14 de janeiro de 2013

CARTA DO LEITOR


Lançamento do Livro Raízes de Ipê
Sem dúvida o Livro Raízes de Ipê foi um belo projeto desenvolvido e realizado com muito trabalho e empenho. Não só das pessoas do poder público, mas também das famílias que puderam com emoção contar sua história.
Eu como muitos pude em algumas linhas contar a história de vida de Moisés Mondadori, meu bisavô. Com muito orgulho posso dizer que sou filha desta terra.
Decidi escrever este texto porque achei injusto o fato de eu ter me empenhado e buscado dados, fatos, fotos e ainda documentos antigos para contar um pouco de uma história marcante como foi a de meu bisavô. Sendo que não só para nossa cidade como para o estado.
Encontrei uma poesia de A. Walter Rotta, 1967, que homenageava seu amigo Moisés Mondadori, achei interessante e diferente daquelas que já pude ler. Portanto a levei até a secretaria de Educação para ser publicada, como foi na página 370 do livro.
Meus amigos o que quero que vocês saibam é que aquela poesia foi dada por minha família para ser publicada e não em nome da ex-secretária de educação como consta, fato que me deixa revoltada e indignada.
Esta poesia sempre esteve na residência de meu nono Emílio Mondadori, que foi deixada para ele com os demais pertences de seu pai.
Questiono-me quanto o erro crasso de gráfica de errar tanto no sumário, quanto na página da poesia e escrever com letras garrafais o nome da ex-secretária? Continuo a me questionar como pode o nome de uma pessoa que não tem vínculo nem parentesco com a família e jamais esteve em seu poder este material, a não ser no dia em que eu como representante da família, o levei para ser publicado?
Teria sido realmente “engano”?

Caroline Mondadori

GAROTA VERÃO 2013

A candidata Cláudia Correa Beise será a representante de Ipê na eliminatória regional do Concurso de Beleza Garota Verão 2013, realizado pelo Grupo RBS, em Guaporé. A eliminatória municipal foi realizada no clube Ideal de Ipê, na noite do último dia 12, com a participação quatro representantes de Ipê.

CARTA AO LEITOR

Caro Leitor
    A partir desta próxima edição, por tempo indeterminado, o Jornal Prisma vai circular encartado no Panorama Pradense. A dificuldade em consilhar as atividades profissionais com a edição, comercialização de anúncios e assinaturas e a distribuição do jornal foram os motivos que levaram a esta nova formatação. Entretanto, quinzenalmente estaremos disponibilizando, no Panorama, informações de Ipê, com a credibilidade de sempre, e com o mesmo perfil editorial que caracterizou o periódico nestes 23 anos desde a sua fundação. Remodelando  esta paceria, as assinaturas e a destribuição do jornal ficam a cargo do Panorama Pradense. Os anúncios, reportagens e informações locais continuam sob nossa responsabilidade.
    Este mês inicia-se a renovação. Se você estiver interessado em manter sua assinatura, aguarde a visita do vendedor. Se não for visitado, entre em contato pelo telefone 3233 1013 ou passe no seguinte endereço: Rua Frei Eduardo 940, na fábrica de garrafões com o Rogério.

Pela atenção
Rogério Marcon - diretor do Jornal Prisma

VALÉRIO E PORTALUPI ASSUMEM COMO PREFEITO E VICE

O dia da posse

Pepe, Portalupi, Carlos, Valério e Ricardo
    Às 9 horas foi celebrada missa em ação de graças pelo Frei Eudes Zanon com a presença do prefeito Valério, vereadores Vino e Pepe e do suplente Agostini.
    Às 10h aconteceu a cerimônia de posse dos eleitos foi no Clube Ideal. A sessão foi presidida pelo vereador Etelvino Zanotto (PP), o mais velho entre os vereadores. Após a solenidade foi feita a eleição da mesa diretora, que será presidida pelo Vereador Adilso Salvador (PT). Enquanto isso, o prefeito Valério recebia as chaves da Prefeitura do seu antecessor Carlos Zanotto (PMDB). Ao meio dia, no salão Centenário, mais de 1000 pessoas confraternizaram com almoço organizado por correligionários do PP e PTB e simpatizantes. Em seguida teve baile com Os Bertussi. Na oportunidade o prefeito anunciou seus secretários:
Educação: Stela Slongo Zanotto - professora estadual e ex-diretora da Escola Frei Casimiro - PP
Obras: Valter Parizotto - vereador a se licenciar - PP. Em seu lugar na Câmara de Vereadores assume o 1° suplente Paulo Agostini (PP).
Administração - Marilene Mussato Scopel - funcionária de carreira da Prefeitura Municipal - PP
Agricultura - Valdir Bueno - ex-vereador e funcionário de carreira da Prefeitura - PTB
Saúde - Carla Dalazen Scopel - trabalhou no Hospital São José e Secretaria de Saúde em antônio Prado- PTB

Os primeiros dias
    A prioridade nos primeiros dias da administração foi fazer a coleta do lixo acumulado nos últimos dias do ano. As máquinas foram recolhidas para revisão e as que apresentavam problemas  mecânicos passaram por uma perícia antes de serem mandadas para o conserto: em condição de uso estavam três caçambas, uma retroescavadeira e uma patrola. Entradas e acessos para a cidade e algumas estradas do interior foram roçadas. Em São Vicente foi aberto valos para colocar as mangueiras visando o abastecimento de água naquela comunidade.
    No interior do prédio da prefeitura foram feitas reformas como a pintura do gabinete do prefeito e reorganização das salas para atendimento ao público. As primeiras portarias, mais de 30, assinadas pelo prefeito foram para nomear os 5 secretários municipais: Valter Parizotto (obras); Carla Scopel (saúde), Marilene Mussato Scopel (administração); Stela Slongo Zanotto (Educação) e Valdir Bueno (agricultura). Fazenda e Esportes não serão nomeados: segundo Valério, na fazenda um cargo de confiança vai acompanhar o setor de finanças e nos esportes será formada uma comissão para organizar atividades esportivas. Foram reduzidos FGs e horas extras. Com essas medidas, espera-se, num primeiro momento, uma economia, com folha de pagamento, em torno de 20 mil neste primeiro mês.
    Há vários processos na justiça, contra a prefeitura de Ipê, principalmente com relação a  medicamentos de casos especiais, que estão sendo revisados. A unidade de reciclagem do lixo, com pedido de urgência dos órgão ambientais para solucionar problemas com acondicionamento e acúmulo de lixo, foi solicitado prorrogação de 90 dias para atender os apontamentos.
    No final da tarde do dia 4, duas reuniões: uma com integrantes do PTB e outra com a executiva do PP no gabinete do prefeito reformado e pintado. Para os próximos dias, já está programada uma viagem para Brasília, quando serão assinados convênios, entre eles o para viabilizar recursos para o asfaltamento de estradas. O Secretário de Obras do Estado, Cesar Busatto (PTB), também será consultado para viabilizar o empréstimos de máquinas para auxiliar na conservação das estradas do interior.
    Projetos encaminhados: calçamento das ruas Moisés Mondadori, Travessa Flor do Ipê e 26 de Maio. Abertura de estrada que dá acesso a aviários integrados à Doux/Frangosul na Capela Pompéia. Conserto das máquinas com problemas mecânicos.

MARIELE É A VICE-CAMPEÃ ESTADUAL INFANTIL DE XADREZ

           Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro estiveram participando do JERGS Final Estadual de Xadrez em Sarandi / RS, representando a 23ª Coordenadoria de Educação, os alunos da Escola Estadual de Educação Básica Frei Casimiro Zaffonato  Arthur Camatti Guerra - Modalidade Mirim Masculino, Gabriela Magero Conte - Modalidade Mirim Feminino,  Mariele Brollo Zanotto – Modalidade Infantil Feminino e Ane Monego Castagna Modalidade Juvenil Feminino.
          A enxadrista Mariele Brollo Zanotto conquistou o 2º lugar estadual em sua categoria recebendo a Medalha de Prata.
Parabéns a Mariele pelo título de vice-campeã e aos demais participantes pelo ótimo desempenho conquistado. Destacamos que pela 2ª vez nossa escola é premiada nesta categoria do JERGS, sendo que em 2011 a aluna Pietra Paim Araldi obteve este mesmo resultado.