8 de agosto de 2016

LIVRO LANÇADO NA FESTA DOS 80 ANOS DA PARÓQUIA SÃO LUIZ REI


    A festa em homenagem ao padroeiro São Luiz Rei, marcou os 80 de criação da Paróquia de Ipê e foram prestadas homenagens aos 60 anos de vida sacerdotal de Dom Orlando Dotti, Frei Marino Parizotto e Reinaldo Bernardi. Também teve lembrança os 120 anos dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. A missa foi celebrada em frente ao Seminário e após o almoço, Dom Orlando Dotti fez o lançamento, com sessão de autógrafos, do seu livro "Origens da Paróquia São Luiz Rei, de Ipê", Documentário e Comentários. O documentos produzidos durante os anos de 1910 a 19137, época em que a comunidade se mobilizou para reivindicar a presença de um padre na capela e com a posterior criação da Paróquia. 
   A convite da Secretaria Municipal de Educação, Dom Orlando Dotti se fará presente no dia 5 de setembro, durante a Feira do Livro, para nova sessão de autógrafos do seu livro.





Italino Ziliotto e Valério Marcon - prefeito


PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IPÊ FOI SELECIONADO PARA O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS

   Santo André, Itanhaém, Jacareí, Gramado, Ipê, Curitiba, Farroupilha, Manacapuru, Taquarana, Manari e Tocantins foram selecionados para o Reconhecimento Público De Olho nos Planos. Esses 10 municípios e um estado (TO) foram representados por 12 coletivos e somam 15 dos 31 relatos de experiências participativas e propostas de monitoramento participativo dos Planos de Educação que foram inscritos no Reconhecimento Público.
   Na avaliação dos relatos sistematizados, foram considerados critérios entendidos como princípios de participação pela iniciativa De Olho nos Planos. São eles:
- Qualidade e coerência do objetivo 
- Existência e uso de diagnóstico 
- Existência de Fórum de Educação 
- Funcionamento do Fórum de Educação 
- Estratégias para promover a participação no processo 
- Estratégias de comunicação 
- Principais aprendizagens 
- Diversidade de atores que participaram do processo

   Para a análise das Experiências Participativas, ainda foram considerados como critérios:
- Dificuldades 
- Desafios

    E, para as propostas de monitoramento, também foi levado em consideração:
- Expectativas com relação aos resultados (mudança esperada)
Evento nacional
   O evento nacional do Reconhecimento Público ocorrerá no dia 2 de setembro, às 10h, durante o XXVI Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, que ocorrerá em Palmas (TO), de 31 de agosto a 2 de setembro. Durante a mesa Participação social e Monitoramento dos Planos, que contará com a presença de representantes das entidades que compõem o Comitê De Olho nos Planos, será apresentado o vídeo de todas as histórias finalistas, produzido com a colaboração de todos(as) os(as) selecionados(as).

O Reconhecimento

   O Reconhecimento Público De Olho nos Planos tem o objetivo de estimular e valorizar experiências participativas na elaboração ou revisão de Planos de Educação e mobilizar a construção de estratégias para o monitoramento participativo desses planos.
   O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, que é composta pelas organizações Ação Educativa, Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), Instituto C&A, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Fonte: De Olho nos Planos 

LICITAÇÃO PARA O ASFALTAMENTO DE ESTRADA NA VILA SÃO PAULO

A Secretaria Municipal de Obras está finalizando a base que vai receber a camada asfáltica no trecho da estrada na capela Nossa Senhora do Caravágio (Ponte do Segredo). 
Além disso, no site da Prefeitura de Ipê consta que no dia 12 será feita a licitação para contratação de empresa, compreendendo material e mão de obra, para a execução de obra para a pavimentação asfáltica em CBUQ, em trecho da estrada que liga Vila São Paulo até a RS 122,