25 de março de 2016

CÂMARA PRESTA HOMENAGEM NO DIA DA MULHER IPEENSE

O Dia 17 de Março foi instituído pela Lei Municipal nº  1.302 de 31 de março de 2010 como o “Dia da Mulher Ipeense”, Projeto de Lei de autoria do então Vereador Valdir Pereira Bueno. Através da Lei Municipal nº 1.512 de 02 de abril de 2014, Projeto de Lei de autoria da Vereadora Gislaine Ziliotto, ficou determinado que no 17 de março de cada ano duas mulheres residentes ou domiciliadas no Município, e/ou naturais dele que estejam residindo em outro município, que tenham reconhecidamente se destacado em algum segmento relevante da sociedade, serão homenageadas pela Câmara de Vereadores, em sessão solene. A cada ano, é formada uma Comissão para escolha das cidadãs, a qual neste ano ficou composta por Onanda Leoratto escolhida como Presidente da Comissão, Vereadora Gislaine Ziliotto, Rosa Camatti Guerra, Vera Angela Detófano Schiavão, Zeni Maria Schiochet, Ediana Cearon, Derliane Cogo, Marinez Castagna.  As cidadãs escolhidas pela Comissão foram as Senhoras Maria Violanda Gallio Paim Zulema Ziliotto Araldi. Maria Violanda é residente do Distrito de Vila São Paulo, foi parteira, sendo que os dois primeiros partos realizados foram de Leonir Schiavão Longhi e Marilza Longhi as quais estiveram presentes na sessão e prestaram homenagem à Senhora Maria Violanda como forma de agradecimento. A Senhora Zulema, pessoa voltada a trabalhos religiosos, como Ministra da Eucaristia, visita os doentes, idosos, entregando a comunhão, além de outros trabalhos voltados à comunidade. As homenageadas, além dos Vereadores, da Senhora Eliane Salete Faé – Primeira Dama do Município, foram agraciadas com homenagens também de seus familiares, emocionando a todos os presentes. 

INICIADA MAIS UMA EDIÇÃO DO CAMPEONATO DE FUTSAL

  No dia 17, começam a ser disputados os jogos pelo Campeonato Municipal de Futsal 2016, em três categorias sub-15, veterano e adulto. Para o feminino não teve inscrições suficientes para realizar a competição. 
   A realização e da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte e do SESC-Fecomércio. Os jogos iniciam-se às 19 horas no Ginásio Municipal de Esportes.
   A previsão de encerramento da competição é para o dia 10 de junho, sendo que está programado a paralisação da competição entre os dias 07 e 21 de abril em decorrência da realização da Festipê.


FUNDAÇÃO DO GRUPO DE ESCOTEIROS IPÊ

   Em assembleia realizada no último dia 21 de março, na sede do clube das vovós de Ipê, foi batizado o grupo de Escoteiros de Ipê e formada a primeira diretoria. Como diretora foi escolhida a Sra. Gislaine Mussato, vice-diretor ficou Orestes Jaime Mega, Diretora de Escotismo Ana Reis e Diretor de Administração André Parizotto.
   Aos presentes, foram exibidas as regras a serem seguidas dentro de cada acampamento e a organização hierárquica.
   Estavam presentes também membros integrantes do Grupo Moacara, de Caxias do Sul.
   O grupo passou a se chamar Grupo Escoteiros Ipê.



13 de março de 2016

INAUGURADA PONTE NA CAPELA SÃO JOSÉ

A comunidade da Capela São José, na Vila Segredo, 2º Distrito de Ipê, comemorou a conclusão da ponte sobre o Rio Segredinho. A referida ponte liga a comunidade ao 3º Distrito, Vila São Paulo. Na estrada que cruza a região, grande produtora de frutas, não era possível a circulação de veículos pesados.
A ponte é de concreto armado, com largura de 4,5 metros e extensão de 7 metros, podendo transitar veículos de carga para transporte de produção.

A obra foi feita em sistema de parceria com a população, sendo que a prefeitura forneceu o material e os moradores entraram no projeto com a mão de obra. Na cabeceira da ponte foi instalada uma placa homenageando todas as pessoas que trabalharam na construção.

Ronei Marcílio - Grupo Solaris

10 de março de 2016

PROGRAMA VIDA NO SUL NA FESTIPÊ

Integrantes da comissão organizadora da Festipê se reuniram com a produção do programa Vida no Sul, da TV Aparecida, para organizar o roteiro da gravação das atividades na Festipê para ser apresentado pela emissora. O diretor de produtor, Isnar Borges, mais a jornalista e o cinegrafista apresentaram sugestões de pauta e visitaram algumas locações onde serão gravadas cenas externas do programa.
As gravações devem acontecer no primeiro final de semana da Festipê e a exibição em rede nacional não foi definida.

Vida No Sul
O Vida no Sul é um projeto cultural promovido pelo Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ) que divulga as manifestações culturais do Sul da América Latina. O projeto iniciou há 8 anos e há 7 anos produz um programa de TV semanal, hoje veiculado em três emissoras em rede nacional e regional. É espaço para apresentar a cultura que não aparece na grande mídia, valorizando a ação comunitária, a agricultura ecológica, a solidariedade e, principalmente, a participação popular na construção de uma vida melhor.

Apresentador
Antônio Gringo – Músico, cantor, instrumentista e compositor, Antônio Gringo apresenta o Vida no Sul desde o dia julho de 2012. É fundador do Grupo Antonio Gringo e os Quatro Ventos, com quem tocou fandangos pelo sul do Brasil durante mais de 20 anos. Artista participativo em inúmeros Festivais de Música Nativa, por diversas vezes recebeu premiações por músicas autorais e também com parcerias. 

Onde assistir
REDE APARECIDA
Nas segundas-feiras, às 21h30min (com reprise nos sábados, às 23h30, e nos domingos, às 5h30 e às 13h15)
TV UNISSINOS
TV CIDADE LIVRE
Na InternetSite: www.vidanosul.com.br
Youtube: www.youtube.com/vidanosul




1 de março de 2016

INAUGURADA AMPLIAÇÃO DA LEONEL BRIZOLA

   A Prefeitura de Ipê entregou, na terça-feira (01), à comunidade do bairro Planalto, a ampliação da Escola Leonel de Moura Brizola. A obra, que começou a ser feita no início de 2015, deverá abrigar 44 crianças da educação infantil. Foram construídas duas novas salas de aula, dois banheiros, cozinha e saguão. Na ampliação da escola, foram investidos mais de R$ 244 mil.
   “Essa construção foi viabilizada graças ao empenho das equipes das secretarias de educação, administração, obras e do setor de engenharia. Para nós, que fizemos parte da administração, não medimos esforços para fazer sempre mais pelo ensino”, disse a Secretária de Educação Stela Slongo Zanotto em seu discurso.
   Stela agradeceu também aos professores da escola pela compreensão durante a execução da obra e ao Prefeito Valério Marcon pelo empenho e investimentos que vem fazendo em educação. “Investir em educação não é gasto, é o investimento que mais dá retorno”, finalizou a secretária.
   O Prefeito Marcon iniciou seu discurso chamando todos os professores para que se juntassem a ele em frente ao público. Valério disse que o objetivo da obra, tanto as salas de aula, quanto a cobertura da quadra de esportes, é para dar mais qualidade de ensino e lazer aos alunos do bairro. “Esse é o perfil da nossa administração, ensino, mobilidade e saúde. Estamos corrigindo os erros e melhorando o que encontramos, estamos adequando as coisas com uma visão futurista, para que possa servir para curto, médio e longo prazo”, afirmou o prefeito.
   Marcon também convidou os presentes para a inauguração da ampliação da Unidade Básica de Saúde centro, que será no próximo dia 11, e para a inauguração da ponte do Rio Segredinho, no dia 12. De acordo com o prefeito, essa ponte do Rio Segredinho vai encurtar distâncias para unir as comunidades do 2º Distrito Vila São Paulo com o 1º Distrito Vila Segredo, na capela de São José.

Fonte: Ronei Marcilio (Jornalista-Reg. Nº 17.967/RS MTE)



Bênção dada pelo Frei Daniel