29 de agosto de 2013

FREIS RECEBEM TÍTULO DE CIDADÃO IPEENSE

Freis Germano, Raul e Eudes
Com o Plenário da Câmara lotado, ipeenses prestigiaram a solenidade realizada na quarta-feira, 28, onde na oportunidade os Reverendíssimos Freis Germano Miorando, Raul Suzin e Eudes Roque Zanon foram agraciados, cada qual recebendo  o Título de Cidadão Honorário de Ipê. 

Estiveram participando da solenidade além de autoridades locais, a Excelência Reverendíssima Dom Irineu Gassen - Bispo Diocesano de Vacaria e o Reverendíssimo Senhor Frei Cleonir Paulo Dalbosco - Ministro Provincial dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. 

O  Projeto de Decreto Legislativo que conferiu ao Reverendíssimo Frei Eudes Roque Zanon o Título de Cidadão Honorário de Ipê foi de autoria do Vereador Ivar Guerra. Frei Eudes assumiu como Pároco a Paróquia São Luiz Rei em Ipê no dia 24 de janeiro de 2010, exercendo essa função até o dia 02 de fevereiro de 2013. Durante esse período de três anos nesta Paróquia e Município realizou um planejamento pastoral, juntamente com as comunidades que fazem parte da Paróquia e entidades do Município, no qual obteve muito apoio, e assim foi realizado um trabalho abraçado por todos. Atualmente, encontra-se no Município de Vacaria. 

Com relação aos Reverendíssimos Freis Germano Miorando e Raul Suzin o Projeto de Decreto Legislativo que concedeu a eles o Título de Cidadãos Honorários de Ipê foi de autoria dos seguintes Vereadores: Neudi José Balancelli, Adilso Ivan Salvador, Gislaine Ziliotto, Luciana Gallio Paim, Onoir Tadeu Zulianelo da Silva e Ricardo Reginatto. Frei Germano foi Pároco de Ipê de 2006 a 2010, também, desenvolvendo um excelente trabalho na comunidade. Frei Germano desde  2011 mora em Lagoa Vermelha, onde é vigário Paroquial e Guardião. Frei Raul, tendo como Lema de Ordenação Sacerdotal "Construir pelo Evangelho", foi nomeado em 01 de janeiro de 2005 como Membro da Fraternidade Nossa Senhora de Fátima em Ipê para os seguintes Ministérios: Guardião, Vice-Mestre do Aspirantado - Vigário Paroquial, Assessor das Irmãs Clarissas Capuchinhas (Flores da Cunha), Coordenador da CRB - Núcleo de Vacaria e Conselho Diocesano de Pastoral, permanecendo no Munícípio de Ipê até início do ano de 2011. 

27 de agosto de 2013

IPÊ REGISTRA NEVE

Cidades da Serra Gaúcha registraram neve durante a madrugada e manhã desta terça-feira, 27 de agosto. Nos municípios de Antônio Prado e Ipê os flocos brancos fizeram a alegria das pessoas, que relataram por redes sociais o fenômeno, que não se repetia com tamanha intensidade na serra gaúcha há muito tempo. 
Uma massa de ar polar associada à umidade favoreceu a ocorrência de neve no Estado, atingindo cerca de 25 municípios.
O último registro de acúmulo de neve no município foi há 19 anos, em 1994.

26 de agosto de 2013

CHAMA CRIOULA PASSA POR IPÊ

Neste sábado, 24 de agosto, o município de Ipê recebeu a Chama Crioula, acolhendo os demais municípios que compõem a 8ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul.
Um grupo de cavalarianos, capitaneados pelo Patrão Giovani Mussatto, buscou a Chama Crioula, próximo a Nova Roma do Sul. Símbolo da Semana Farroupilha, a Chama foi acesa no município de General Câmara e dividida em 30 partes.
No domingo, 25 de agosto, foi realizada uma solenidade no CTG Tronco do Ipê. Na oportunidade, o Prefeito Valério Marcon, a corte de soberanas e secretários do município acolheram os visitantes. Na ocasião, Eduardo Mello, coordenador do Grupo de Cavalgada 35ª de Lagoa Vermelha, foi o homenageado da 8ª Região Tradicionalista.
A Chama Crioula seguiu para o município de Vacaria.


5 de agosto de 2013

FALECIMENTO DE CHICO SEMIN

Ladir Cemin (Chico), faleceu no dia 02 de agosto último vítima de infarto em São Paulino. Homem público, foi vereador por três legislaturas: 1997-2000/2001-2004/2005/2008. presidiu a Câmara de Vereadores em 2005.
Desde a criação do município, Chico Semin é o terceiro político que obteve cargo eletivo a falecer, antes dele foi o ex-vereador Osmar Vargas dos Santos. e o ex-prefeito Protázio Guazelli.

ESCOLHIDAS AS SOBERANAS DE IPÊ

No dia 3 aconteceu a escolha da rainha e princesas de Ipê. Gisele Brollo Zanotto é a rainha de Ipê. As princesas são: Mariele Benetti e Roberta Girotto Vargas. O evento aconteceu no Salão Paroquial, Centenário, com suas dependências completamente tomadas. A promoção foi da
Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e teve na organização a ACISA e ASSUNI. Os vestidos foram desenhados pela estudante de design, Juliana Boff Cecatto.
Esta é a 3ª edição do evento: 2009/2010: Rainha Jennifer Werner - Princesas Bruna Castagna Tomé e Magda Michelotto Piazza; 2011/2013: Princesas Caren Andrigheti Grazziotin Júlia Monego Castagna e como Rainha a Telmara Maziero Paim Bernardi.
Marieli, Gisele e Roberta