13 de maio de 2016

DIRETORIA DO CLUBE IDEAL REELEITA

      Assembleia Ordinária realizada da 10 reconduziu por aclamação a atual diretoria para dirigir o Clube Ideal para os próximos 2 anos. Na oportunidade foi feita a prestação de contas da gestão 2014-2016 e tratados de assuntos de interesse da sociedade. A prioridade agora, segundo o presidente, será concluir a impermeabilização do telhado.


Diretoria reeleita:
Presidente: Rogério Marcon
Vice-presidente: Wilson Guerra
Secretário: Flávio Zampieri
2º Secretário: Ivan Nadal
Tesoureira: Marta Slongo Andreta
2º Tesoureiro: Maurício Ziliotto
Conselho Fiscal: Rafael Rigo, Felipe Magero e Arianes Marcanzoni.

5 de maio de 2016

VIDA NO SUL MOSTRA IPÊ PARA O BRASIL

   O programa Vida no Sul, transmitido pela TV Aparecida, pegou a estrada e mostrou para todo o Brasil a cultura e os destaques da capital nacional da agroecologia, o município de Ipê. O programa foi gravado durante a 2ª Fest Ipê, feira de produtos orgânicos e convencionais, artesanato, exposição de gado leiteiro e de corte, mostra industrial e comercial, atividades culturais e muita música.

   Neste programa, foram realizadas matérias sobre o trabalho agroecológico realizado em Ipê e a uma viagem de volta às origens da música brasileira ao conhecer a história do Cavaleiro Moysé, um dos primeiros músicos a gravar a gaita em disco no Brasil. Além disso, Antônio Gringo apresenta as atrações musicais que fizeram a festa na 2ª Fest Ipê: EJA, Musicanto, Querência Serrana, Miguel da Silva o cantor do Sul, Orquestra de Acordeões, Cenáculo d Maria e Padre Ezequiel dal Pozzo.

Na capital da agroecologia, Fest Ipê celebra economia sustentável e cultura da região

A segunda edição da Fest Ipê foi realizada entre os dias 8 e 17 de abril, no Parque de Eventos de Ipê, município localizado nos Campos de Cima da Serra (RS). Organizada pela prefeitura Municipal, ACISA e entidades municipais, com o apoio da Câmara de Vereadores e outras empresas e entidades, a Fest Ipê superou as expectativas e teve público recorde. Segundo dados da Brigada Militar de Ipê, foram cerca de 27 mil visitantes.

A Fest Ipê celebrou a agricultura familiar, agropecuária e as questões do campo, dando destaque também à produção agroecológica do município. Entre as políticas para o setor está a organização do centro ecológico, que leva os produtos de mais de 60 agricultores da região para venda direta ao consumidor em feiras em grandes cidades gaúchas. Confira matéria em que o presidente da Fest Ipê fala da organização da feira, seguida de reportagem que mostra como Ipê é exemplo de que é possível desenvolver uma sólida produção de alimentos sem veneno.

Inaugurado memorial Cavaleiro Moysé

O ipeense Moisés Mondadori, conhecido como Cavaleiro Moysé, foi o primeiro gaiteiro a gravar uma música gaúcha no Brasil. Em 1914, ele registrou a música “Boi Barroso” na gravadora Casa Elétrica, primeira fábrica de gramofones da América Latina, que ficava em Porto Alegre. Essa história é conhecida por historiadores e agora foi resgatada pelo município de Ipê, que construiu uma réplica do prédio da gravadora onde agora ficam abrigados objetos pessoais e instrumentos de gravação da Casa Elétrica.

O novo ponto de cultura do município foi inaugurado durante a 2ª Fest Ipê e contou com a presença de autoridades, dos filhos do Cavaleiro Moisé, Moisés Filho e Emílio, sobrinhos e netos, além da comunidade ipeense. Confira matéria sobre o Cavaleiro Moysé e a inauguração do memorial.

LEIS OFICIALIZAM A FESTIPÊ E CRIAÇÃO DO MEMORIAL CAVALEIRO MOYSÉ

   A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão do dia 3 de maio, os Projetos de Lei do Executivo que institui a Festipê como evento oficial do município e outro que cria o memorial Moisés Mondadori (Cavaleiro Moysé). Os projetos de lei foram sancionados pelo prefeito municipal.

Festipê 
   A lei garante o envolvimento da comunidade e a organização por conta de uma comissão de entidades que atuam município. A proposta foi apresentada e aprovada por representantes das entidades na reunião do dia 26 de abril. Para a edição de abril 2018 a comissão está formada pelas seguitnes entidades: ACISA, Associação Pró-segredo, Banda Municipal, Econativa, EMATER, Escola São Paulo e Escoteiros de Ipê.  

Memorial Cavaleiro Moysé
   O grande legado deixado pela ‪‎Festipê‬ em sua 2ª Edição foi a construção do prédio, réplica da Casa elétrica, que abriga o Memorial Cavaleiro Moysé. A Câmara de vereadores aprovou o Projeto de Lei enviado pelo Executivo Municipal autorizando a criação do Memorial Moisés Mondadori (Cavaleiro Moysé) que será coordenado pela Secretaria de Município de Educação e Cultura. Na primeira edição, foram colocados dois letreiros, feitos através do aproveitamento de garrafas pet, com o nome de Ipê nos trevos da RS-122 com entrada para a cidade.



Moisés Filho e a homenagem ao pai.