22 de agosto de 2015

INAUGURADA UBS DA VILA SÃO PAULO

   Inauguração da reforma e ampliação da UBS Vila São Paulo neste dia 22. Contou com a presença de autoridades municipais e de Solange Sonda, coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que enalteceu o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde na prevenção. Na oportunidade o prefeito anunciou mais obras para a região, entre elas:
- Construção da ponte sobre o Rio Segredinho (Capela São José)
- Calçamento da rua que passa na frente da UBS, Praça e Salão comunitário da Vila São Paulo;
- Reforma do Salão comunitário dos Guamirins
- Integração da Capela das Graças na rota turística religiosa
- Aquisição do terreno ao lado da UBS de São Paulino para o município.
   Após a cerimônia, os presentes participaram do almoço de confraternização no salão comunitário.







10 de agosto de 2015

GESTÃO FINANCEIRA DE IPÊ É CITADA COMO EXEMPLO NO SENADO

      O exemplo de gestão do município de Ipê, em relação às contas públicas, foi citado pela Senadora Ana Amélia Lemos no plenário do Senado, nesta segunda-feira (10). Segue link das informações:
http://www12.senado.leg.br/radio/1/plenario/ana-amelia-cobra-maior-responsabilidades-das-instituicoes-para-superar-a-crisea-superar-a-crise
Íntegra do discurso. O trecho sobre Ipê está em amarelo.


Senado Federal
Secretaria-Geral da Mesa
Secretaria de Registro e Redação Parlamentar
A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Agradeço ao Senador Gladson Cameli, do Acre, meu correligionário, jovem Senador, que chegou a esta Casa nesta eleição de 2014.

Caro Senador Paulo Paim, nós estamos a cada dia nos surpreendendo com uma informação nova. Com o agravamento da crise, há a necessidade urgente de o Senado Federal, que é a Casa da República, participar, eu diria, com grande senso de responsabilidade desse momento extremamente complexo, difícil, desafiador, Senador Cristovam Buarque, para todos nós, mas sobretudo para aquela população que está pagando a conta, que é mais salgada para ela. 

O trabalhador perde o emprego; o cidadão vai a um hospital e não consegue um leito, às vezes até na UTI; a mãe ou o pai não consegue vaga para seu filho, ou vai em busca de uma creche, mas tem que deixar de trabalhar porque não há creche.

Vimos, ontem, o que aconteceu com um programa tão importante, porque a primeira infância é fundamental para o desenvolvimento. Não vou nem me meter na sua seara, Senador Cristovam, porque, para falar disso, aqui temos um mestre. O que abordo é exatamente o seguinte: por que a situação das creches está assim? Quantas obras, quanto dinheiro jogado na lata do lixo por causa de obras de creches não executadas ou mal contratadas. Dinheiro jogado fora! Quando o dinheiro é pouco, temos que ter um cuidado muito maior com ele, e a gestão pública requer uma responsabilidade, eu diria, aguda, fundamental.
Nesse fim de semana, Senador, estive num Município pequeno do meu Estado, um Município que tem o simbólico nome de Ipê, que é a árvore símbolo do nosso País. Um Município pequeno, encravado na nossa serra gaúcha. Lá, o Prefeito Valerio Marcon inaugurava o trecho de asfalto de 1,5Km que ele fez com o pedaço de uma emenda parlamentar da Câmara, do Deputado Afonso Hamm, com 700 mil do orçamento próprio da prefeitura. Na inauguração daquela obra, muito importante para o distrito, um distrito de Segredo – praticamente um bairro de população rural, onde há agricultura familiar, pessoas que vivem ali no trânsito da estrada, passando de um Município para outro nesse distrito, que fica à beira da estrada, onde há gente que trabalha, gente que é empreendedora –, ele revelou que fazia 12 anos que, nas contas daquele Município pequeno, que o Senador Paulo Paim conhece, havia um desequilíbrio enorme. Quando ele chegou, arregaçou as mangas, chamou sua equipe e começou, com uma tesoura, a podar todas as despesas que eram desnecessárias e concentrou nas prioridades. Resultado: hoje – ele começou em 2012 –, a saúde financeira do Município está equilibrada, o que é raro, o que é muito raro, porque, no meio do caminho, o governo corta o dinheiro do FPM, quando desonera, do IPI; corta dinheiro daqui, dali, programas bons também são reduzidos por falta de recurso orçamentário, emendas são embargadas, contingenciadas, e, ainda assim, essa prefeitura dá um exemplo.
Mas dá exemplo de gestão, e ele usou palavras como gestão e planejamento.
Quando vemos a crise, hoje, no Brasil, vemos que a responsabilidade do gestor ficou em segundo plano. Em primeiro plano, estavam outros objetivos que não eram os que interessam à população: melhor eficiência, maior comprometimento e estabelecimento de prioridades com planejamento estratégico para o que fazer, como fazer e como melhorar os serviços. É assim que fazemos na nossa casa, e é assim que uma empresa faz para ter êxito e resultados.
O que aconteceu no nosso País foi exatamente o contrário. É o que estamos vendo em relação ao BNDES. São R$184 bilhões que o Governo vai ter que pagar do seu próprio bolso. Aliás, não é do seu próprio bolso, porque o Governo não existe. O Governo é a sociedade. Essa conta, esse rombo – que é a diferença entre o dinheiro que o BNDES pega do Tesouro e devolve ao Tesouro e o dinheiro que o Governo toma do mercado, com seus títulos públicos e a taxas muito maiores – dá uma diferença só de R$184 bilhões. Só com isso, talvez, não seria necessário o ajuste fiscal, só com essa conta, ou um ajuste menor, menos salgado para os trabalhadores, menos salgado para os aposentados.
É claro que o País precisa caminhar no rumo da modernização, mas nós temos que ter responsabilidade, e, aqui, no Senado, caro colega Gladson Cameli, Senador Cristovam, Senador Paim, nós vamos agir. Eu tenho convicção, por conhecer esta Casa – estou aqui há quatro anos e meio –, que a maioria dos Senadores tem um compromisso não com o Governo, mas com o País, e é isso que deve prevalecer.
Antes disso, precisamos que o Governo tenha pelo menos a consciência das coisas que precisa fazer. Tantas vezes, desta tribuna, esse assunto foi alertado pelo Senador Pedro Simon; tantas vezes foram feitas referências pelo Senador Cristovam; tantas vezes aqui falavam sobre a redução dos gastos. Muitos ministérios, quase 40 ministérios! 
Foi falado aqui pelo Senador Pedro Simon sobre a necessidade de um diálogo, mas um diálogo altivo, em que fosse possível conversar com aqueles Senadores como nós, Senadores independentes. Estamos dispostos, sim, mas temos que escutar, talvez, algumas coisas que não sejam muito agradáveis, Senador. Se não houver esse ambiente... Claro que de nossa parte não faltará disposição e responsabilidade para ajudar.
Vamos ter agora, nesta semana, possivelmente, ou na outra, o primeiro desafio. Na Comissão de Constituição e Justiça, haverá a sabatina com o Procurador-Geral da República, Dr. Rodrigo Janot, que vem aí com o apoio da maioria expressiva dos membros do Ministério Público, que votaram nele. 
Sinceramente, quero destacar e até elogiar a atitude da Presidente Dilma Rousseff por ter feito a indicação para a recondução do Procurador Rodrigo Janot, que está, junto com o juiz Sérgio Mouro e a Polícia Federal, trabalhando intensa e discretamente, com espírito republicano, com espírito de responsabilidade institucional, raramente visto em nosso País, nesse processo e nessa operação que está com tanta repercussão, dentro e fora do Brasil, a famosa Operação Lava Jato.
Nós vamos ser testados, o Senado, não só na sabatina, na CCJ, mas também aqui, na hora da votação. Desejo, sinceramente, que também, nesta Casa, nós tenhamos senso de responsabilidade diante desse desafio que nós vamos ter, em relação à recondução do Procurador-Geral da República, que está fazendo um trabalho exemplar.
Temos que aproveitar esse momento para discutir tudo o que o Ministério Público vem fazendo para dar transparência a esses processos de investigação. 
Nós precisamos ter responsabilidade também sobre todos os projetos que foram votados na Câmara a toque de caixa, Senador, no final do primeiro semestre, que estão chegando agora ao Senado. São projetos que tratam desde a questão da maioridade penal até os ajustes nas contas públicas, entre outros. Os Senadores precisam ter essa responsabilidade.
Acredito, sinceramente, que o momento que o Brasil está vivendo e pelo qual está passando é um dos mais delicados da nossa história. Estamos aguardando também o relatório do Tribunal de Contas da União sobre as contas públicas e aguardando, claro, como eu me referi, a sabatina do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot.
Estamos falando também da liderança um Governo que foi eleito e que precisa dar respostas com muita transparência, com muita responsabilidade, com muita coragem, sobretudo nesse momento em que a própria Presidente se sente fragilizada, tantas são as pressões contra o Governo e tantas são as pressões de fora em relação à situação e à crise que estamos vivendo. 
O Brasil é muito maior do que qualquer partido político, é muito maior do que qualquer ideologia política, é muito maior do que qualquer um que ocupe a Presidência da República. O Brasil é uma nação, e o Senado é uma parte importante desta nação. Não podemos frustrar a sociedade brasileira nesse momento.
Quanto à questão do ajuste fiscal, o Governo precisa ser transparente. Quando se pede um ajuste, é preciso responsabilidade no discurso para a sociedade perceber claramente aonde o Governo quer chegar, como quer chegar e aí fazer também aquilo que chamamos de disposição de cortar gastos, reduzir ministérios. Onde vai acontecer e quando vai acontecer? Os gastos dos cartões corporativos serão mais bem controlados? O que foi gasto? Como foi gasto? E nós temos que ter a responsabilidade de ajudar, mas também de exigir essa transparência.
O Governo pede apoio e união, mas também precisa partir dele, Governo, o protagonismo nessas duas ações. Tem que acabar com o discurso comparativo entre o presente e o passado de 12 anos, de 15 anos atrás, ou de acusar um outro governo que já passou. As pessoas vivem exatamente aguardando uma manifestação desse tipo. 
Eu me referi, há pouco, àquele pequeno Município de Ipê, em que todos colaboraram, porque todos confiaram no líder, no sentido de que o ajuste seria, ao final, benéfico para todos. 
É preciso exatamente esse grau de comprometimento e de confiança, para assegurar que a governança, a boa governança, a governança transparente e responsável chegue à sociedade.
No caso do ajuste fiscal, é preciso mais solidariedade com os Estados, que estão quebrados. O Estado do Rio Grande do Sul passa hoje por uma dificuldade seriíssima, por não conseguir pagar sequer os salários dos seus servidores.Áudio

9 de agosto de 2015

ASFALTO É INAUGURADO OFICIALMENTE

   Ao meio dia de sábado, 08 de agosto, foi realizada a cerimônia de inauguração do Asfaltamento da via que liga a comunidade da Busa ao Distrito de Vila Segredo, Deputado Estadual Ronaldo Santini, Deputado Federal Afonso Hamm e a Senadora Ana Amélia Lemos estavam presentes no ato que reuniu a comunidade da Vila, visitantes e autoridades municipais.
   A cerimonia foi marcada por anúncios de emendas de repasses ao município. R$ 200 mil reais para construção de pronto atendimento anunciados pelo Deputado Hamm e R$ 240 mil reais para continuação da obra asfáltica pela Senadora Ana Amélia.
   O prefeito Valério Marcon emocionou-se durante o discurso e assumiu o compromisso de continuar trabalhando junto com a comunidade para o desenvolvimento de Ipê. "Isso é só o começo, faremos mais com a ajuda de todos".
  Após houve almoço no salão paroquial da comunidade.

Fonte: Revista Vida no Campo

PROTOCOLO INAIGURAÇÃO ASFALTO – 08/08/2015 – VILA SEGREDO

INTRODUÇÃO

ROGÉRIO - Saudamos a comunidade local, visitantes, autoridades, imprensa e todos os presentes neste ato. Em especial aos familiares da família Panisson, pela perda de seu patriarca. Nossos sentimentos.

MARA - UM PLANO DE GOVERNO NÃO PODE SER UMA INCONSEQUENTE RELAÇÃO DE ILUSÕES ELEITOREIRAS, MAS DEVE SER A SISTEMATIZAÇÃO CONSCIENTE DE IDEIAS E PROJETOS FACTÍVEIS, BUSCANDO DEMONSTRAR O QUE É NECESSÁRIO REALIZAR PARA O BEM DA COMUNIDADE, TORNANDO CLARO A DISPOSIÇÃO DE FAZÊ-LO.

RG - As atividades da administração municipal estão voltadas à estruturação e melhoramento do município de Ipê programando o futuro. A inauguração deste trecho de asfalto é um marco na história de Ipê., e a comunidade aqui presente é parte viva desta história.

ABERTURA
MA - Dando início ao cerimonial de inauguração do asfaltamento do trecho que liga Comunidade da Busa à Vila Segredo, convido para subir ao palanque oficial:
RG - Prefeito Municipal: Valério Ernesto Marcon e exma esposa Eliane Faé Marcon
Vice-prefeito Municipal: Jorge Portalupi – e exma esposa Valdira Detófano Portalupi
Senadora Ana Amélia Lemos
Deputado Estadual e representando a Assembléia Legislativa: Ronaldo Santini
Deputado Federal: Afonso Hamm
Prefeito de São José dos Ausentes e Presidente da AMUCSER Paulo Guimarães
Prefeito de Protásio Alves Jussandro Bortolan
Vice-prefeito de Antônio Prado André Lovatel
Representando a Prefeitura Municipal de Campestre da Serra Marzinho Túrmina
Pároco de Vila Segredo e Vila São Paulo: Padre Osvaldo
Rainha de Ipê Gisele Brollo Zanotto
Rainha da 3ª Idade Ivone Zen Boff
Sargento da Brigada Militar de Ipê Xavier
Pároco de Vila Segredo e Vila São Paulo Pe. Osvaldo
Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Ipê Gislaine Ziliotto
Vereador: Ivar Guerra
Vereador: Etelvino Zanotto
Vereador Adilso Salvador
Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Antônio Prado Néi Marcon
Vereador por Antônio Prado Valdecir Viali
Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Roma do Sul Zelvir Anselmo Santi
Vereadores por Nova Roma do Sul Márcio André Rossi e Liberato Sartori
Proprietário da Terraplanagens Salvador Nelso Salvador e engenheiro Fábio Boff
Secretário de Obras: Valter Parizotto
Secretário De Agricultura e Meio ambiente: Valdir Pereira Bueno
Secretária de Administração: Marilene Mussato Scopel
Secretária de Turismo, Esporte e Laser: Gislaine Mussato
Secretária de Saúde e Assistência Social: Vera Ferreira
Secretária de Educação e Cultura: Stela mare Slongo Zanotto
Diretor de Obras de Vila Segredo: José Alberto Schiavão
Diretor de Obras de Vila São Paulo: Darci Parizotto
Diretor de Obras de Ipê: Luiz Carlos Carnizela
Associação Prósegredo Marcos Quissini


HINO NACIONAL

RG - em posição de sentido, vamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro

PRONUNCIAMENTOS

MA - A união faz a força. Na soma de esforços atingiremos os objetivos . Com a palavra o Deputado Estadual Ronaldo Santini. ......

RG - Tudo tem um começo, quis o destino que Vila segredo fosse o pioneiro. Chamo o Deputado Federal, Afonso Hamm para fazer uso da palavra. .....

MA - Com a palavra a Senadora Ana Amélia Lemos ...

RG - Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade. Com a palavra o Prefeito Municipal Valério Ernesto Marcon. .....

BÊNÇÃO

RG - Civismo e espiritualidade presentes nesta Cerimônia; Chamo o padre Osvaldo, pároco de Vila Segredo, para a bênção.

DESCERRAMENTO DA PLACA

MA - Para o descerramento da placa, convido o prefeito Municipal Valéro Ernesto Marcon e exma. esposa Eliane Faé Marcon e o vice-prefeito Jorge Portalupi e exma. esposa Valdira Detófano Portalupi com as demais autoridades do protocolo e para se dirigirem até a placa para o descerramento da fita.

ENCERRAMENTO

RG - Neste instante ouviremos o Hino RioGrandense, que simboliza a garra e determinação do nosso povo.
MA - Convido a todos para o ato solene de inauguração da UBS de Vila São Paulo, dia 22 de agosto a partir das 11 horas.

RG – E agora todos estão sendo aguardados para o almoço que será servido no salão comunitário desta comunidade. Obrigado pela presença de todos.