14 de junho de 2016

CRAS É INAUGURADO OFICIALMENTE

No último sábado, 11 de junho, a prefeitura  de Ipê fez a entrega oficial do espao e inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O CRAS é a principal estrutura física local para a proteção social básica, possui a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF) e gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica. Nesse sentido, destacam-se como principais funções oferecer programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica, para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social Articular e fortalecer a rede de Proteção Social Básica local e Prevenir as situações de risco em seu território de abrangência fortalecendo vínculos familiares e comunitários e garantindo direitos.
Na oportunidade, teve o pronunciamento do prefeito Valério Marcon, secretária da saúde Vera Ferreira, Coordenador do CRAS Giancarlo de Almeida Rosa, Coordenadora do Grupo Esperança da 3ª Idade Ivone Tieppo Zanotto, Coordenadora da Entidade Assistencial Ipeense Iremy Tiepp Colombo, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Rosa Camatti Guerra e bênção do Frei Reinaldo Bernardi.
Em síntese, o prefeito destacou que para a implantação do CRAS, foram necessárias várias adequações principalmente nas instalações físicas. Foram necessárias reformas e adequações para o bom desenvolvimento dos trabalhos. Além disso, foi criado um espaço amplo para a formação de grupos de convivência social, fortalecimento de vínculos familiares e de orientação e apoio sócio familiar. Cargos também foram criados para compor a equipe técnica mínima exigida pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
"Para o funcionamento do CRAS precisamos de dois profissionais de nível superior, dois profissionais de nível médio e um coordenador. Com isso poderemos aderir a vários programas e projetos", destacou Valério afirmando tratar-se de uma conquista muito importante para o município de Ipê, e cita o programa de capacitação profissional para adultos e jovens, objetivando a inserção no mercado de trabalho para geração de renda.
O CRAS está funcionando junto à Assistência Social, no Seminário. O espaço conta com sala para confraternização e reuniões e, cozinha equipada.





Nenhum comentário: