23 de setembro de 2001

SEMANA DA PÁTRIA X SEMANA FARROUPILHA

23 de Setembro de 2001
No dia 23 de Setembro aconteceu a solenidade de entrega dos Certificados de Dispensa Militar para 57 jovens da classe 1983 e o desfile cívico alusivo à Semana da Pátria e Semana Farroupilha. A programação contou com a presença da Banda e Porta-bandeiras do Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército, da cidade de Caxias do Sul. O ato teve ainda a participação do prefeito e vice-prefeito municipal, dos vereadores, dos secretários municipais, da Coordenadora Regional de Educação de Vacaria Maria de Lourdes Damiani e do Delegado da 11ª Delegacia do Serviço Militar de Vacaria, Capitão João Albino Telocken, que em seu pronunciamento chamou a atenção com declarações incisivas tratando de assuntos ligados ao civismo, patriotismo, política, imprensa, educação entre outros temas (a seguir).
O desfile com a Banda Municipal teve a participação de aproximadamente 1300 alunos das escolas estaduais, municipais e universitários, além de representantes de entidades e de mais de 300 cavalarianos dos CTGs e piquetes de laçadores do município que encerraram o desfile.


Declarações do Capitão João Albino
"Como já foi dito na abertura desta solenidade, na Semana Farroupilha não há vencidos nem vencedores. Deveríamos dedicar à Semana da Pátria a mesma atenção que é dada à Semana Farroupilha."
"Se não cultivarmos o civismo no 7 de Setembro, qualquer acontecimento será motivo para ser comemorado. Daqui a pouco o 11 de Setembro (dia que aconteceu o atentado terrorista nos Estados Unidos) será mais importante que a Independência do Brasil."

"Através da educação podemos mudar este país. As notícias precisam ser bem interpretadas e não absorvidas como nos são transmitidas."

"A mídia é o maior poder que um governo pode dispor. Tanto é verdade que na 2ª Guerra Mundial o principal ministério da Alemanha Nazista era o Ministério da Propaganda: mostravam os Judeus morrendo sorrindo e satisfeitos."

"Aos jovens que aqui estão, 3 fatores são importantes para que as mudanças possam acontecer: Educação, trabalho e lazer."

"A mídia nos apresenta como heróis os brasileiros que se salvaram no atentado do dia 11 de Setembro nos Estados Unidos. Esses brasileiros que saíram desprezando o Brasil, hoje estão correndo de volta como ratos..."

"Cada povo tem o governo que merece. Em 64 o atual presidente que ai está, foi cassado. O presidente Fernando Henrique foi eleito e reeleito pela grande maioria da população, portanto, não há do que se queixar."

"Este é um momento importante e que ficará na memória de todos aqui presentes. Assim como vocês se lembrarão, daqui há alguns anos, de que nesta data esteve aqui um capitão baixinho e chato falando um monte de bobagens."

JornalPrisma245pg1

22 de setembro de 2001

LARANJIN BICAMPEÃO DE FUTSAL

22 de Setembro de 2001
O Laranjin venceu por 5 a 4 a final contra o Caravágio sagrando-se bicampeão Municipal de Futsal. A 3ª colocação ficou com o Rochedo e a 4ª com São João. No Feminino o São Luís derrotou a AAFI na final conquistando o título da categoria. Os jogos aconteceram no dia 22 de Setembro. A premiação foi entregue pelo prefeito municipal Darci Zanotto juntamente com os organizadores, o C.E. São Luís.

JornalPrisma245pg1