2 de setembro de 2016

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FOI SELECIONADO PARA O RECONHECIMENTO PÚBLICO

  Santo André, Itanhaém, Jacareí, Gramado, Ipê, Curitiba, Farroupilha, Manacapuru, Taquarana, Manari e Tocantins foram selecionados para o Reconhecimento Público De Olho nos Planos. Esses 10 municípios e um estado (TO) foram representados por 12 coletivos e somam 15 dos 31 relatos de experiências participativas e propostas de monitoramento participativo dos Planos de Educação que foram inscritos no Reconhecimento Público.
Na avaliação dos relatos sistematizados, foram considerados critérios entendidos como princípios de participação pela iniciativa De Olho nos Planos. São eles:- Qualidade e coerência do objetivo - Existência e uso de diagnóstico - Existência de Fórum de Educação - Funcionamento do Fórum de Educação - Estratégias para promover a participação no processo - Estratégias de comunicação - Principais aprendizagens - Diversidade de atores que participaram do processo

Evento nacionalO evento nacional do Reconhecimento Público ocorreu no dia 2 de setembro, durante o XXVI Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, em Palmas (TO). Durante a mesa Participação social e Monitoramento dos Planos, que contou com a presença de representantes das entidades que compõem o Comitê De Olho nos Planos, foi apresentado o vídeo youtu.be/zfPY5mEEBZc de todas as histórias finalistas, produzido com a colaboração de todos(as) os(as) selecionados(as).

O Reconhecimento   O Reconhecimento Público De Olho nos Planos tem o objetivo de estimular e valorizar experiências participativas na elaboração ou revisão de Planos de Educação e mobilizar a construção de estratégias para o monitoramento participativo desses planos.   O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, que é composta pelas organizações Ação Educativa, Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), Instituto C&A, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).




Participação de Ipê

   Ipê no Encontro Nacional da UNCME - União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, representado pela professora Cristiane dos anjos Parisoto, que fez a seguinte manifestação:
   " Como professora de História da Educação Básica, presidente do CME no momento da construção do Plano e coordenadora do Fórum do município de Ipê-RS... resumo a alegria de estar aqui hoje, com duas palavras.A primeira delas: desafios (no plural mesmo porque são muitos). Desde a aprovação do PME e toda a polêmica envolvida sobre gênero, percebemos que o trabalho só estava começando.   E a segunda palavra, como não poderia deixar de ser, é gratidão! Gratidão pelo Reconhecimento do nosso trabalho. Isso nos dá ainda mais força para resistir aos retrocessos que tentam nos impor. Força para fazer cumprir o que coletivamente construímos.   E claro, a toda equipe da iniciativa De olho nos Planos, agradecemos por todo o trabalho, carinho e dedicação que tiveram conosco em todo o processo.Conselheiros do CME, membros do FME e todos os educadores de Ipê: senti hoje o mesmo orgulho que senti no dia 11 de agosto do ano passado, quando estiveram comigo na Câmara de Vereadores para defender o nosso PME como ele foi feito, democraticamente."

Fonte: De Olho nos Planos



Professora Cristiane




Nenhum comentário: