31 de março de 2013

OBRAS DO ESTADO EMPRESTA MÁQUINA

Secretário Valdir Bueno, prefeito Valério Marcon e
Vice-prefeito Jorge Portalupi
       O chefe da divisão de apoio operacional aos municípios, do Departamento de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Obras do estado do Rio Grande do Sul, Guido Bamberg, esteve neste dia 27 para assinar o termo de empréstimo de uma escavadeira hidráulica. A máquina depois de contatos com o deputado Ronaldo Santini (PTB) e chegou no mesmo dia da assinatura do documento. Vai ficar à disposição da Secretaria de Desenvolvimento por 15 dias. Segundo o secretário Valdir Bueno, no momento vai atender a demanda de agricultores para a construção de silagens e esterqueiras.
       Na oportunidade foi proposto a elabaração de projetos para canalização de água no interior. Os projetos dvem ser encaminhados já na próxima semana.

PREFEITURA VAI SISTEMATIZAR A GESTÃO PÚBLICA

   A administração municipal publicou ontem o edital para LICITAÇÃO NA MODALIDADE DE PREGÃO PRESENCIAL, com a finalidade de “locação/licenciamento de Sistemas de Gestão Pública Municipal para toda a estrutura da Prefeitura Municipal de Ipê”. Abrangendo todas as áreas, o sistema vai possibilitar para a prefeitura mais agilidade no atendimento ao cidadão, menos retrabalho, maior controle e estará preparada para uma futura exigência legal. Entre os benefícios com a sistematização e interligação das áreas, destacam-se a agilidade nos processamentos de dados; economia de tempo e dinheiro com retrabalhos e auditorias; disponibilidade imediata de informações gerencias, contábeis e financeiras; mais agilidade e qualidade no atendimento ao contribuinte; adequação antecipada de uma futura exigência legal; transparência entre outros.

A SISTEMATIZAÇÃO A SER LICITADA DEVE CONTEMPLAR:
Sistema de Contabilidade Pública,
Sistema de Planejamento,
Sistema de Tesouraria,
Sistema de Compras e Licitações,
Sistema de Patrimônio,
Sistema de Controle de Frotas,
Sistema de Gestão de Estoques,
Sistema de Arrecadação Municipal,
Sistema de Atendimento ao Contribuinte via internet,
Sistema de Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas,
Sistema de Escrituração Fiscal via Internet,
Sistema de Protocolo via internet,
Sistema de Gestão da Saúde Pública via internet,
Sistema de Folha de Pagamento,
Sistema de Recursos Humanos,
Sistema de Atendimento ao servidor público via internet,
Portal da Transparência

Entre os serviços a serem prestados, o sistema a ser licitado deve possibilitar, entre outros, as seguintes ferramentas:

CIDADÃO E CONTRIBUINTE
1. Permitir que o contribuinte consulte, via Internet, sua situação quanto, aos débitos, com valores atualizados.
2. Permitir a emissão, via Internet, de Certidão Negativa, Positiva ou Positiva com efeito de Negativa.
3. Possibilitar a autenticação do documento de Certidão Negativa de Débitos Municipais impresso via internet.
4. Permita efetuar a solicitação do carnê IPTU via web.
5. Possibilitar a emissão de guias de recolhimento de qualquer Tributo Municipal vencido ou não, parcelados ou reparcelados, com adicionais calculados, em guia padrão FEBRABAN pronta para o recolhimento.
6. Possibilitar que seja emitida guia unificada de qualquer tributo.
7. Possibilitar ao contribuinte obter informações referente a protocolo, sendo essas informações: descrição do processo, situação, pareceres, e trâmites e se o processo foi deferido ou indeferido.
8. Possibilitar ao contribuinte ter acesso a documentação necessária para dar entrada de processos junto ao protocolo, baseado na informação constante do banco de dados.
9. Permitir consulta de Receitas, Despesas, Frotas, Licitações e quadro de pessoal.

PAIS E ALUNOS
1. Permitir que o usuário tenha acesso, via internet, à consulta dos boletins escolares de mais de um aluno, por meio de um acesso único ao sistema (login), independente de estarem matriculados em escolas diferentes, porém na mesma rede de ensino.
2. Permitir que o boletim escolar seja visualizado na internet, impresso e salvo em arquivo PDF.
3. Permitir que sejam consultados na internet os boletins escolares dos alunos conforme os tipos de notas: Numérica, Descritiva, Mista e Conceitual.
4. Permitir consultar os boletins escolares na internet dos alunos da rede de ensino em outros anos letivos.
5. Permitir que o usuário tenha acesso a consulta de ocorrências, via internet, de mais de um aluno, por meio de um acesso único ao sistema (login), independente de estarem matriculados em escolas diferentes, porém na mesma rede de ensino.
6. Permitir consultar as ocorrências dos alunos da rede de ensino em outros anos letivos, via internet. 

25 de março de 2013

IPÊ TEVE O 1º RODEIO NACIONAL

         O CTG Tronco do Ipê realizou 1º Rodeio Nacional entre os dias 20 e 24 de março. O parque de rodeios recebeu muitos acampamentos de diversas localidades. Na programação campeira foram provas de laço e gineteadas. na parte artística teve tertúlias, concurso de trova e bailes. 
           A abertura contou com a presença da patronagem do CTG, prefeito Valério Marcon, representantes do legislativo ipeense e teve a presença do deputado estadual Vinicius Ribeiro (PDT) que também foi recepcionado pelo prefeito Valério no Centro Cultural de Apoio Administrativo (casa da prefeitura) junto ao CTG e falaram sobre o controle da sanidade animal eqüina e GTA nos Rodeios
         A oportunidade serviu para entregar o novo Galpão do CTG, o qual tem sua inauguração oficial marcada para do dia 3 de maio em baile com Os Serranos.
Delegações de outros estados 


Autoridades prestigiaram abertura
Interior do novo Galpão
Provas campeiras

18 de março de 2013

SONHO E FANTASIA COMPLETA 15 ANOS

Texto da professora Claudete Reichert marcando os 15 anos da Inauguração da Escolhinha Sonho e Fantasia.

A Escola Municipal de Educação Infantil Sonho e Fantasia, celebra seus 15 anos de história.
                15 anos dedicados à E.M.E.I Sonho e Fantasia, fazem parte de uma caminhada que iniciou em março de 1998 e ao longo dos anos foi se construído uma bonita história, com a participação de pessoas comprometidas com o objetivo de lutarmos juntos em busca dos mesmos sonhos, dos mesmos ideais e principalmente em busca de uma educação de qualidade e consequentemente por uma sociedade melhor para todas as nossas crianças, pois é delas que recebemos o abraço mais afetuoso, o beijo mais puro e o carinho mais verdadeiro. E é por esse carinho incondicional que falo com muito orgulho: Sou PROFESSORA.
                É através do brincar que fundamentamos o trabalho pedagógico da escola, pois o brincar como é a linguagem natural da criança e a mais importante delas, entendemos que, caracteriza-se como atividade essencial na Educação Infantil, onde a criança expressa suas ideias, sentimentos e conflitos, mostrando a nós educadoras como é o seu mundo, e o seu dia a dia. Como dizia o estudioso “Jean Paget”: “Uma criança pode sempre ensinar três coisas a um adulto: ficar contente sem motivo, estar sempre ocupadocom alguma coisa e saber exigir com toda a força aquilo que deseja.”
                Importantes avanços de diferentes áreas do conhecimento reafirmam a certeza de que é na primeira infância que o ser humano desenvolve-se e aprende com maior rapidez, estabelecendo nesta etapa as bases para o desenvolvimento posterior e como educadora sei da minha responsabilidade nesta fase da vida de nossos alunos.
                Vale ressaltar que as propostas adotadas pela E.M.E.I. Sonho e Fantasia visam promover o desenvolvimento de diversas habilidades em nossos alunos, como a psicomotricidade, a linguagem oral, a expressão de seus desejos e necessidades, a socialização de conceitos que estarão presentes durante toda a vida.
                Gostaria de agradecer aos pais que ao longo desses 15 anos, confiaram seus filhos sob meus ensinamentos e pela parceria que construímos. Costumo dizer que: “Felizes os filhos a quem os pais conduzem, não pelo caminho extenso e difícil dos conselhos, mas pelo mais curto e fácil dos exemplos”.
                São 15 anos de história, semeando a semente do amor e do afeto no coração das crianças, pois apostamos em um novo homem, capaz de pensar e agir com o coração.
             Parabéns E.M.E.I Sonho e Fantasia pelos 15 anos de existência, amando e respeitando cada criança que acolhe.
           Pedagoga e Professora de Educação Infantil
                               Claudete Araldi Reichert

16 de março de 2013

1ª COPA SEGREDO DE FUTEBOL SETE

No dia 23 de fevereiro aconteceu a final da 1ª Copa Segredo de Futebol 7. O campeão foi Transportes Fochezato. O 2º colocado foi Bebidas Ipê. Os jogos foram disputados no campo público Alcebiades Graziotin Filho.

8 de março de 2013

Prefeito reivindica apoio do deputado Afonso Hamm para Saúde e Pavimentação


     O prefeito de Ipê, Valério Marcon, esteve em Brasília nesta semana no gabinete do deputado federal Afonso Hamm (PP-RS). O prefeito agradeceu o apoio que o parlamentar tem concedido ao município e reivindicou novas emendas nas áreas de Saúde e pavimentação.
     O deputado já destinou uma emenda para o município, no valor de R$ 97.500,00 para aquisição de veículos direcionados para atividades agrícolas.
     Hamm destaca que tem muito carinho pela região e por isso tem priorizado ações que promovam o desenvolvimento dos municípios, em especial de Ipê.

COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Neste dia 08, Dia Internacional da Mulher, o Município de Ipê também prestou sua homenagem a Elas. O encontro está acontecendo na Escola Frei Casimiro Zaffonatto, com participação expressiva das mulheres, sedo que estiveram presentes Autoridades e Lideranças do Município. A data vem sendo comemorada desde 1992, quando foi organizada pela Emater, Prefeitura Municipal de Ipê e Centro Ecológico, com a presença de aproximadamente 300 mulheres.



PROGRAMAÇÃO

Encontro do dia internacional da MULHER em Ipê,dia 8 de Março.

Local: Escola Frei Casimiro Zanfonato - Ipê.
Manhã: Abertura com mistica.
Palestra com a Terapeuta Liane Sangalli.
Almoço livre.
À tarde: Apresentação artística - Grupos de Mulheres.
Show do humorista Marreta.


A deputada estadual Marisa Formolo (PT) esteve presente e a atenção do prefeito de Ipê, para a necessidade de buscar recursos dos programas federais voltados para as mulheres. “O governo oferece programas como o Brasil Sorridente, que garante atendimento odontológico, o Brasil Carinhoso, voltado às jovens mães e vários programas de saúde da mulher, pois são coisas que podem e devem melhorar a vida das mulheres da cidade e da colônia, pois todas têm os mesmos direitos”. 


7 de março de 2013

PLANO DIRETOR TEM SITE

O projeto para elaborar o Plano Diretor para Ipê, através do Planejamento Sistêmico, tem um site onde pode ser acompanhado todo o trabalho desenvolvido pelos participantes. A ideia é dar visibilidade aos trabalhos e facilitar a participação da comunidade com comentários, sugestões e dicas. O site é pspcplanodiretoripe.wordpress.com

4 de março de 2013

PRADENSE E IPÊ SE UNEM PARA DISPUTAR LIBERTADORES

Samuel e Gambo
Antônio Prado e Ipê se uniram através do CA Pradense e Prefeitura de Ipê para disputar a 14ª Edição da Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho. O presidente do Pradense, Samuel Rodrigues e o chefe do departamento de Esportes da Prefeitura Jacir Baldo (Gambo) disseram que a ideia principal é amenizar as dificuldades financeiras para a disputa da competição. Pelo acordo, o Pradense será responsável pelo suporte financeiro e a prefeitura de Ipê será responsável pelo transporte dos atletas. O time será formado com 50% de jogadores de cada município, e os jogos acontecerão em Antônio Prado e Ipê, um em cada município. O fardamento também será distinto: em Antônio Prado com as camisas do Pradense e em Ipê, com o terno de Ipê.
O primeiro jogo acontece dia 23 de março, em antônio Prado contra o AZ de Ouro, de Caxias do Sul.

A 14ª edição da Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho, organizada pela Liga Serrana de Futebol, terá a presença de 14 equipes. A confirmação dos participantes, seguida pela definição da fórmula da competição, ocorreu em reunião no quiosque do Enxutão, dirigida por Adão Almeida, presidente da Liga.

O início está previsto para o dia 23 de março. Os times estão divididos em duas chaves. Depois dos confrontos de todos contra todos, dentro dos grupos, os quatro primeiros de cada um avançam para as quartas de final, que será em forma de mata-mata.

Segundo Adão Almeida, o fato de cada equipe atuar no máximo 12 vezes até a final é um dos aspectos positivos do torneio, pois diminui o custo. Além disso, há muita atenção as aspecto disciplinar. Na abertura, o último campeão, o Ferroviário, de Nova Pádua, recebe o EC Morro, de São Marcos. As demais partidas serão no dia seguinte.

Nesta edição chama a atenção a ausência do Paranaguá, de Nova Roma do Sul, um dos clubes mais tradicionais na disputa.

Chave A
- Ferroviário (Nova Pádua)
- EC Morro (São Marcos)
- Cavaleiros Brasil (Vacaria)
- GE Independente (Flores da Cunha)
- CA Pradense/Ipê (Antônio Prado/Ipê)
- CE Az de Ouro (Caxias do Sul)
- EC Nova Roma (Nova Roma do Sul)
Chave B
- Progresso (São Marcos)
- Leão FC (São Marcos)
- EC Vacaria (Vacaria)
- EC Linha Brasil (Nova Petrópolis)
- CE Malharia Universal (Bento Gonçalves)
- Rosário/Panizzi Veículos (Pinto Bandeira)
- Planalto FC (Veranópolis)
Primeira rodada
- 23/3 – Ferroviário x Morro
- 24/3 – Cavaleiros Brasil x Independente,
Pradense x Az de Ouro, Progresso x Leão,
Linha Brasil x Vacaria, Rosário/Panizzi x Planalto

Histórico da Libertadores com SEUS respectivos Campeões de e Vices

1 ª Edição -1993 - Campeão - CERC. Cruzeiro de Flores da Cunha-vice antifumo Barbosa
16 Participantes
2 ª Edição 1994-Campeão-CE Rosário de Pinto Bandeira-vice CERC. Cruzeiro de F. da Cunha
21 Participantes
3 ª Edição 1995-Campeão-São Critovão de Flores da Cunha-vice Caxias do Sul de Vindima
21 Participantes
4 ª Edição 1996-Campeão CERC.Cruzeiro-de F. da Cunha Vice-Estrela da Saúde de CXS. do Sul
21 Participantes
5 ª Edição 1997-Campeão-São Cristóvão de F. da Cunha Vice-Paduense de Nova Pádua
22 Participantes
6 ª Edição 1998-Campeão-São Cristovão de F. da Cunha-SERNA de Flores da Cunha
16 Participantes    DESATIVADA POR UM PERIODO DE 8 ANOS
7 ª Edição -2006 - Campeão CE. Progresso de São Marcos-vice-CE Paranaguá de Nova Roma do Sul -6 Participantes.
8 ª Edição -2007-Campeão-CE Paranaguá de Nova Roma do Sul-vice-CE. Progresso de São Marcos. 8 Participantes.
9 ª Edição-2008-Campeão-CE Progresso de São Marcos-vice-CE Paranaguá de Nova Roma do Sul.10 Participantes.
10 ª Edição -2009-Campeão CE Paranaguá de Nova Roma do Sul-vice Associação Nova Prata-12 Participantes.
11 ª Edição-2010-CE Campeão Ipiranga de Veranópolis - Vice-CE Ferroviário e Nova Pádua. 11 Participantes
11 ª Edição-2011-CE Campeão Paranaguá de Nova Roma do Sul-vice-CE Ipiranga de Veranópolis - 12 Participantes.
  13 ª Edição -2012 - Campeão CE Ferroviário de Nova Pádua - Vice-CE Paranaguá de Nova Roma do Sul 0,14 Participantes
14 ª Edição - Inscrições Abertas

FINANÇAS PÚBLICAS APRESENTADA EM AUDIÊNCIA


                No dia 28 de fevereiro foi apresentado o Relatório de Avaliação de Metas Fiscais referente a ao 3º quadrimestre de 2012 em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores. O relatório apontou o aumento da Dívida Consolidada de R$ R$ 1.424,406,57, contra R$ 1.355.276,32 em 2011. Também constatou que a Meta Fiscal não foi atingida no que se refere ao resultado primário, o principal indicador de solvência fiscal do setor público.

A SEGUIR A CONCLUSÃO A QUE CHEGOU O RELATÓRIO:
Os resultados apresentados permitem concluir que a meta fixada para o resultado primário e Nominal não foram atingidas.
As despesas com pessoal e a Dívida consolidada líquida em proporção com a Receita Corrente Líquida encontram-se dentro dos limites legais.
O município institui e arrecada todos os impostos de sua competência.
Também cumpriu com a aplicação dos percentuais legais e na ações e Serviços Públicos de Saúde.
Fica demonstrado assim que o município de Ipê, no terceiro quadrimestre de 2012, o Resultado Primário e Nominal não atingiu as metas fiscais estabelecidas, bem como não atendeu os requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal.

ALGUNS NÚMEROS DO RELATÓRIO:
Receita Fiscal Líquida:     R$ 13.881.738,92
Despesas fiscais líquidas: R$ 14.719.056,97
Resultado Primário:     (-) R$     837.318,05    (projetado (-) R$ 273.300,00)

DÍVIDA CONSOLIDADE
        Dezembro                                                   2011                                      2012
Dívida Contratual                                           R$ 1.558.163,43                R$    954.110,64
Precatórios - vencidos e não pagos                R$      24.793,09                R$      24.793,09
Restos a pagar                                               R$    658.029,84                R$ 1.309.751,86
Total da dívida                                               R$ 2.265.779,45                R$ 2.240.986,36

(-) Disponibilidade de caixa                            R$    884.660,44                R$   717.999,02
(-) Outros haveres                                          R$        1.049,60                R$   146.250,00
Total de créditos                                          R$    885.710,04               R$   864.249,02
DIVIDA CONSOLIDADA LÍQUIDA       R$ 1.355.276,32               R$ 1.424,406,57

Mais detalhes na internet:
     Do total da dívida, a Câmara aprovou recentemente o parcelamento de R$ 698.199,91, em 60 vezes, referente a transferências para o FAPS dos meses de agosto a dezembro de 2012, que não foram efetivadas. Ainda deste montante, pouco mais de R$ 41 mil em contas foram pagas em janeiro, com aprovação de crédito suplementar da Câmara. Segundo o prefeito Valério, com o parcelamento do FAPS e a economia feita com a diminuição de gastos e com remodelação na administração que não interferem no bom atendimento ao cidadão,  possibilitará ajustar as contas num período de tempo menor que inicialmente previsto.

1 de março de 2013

INTERDIÇÃO DO CLUBE IDEAL

Nesta manhã a presidente do Clube Ideal, Ariane Marcanzoni, esteve junto ao corpo de bombeiros em Flores da Cunha para tratar do interdição da entidade efetuada pela corporação dias atrás. A interdição, segundo o documento expedido pelo órgão, não tem nada a ver com a estrutura do prédio. Referem-se a ajustes que devem ser feitos para atender a ao Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). O Clube deve contratar um profissional para fazer este trabalho, uma vez que na época de sua construção não havia esta exigência. Com o passar dos anos, esse plano passou a ser obrigatório para liberação de espaços com concentração público em locais fechados. Entre os apontamentos está a colocação de portas anti-pânico; alargamento de acessos, e a colocação mais extintores de incêndio. Segundo Arianes, em breve o clube vai poder acolher novamente as promoções e atividades da sociedade.