30 de junho de 2016

COBERTURA DE QUADRA ESPORTIVA É ENTREGUE OFICIALMENTE

   Em 2013, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ipê aderiu ao Programa de Ações Articuladas - PAR. Na ocasião, foi assinado um termo de compromisso para a construção da cobertura de uma quadra esportiva junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola. O valor investido foi de R$ 185 mil.
   A primeira parcela do valor foi liberada no final de 2014, só então se iniciou o processo licitatório e consequentemente a construção.
   Nesta quinta-feira (30), a obra será entregue oficialmente à comunidade.
   Dentro do PAR, a escola foi beneficiada também com a ampliação de duas salas de aula construídas no ano passado. "Estas obras farão toda a diferença para a comunidade do Bairro Planalto", afirma a Secretária de Educação Stela Slongo Zanotto.
   Para marcar o evento, alunos da Escola Plácido Damiani, Leonel Brizola e Bela Escola de Futsal disputaram um triangular. A Escola Leonel Brizola conquistou o troféu de 1º lugar. O 2º Lugar foi para a Escola Plácido Damiani e o 3º para a Bela Escola de Futsal.





27 de junho de 2016

INAUGURAÇÃO DA UBS CENTRO


Dep. Ronaldo Santini, Vice-prefeito Jorge Portaluppi, Prefeito
Valério Marcon, e assessor do Dep. Afonso Hamm, Adair
Casarotto.
    A ampliação da Unidade Básica de Saúde do Centro de Ipê iniciou no segundo semestre de 2015 e foi concluída e equipada este ano. O local disponibiliza de uma sala de recuperação com 10 leitos, inclusive infantis. A Secretária da Saúde, Vera Ferreira destaca que no local poderão ser atendidas pessoas que estejam com pressão alta, diabete alterada, pacientes com virose ou diarreia, aplicação de soro e pequenos procedimentos cirúrgicos e atendimento a pequenos acidentes. "Todos esses procedimentos poderão ser feitos nessa sala de recuperação, inclusive com acompanhamento médico e de técnicos de enfermagem". Os pacientes da sala de recuperação poderão ficar no local durante o horário de expediente, as complexidades maiores serão encaminhadas ao hospital.
   Esta realidade deve diminuir o fluxo de atendimento no Hospital São José, de Antônio Prado, podendo abrir negociação para outros tipos de atendimentos na média e na alta complexidade. 
   "A implantação do espaço físico da UBS da sede significa mais uma etapa cumprida dentro do nosso projeto de qualificar o atendimento na saúde de nossa população", destaca o prefeito Valério Marcon.
   A unidade disponibiliza ainda de uma sala com uma área de 65 m² que foi projetada para receber uma sala de fisioterapia. O local está equipado com todo material necessário para a recuperação de pacientes, inclusive com uma fisioterapeuta a disposição, contratada através de concurso. 




Entre os presentes, estavam:

Prefeito - Valério Marcon,
Vice-prefeito - Jorge Portaluppi,
Presidente da Câmara de Vereadores - Etelvino Zanotto,
Secretária de Saúde - Vera Ferreira de Souza,
Presidente do Conselho Municipal de Saúde - Lenise Guerra,
Deputado - Ronaldo Santini,
Representando o deputado federal Afonso Hamm - Adair Casarotto;
Representante da 5ª Coordenadoria - Wagner Paulo Ceconni.
Secretário de Obras - José Carlos Carnizella;
Secretário de Agricultura - Célio Duarte;
Secretária de Educação - Stela Mare Slongo Zanotto;
Diretor de Obras de Ipê – Celso Carissimi
Diretora de Tursimo - Onanda Leoratto;
Vereadores: Luciana Gálio, Valter Parizotto e Ivar Guerra.
Rainha de Ipê: Laraine Bueno
Rainha e princesa da 3ª Idade: Ivone Boff e Terezinha Leoratto.
Presidente da Associação de Apoio a Portadores de Câncer de Ipê: Maria Guerra
Presidente da Fundação Frei Casimiro Zaffonato: Italino Ziliotto
Presidente do Grupo Esperançada 3ª Idade: Ivone Zanotto Tieppo
Diretor do Hospital São José: Diógenes Webber
 
    Na oportunidade foi prestada uma homenagem a Leonorcita Soprano, enfermeira, juntamente com Italino Ziliotto, integrantes da Comissão formada em 1985. Naquele ano a comissão foi até o Governador do Estado, Jair Soares, para solicitar a instalação do Posto de Saúde na então Vila Ipê.

Terezinha Leoratto, Dep. Santini, Ivone Zen e Lara Bueno.






Fonte: Ronei Marcilio (Jornalista-Reg. Nº 17.967/RS MTE) – Grupo Solaris de Comunicação

18 de junho de 2016

INAUGURADA PONTE NA CAPELA POMPÉIA

     Com a presença de secretários, servidores e mais de 250 pessoas, o prefeito de Ipê, Valério Marcon, entrega oficialmente a Ponte da Pompéia. Estavam presentes também a rainha Lara e as princesas Alana e Camila.
   A solenidade aconteceu na manhã deste sábado, 18, na Capela Pompéia, com missa e benção da nova estrutura.
   Além da ponte foi feito o alargamento da estrada e a retirada de curvas.
Esteve presente também, representando o Ex-Ministro da Agricultura, Francisco Turra (PP) e o Deputado Estadual Sérgio Turra (PP), o assessor Nestor Zanonato, que entregou ao prefeito correspondências enviadas por Sérgio e Francisco.
   Após a comunidade ofereceu um almoço aos presentes.








14 de junho de 2016

CRAS É INAUGURADO OFICIALMENTE

No último sábado, 11 de junho, a prefeitura  de Ipê fez a entrega oficial do espao e inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O CRAS é a principal estrutura física local para a proteção social básica, possui a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF) e gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica. Nesse sentido, destacam-se como principais funções oferecer programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica, para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social Articular e fortalecer a rede de Proteção Social Básica local e Prevenir as situações de risco em seu território de abrangência fortalecendo vínculos familiares e comunitários e garantindo direitos.
Na oportunidade, teve o pronunciamento do prefeito Valério Marcon, secretária da saúde Vera Ferreira, Coordenador do CRAS Giancarlo de Almeida Rosa, Coordenadora do Grupo Esperança da 3ª Idade Ivone Tieppo Zanotto, Coordenadora da Entidade Assistencial Ipeense Iremy Tiepp Colombo, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Rosa Camatti Guerra e bênção do Frei Reinaldo Bernardi.
Em síntese, o prefeito destacou que para a implantação do CRAS, foram necessárias várias adequações principalmente nas instalações físicas. Foram necessárias reformas e adequações para o bom desenvolvimento dos trabalhos. Além disso, foi criado um espaço amplo para a formação de grupos de convivência social, fortalecimento de vínculos familiares e de orientação e apoio sócio familiar. Cargos também foram criados para compor a equipe técnica mínima exigida pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
"Para o funcionamento do CRAS precisamos de dois profissionais de nível superior, dois profissionais de nível médio e um coordenador. Com isso poderemos aderir a vários programas e projetos", destacou Valério afirmando tratar-se de uma conquista muito importante para o município de Ipê, e cita o programa de capacitação profissional para adultos e jovens, objetivando a inserção no mercado de trabalho para geração de renda.
O CRAS está funcionando junto à Assistência Social, no Seminário. O espaço conta com sala para confraternização e reuniões e, cozinha equipada.





IPÊ NOTA 10 EM TRANSPARÊNCIA


   O nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do Ministério Público Federal em todo o país. Esse é um dos resultados verificados pelo Ranking Nacional da Transparência.
   Ipê, Nova Pádua e Carlos Barbosa são os únicos municípios da Serra com Nota 10 em Transparência. 
   Entre os municípios da Amucser, somente Ipê conseguiu Nota 10 e está entre os 1ºs colocados no Ranking Nacional da Transparência. No Brasil 123 municípios atingiram a nota máxima.
   Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. O Índice Nacional de Transparência subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016.    Segundo o portal do Ministério Público federal, Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente.

Posição no Estado de Ipê e dos municípios vizinhos
1º - Ipê - Nota 10
Carlos Barbosa - Nota: 10
Nova Pádua - Nota: 10
71º - Farroupilha - Nota: 9,5
86° - Nova Roma do Sul - Nota: 9,30
163° - Caxias do Sul - Nota 8,50
261° - Protásio Alves - Nota: 7,70
270° - São Marcos - Nota: 7,60
283° - Flores da Cunha - Nota: 7,50
389° - Vila Flores - Nota: 6
395° - Antônio Prado - Nota: 5,90

POSIÇÃO NO ESTADO DE IPÊ E DOS MUNICÍPIOS DA AMUCSER 
1º - Ipê - Nota 10
71° - Pinhal da Serra - Nota 9,5
111° - Campestre da Serra - Nota 9
163° - Bom Jesus - Nota 8,5
180° - Vacaria - Nota 8,4
237° - Esmeralda - Nota 7,9
418° - Jaquirana - Nota 5,4
431° - Muitos Capões - Nota 4,9
455° - São José dos Ausentes - Nota 4,1
491° - André da Rocha - Nota 0,8

Confira tabela completa no site: ranking da transparencia

11 de junho de 2016

INDEPENDENTE CAMPEÃO DO FUTSAL 2016


   Depois de disputados 73 jogos, encerrou-se no dia 10 de junho, o Campeonato Municipal de Futsal de Ipê, que iniciou em 17 de março. 

   O primeiro jogo da noite foi entre as equipes da categoria veterano, Funilaria do Tito 4 x 9 Vila Segredo, que disputaram o 3º e 4º lugar. Após, aconteceu a disputa pelo 3º e 4º lugar da categoria livre, entre as equipes Diame Alimentos 3 x 2 Arsenal. Antes da disputa dos primeiros lugares, foi realizada a cerimônia de encerramento do campeonato, com hasteamento das bandeiras e presença de todos os atletas.

   Na final da categoria veterano, o 1º e 2º lugar ficou entre as equipes Construtora Piazza 2 x 4 Pompéia.
   Na categoria livre a disputa da primeira colocação foi entre as equipes Independente e Amigos da Bola/Pompéia, que empataram em sete gols no tempo normal. Sem prorrogação a disputa foi para as cobranças de três penalidades máximas para cada time. A equipe Amigos da Bola/Pompéia desperdiçou a última cobrança e a equipe Independente converteu as três, ficando assim como título de Campeã do Campeonato Municipal de Futsal 2016 de Ipê. É o 3º título do Independente desde a criação do Municipal de Futsal - 1993, 2014 e 2016.


Classificação Categoria Veteranos 

4º lugar - Funilaria do Tito
3º lugar – Vila Segredo
2º lugar - Construtora Piazza
1º lugar – Pompéia


Classificação categoria livre

4º lugar – Arsenal
3º lugar – Diame Alimentos
2º lugar - Amigos da Bola /Pompéia
1º lugar - Independentes


Também receberam troféus as equipes da categoria Sub-15.

2º Lugar - LDU
1º Lugar - São José


Textto e fotos: Ronei Marcílio


TODOS OS CAMPEÕES
1992 -Expresso 222/Coca Cola
Vice - Independente

1993 - Independente
Vice - Art. Vimes Nadal
1997 - Segredo/M.Zanotto
Vice - EscCentral/Pioneira

1998 - Segredo/M.Zanotto
Vice - São Valentin
1999 - Segredo/MZanotto
Vice - São Paulino

2000 - Laranjin
Vice - Segredo
2001 - Laranjin
Vice - Caravágio

2002 - São Valentin
Vice - Laranjin
2003 - São Luís
Vice - Fortes do 18

2004 - RM Frutas
Vice - São Valentin
2005 - AFEMAR
Vice - São Valentin

2006 - Ser. Ir. Mussato
Vice - Fortes do 18
2007 - Ser. Ir. Mussato
Vice - Independente

2008 - Ser. Ir. Mussato
Vice - Mercado Cecatto
2009 - Gilberto Oficinas
Vice - São Luís

2010 - São Luís
Vice - Pompéia
2011 - São Luís/Gilberto Ofi.
Vice - Pompéia

2012 - São Luís
Vice - Frutas Bueno
2013 - São Francisco
Vice - Pompéia

2014 - Independente
Vice - São Bráz
2015 reforma do ginásio
2016 - Independente
Vice - Pompéia/Amigos da Bola
Independente
Grupo Escoteiro Ipê - hasteamento das bandeiras
Amigos da Bola/Pompéia
Const Pizza - 2º lugar Categoria Veterano
Cerimonial
Pompéia - Campeão categoria Veterano

Independente
Independente
Noite fria

8 de junho de 2016

IPÊ EM REPORTAGEM SOBRE MEIO AMBIENTE

     Entre os principais problemas que afetam o meio ambiente, destacam-se o descarte inadequado de lixo e a destruição constante de habitats naturais. Foi pensando nisso, que o município de Ipê no Rio Grande do Sul, desenvolveu diferentes projetos que contribuem com a preservação do meio ambiente, através da produção agroecológica e da reciclagem de lixo.
     Para marcar o dia Internacional do Meio Ambiente, o programa Vida no Sul, da TV Aparecida, produziu matéria especial que foi ao ar nesse programa sobre a experiência de cuidado realizada no município de Ipê. Na reportagem foram colhidos depoimentos de Volmir Campagnolo, da Econativa; Maria José Guazzelli, fundadora do Centro Ecológico e Orilda Marcon, representando o grupo da terceira Idade, falando sobre a decoração feita a partir de reaproveitamento de garrafas pet. O programa foi ao ar nos dias 5 e 6 de junho e pode ser visto pela internet no seguinte endereço: