra retratados em versos nessa poesia. Meu nome consta por um erro gráfico, o qual só constatamos após recebermos o livro já impresso. Quando enviamos os originais do livro para a gráfica, mandamos uma cópia xerocada da poesia, porque queríamos que esta saísse publicada na sua forma original, porém logo após enviarmos o “boneco do livro”, após  a última revisão recebemos um e-mail da gráfica solicitando que a poesia fosse digitada, pois conforme o diagramador aquela cópia ficaria praticamente ilegível se fosse assim impressa. Digitamos a poesia e a enviamos, porque queríamos que um trabalho tão bem escrito pelo sr. Walter Rotta e há anos pertencente ao acervo da família Mondadori pudesse ser compartilhado por toda a comunidade ipeense.
                Este erro ocorreu porque o e-mail enviado à gráfica com a poesia digitada estava em meu nome e então eles acrescentaram meu nome como divulgadora da poesia, pois assim o entenderam.
                No livro está muito claro que a poesia é de autoria do Sr. Walter Rotta em homenagem ao seu amigo Moisés Mondadori. Outrossim, quero esclarecer que essa poesia chegou a SMEC trazida pela Srta. Coroline Mondadori, bisneta do Sr. Moisés e tanto eu como a profª Leda Rigon que nos ajudava na época, na organização do “Raízes”, ficamos maravilhadas com o seu conteúdo e fizemos questão que a mesma fosse publicada.
                Sabemos que outros erros talvez, possam ser constatados, pois uma obra desta magnitude com 959 páginas e escrita por mais de 300 autores, não é simples de ser organizada. Certamente erros, que de maneira alguma diminuem a grandiosidade deste trabalho e a importância deste resgate histórico que ficará para a posteridade.
                Quem se propõe a trabalhar para a comunidade está sujeito a críticas, só não é criticado quem vive no anonimato com medo de críticas e se acovarda em fazer algo para o bem comum. Organizarmos esta obra foi um grande desafio e sabíamos que seríamos elogiados por muitos e criticados por aqueles que nada fazem e só sabem atirar pedras em árvores que dão frutos.
                Agradeço, mais uma vez, a toda a comunidade de Ipê que nos ajudou a contar sua história. Se erros ocorreram sabemos que como seres humanos não somos perfeitos, porque a perfeição só existe em Deus.
Muito obrigada
Rita Márcia da Fonseca Cecatto
Ex-secretária Municipal de Educação e Culura

8 de fevereiro de 2013

CONCURSO DO MAGISTÉRIO 2013 PREVÊ 65 VAGAS PARA A REGIÃO DA 23ª CRE

               O Edital para realização de concurso público para professores na rede estadual de educação foi publicado no Diário Oficial do Estado na edição desta quinta-feira (7). O concurso da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prevê o preenchimento de 10 mil vagas. O documento contém todas as informações do certame – regulamentos, período de inscrição, valores para inscrição e outros dados técnicos necessários à execução do concurso, além da bibliografia.
          O período de inscrição para o concurso começa em 27 de fevereiro e termina em 13 de março. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no Formulário Eletrônico de Inscrição específico, disponível no site da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH): www.fdrh.rs.gov.br, órgão responsável pela execução do concurso público. 
          O valor de inscrição é de R$ 129,70 (nível superior) e R$ 56,87 (nível médio) e o pagamento da taxa deverá ser feito, impreterivelmente, até o dia 14 de março de 2013, por meio de boleto bancário. As provas serão realizadas nos municípios-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), em data a ser informada com antecedência mínima de dez dias, conforme expresso no Edital.

Para a 23ª CRE são 65 vagas a serem preenchidas.
Assessoria de Comunicação Social
23ª CRE -TEL./FAX (54) 3232-1245 - (54) 3232-1911
(54) 3232-1655 - (54) 3231-1105
Vacaria/RS

5 de fevereiro de 2013

IPÊ SE MOBILIZA PARA ELABORAR O PLANO DIRETOR


Na manhã deste dia 5, lideranças e representantes do setor público e privado estiveram reunidos na Câmara de Vereadores para uma mobilização visando a elaboração do plano Diretor para o município de Ipê. Os trabalhos foram abertos pelo prefeito Valério Marcon e a apresentação da proposta de trabalho foi feita pelos representantes das empresas Instituto sistêmico, de Sorocaba SP, e da Polar - Inteligência em Meio Ambiente, com sede em Porto Alegre. 
As duas empresas vão trabalhar em Ipê como facilitadores na elaboração do Plano Diretor a custo zero para os cofres públicos. O projeto será bancado pela RS Energia, a que construiu a Linha de Transmissão Campos Novos - Nova Santa Rita. Esta Linha passa pelo território de Ipê, mais precisamente nos distritos de São Paulino e Segredo, e para compensar o impacto ambiental causado pela instalação da rede, houve um acordo entre a empresa e os órgãos de preservação ambiental no sentido de que os municípios atingidos pela instalação, receberiam auxílio na implantação de projetos que visassem o desenvolvimento organizado e planejado. Dois municípios da região não possuem o Plano Diretor e vão receber este assessoramento para sua implantação, entre eles Ipê. 
Na abertura dos trabalhos, o prefeito agradeceu a presença dos mais de 30 presentes à reunião, representando vários segmentos da sociedade, e disse que o Plano Diretor faz parte do Plano de Governo, e que seria elaborado a partir do próximo ano. "Com esta possibilidade, sem custos para os cofres públicos, antecipamos este projeto que é muito importante para o futuro de Ipê" - destacou o prefeito.
O Plano tem data prevista para ser apresentado em audiência pública no dia 7 de maio. Até lá serão realizadas 5 reuniões onde serão discutidas propostas para o desenvolvimento organizado, participativo e com visão de futuro para o desenvolvimento de Ipê

SAIBA MAIS
Linha de Transmissão Campos Novos – Nova Santa Rita A Linha de Transmissão 525 kV Campos Novos – Nova Santa Rita possui extensão de 257 km em circuito simples, 591 torres, dos tipos autoportantes (45%) e estaiadas (55%) e, na SE Campos Novos 525 kV, uma entrada de linha – DJM, 3 (+ 1 reserva) reatores de linha monofásicos fixos de 25 Mvar cada com equipamentos para conexão, e na SE Nova Santa Rita 525 kV, uma entrada de linha – DJM, 3 (+ 1 reserva) reatores de linha monofásicos manobráveis de 50 Mvar cada e equipamentos para conexão.
Esta linha de transmissão tem como objetivo reforçar o atendimento de energia elétrica do Estado do Rio Grande do Sul, principalmente para a região da grande Porto Alegre, forte consumidora de energia em função, principalmente, de seu pólo industrial, proporcionando redução do montante de geração térmica, necessária a este atendimento, com conseqüente redução dos encargos tarifários para a sociedade.
A entrada em operação definitiva do empreendimento ocorreu no dia 11 de Maio de 2009.

O que é o Plano Diretor?O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município.
É uma lei municipal elaborada pela prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil que visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos. 

Objetivos do Plano Diretor:
O Plano Diretor tem como objetivo orientar as ações do poder público visando compatibilizar os interesses coletivos e garantir de forma mais justa os benefícios da urbanização, garantir os princípios da reforma urbana, direito à cidade e à cidadania, gestão democrática da cidade.

Funções do Plano Diretor:
1. Garantir o atendimento das necessidades da cidade
2. Garantir uma melhor qualidade de vida na cidade
3. Preservar e restaurar os sistemas ambientais
4. Promover a regularização fundiária
5. Consolidar os princípios da reforma urbana

O Plano Diretor é obrigatório para municípios:
1. Com mais de 20 mil habitantes
2. Integrantes de regiões metropolitanas
3. Áreas de interesse turístico
4. Situados em áreas de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental na região ou no país. (Situação de Ipê)