13 de julho de 2016

IPÊ FIGURA NO MAPA TURÍSTICO DO BRASIL

O mapa do turismo do Rio Grande do Sul mudou. O estado reduziu de 467 para 294 o número de municípios participantes de suas 27 regiões turísticas. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas. Neste levantamento, o município de Ipê passa a figurar entre os participantes, na região dos Campos de Cima da Serra.
Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

SOBRE O MAPA - O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

CATEGORIZAÇÃO DO NOVO MAPA DO TURISMO – Os 294 municípios do Rio Grande do Sul presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.
Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

REGIÃO TURÍSTICA
- Campos de Cima da Serra
Bom Jesus
Cambará do Sul
Campestre da Serra
Esmeralda
Ipê
Jaquirana
Muitos Capões
Pinhal da Serra
São José dos Ausentes
Vacaria
Rio Turvo, Camping Dalsasso

Gruta Nossa Sra. de Lourdes - Vila Segredo

Casarão Salvador, Vila São Paulo

Nenhum comentário: