Santo André, Itanhaém, Jacareí, Gramado, Ipê, Curitiba, Farroupilha, Manacapuru, Taquarana, Manari e Tocantins foram selecionados para o Reconhecimento Público De Olho nos Planos. Esses 10 municípios e um estado (TO) foram representados por 12 coletivos e somam 15 dos 31 relatos de experiências participativas e propostas de monitoramento participativo dos Planos de Educação que foram inscritos no Reconhecimento Público.
Na avaliação dos relatos sistematizados, foram considerados critérios entendidos como princípios de participação pela iniciativa De Olho nos Planos. São eles:
- Qualidade e coerência do objetivo
- Existência e uso de diagnóstico
- Existência de Fórum de Educação
- Funcionamento do Fórum de Educação
- Estratégias para promover a participação no processo
- Estratégias de comunicação
- Principais aprendizagens
- Diversidade de atores que participaram do processo
Para a análise das Experiências Participativas, ainda foram considerados como critérios:
- Dificuldades
- Desafios
E, para as propostas de monitoramento, também foi levado em consideração:
- Expectativas com relação aos resultados (mudança esperada)
Evento nacional
O evento nacional do Reconhecimento Público ocorrerá no dia 2 de setembro, às 10h, durante o XXVI Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, que ocorrerá em Palmas (TO), de 31 de agosto a 2 de setembro. Durante a mesa Participação social e Monitoramento dos Planos, que contará com a presença de representantes das entidades que compõem o Comitê De Olho nos Planos, será apresentado o vídeo de todas as histórias finalistas, produzido com a colaboração de todos(as) os(as) selecionados(as).
O Reconhecimento
O Reconhecimento Público De Olho nos Planos tem o objetivo de estimular e valorizar experiências participativas na elaboração ou revisão de Planos de Educação e mobilizar a construção de estratégias para o monitoramento participativo desses planos.
O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, que é composta pelas organizações Ação Educativa, Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), Instituto C&A, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Fonte: De Olho nos Planos