28 de outubro de 2015

MULHERES FORMAM ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER


 O Outubro Rosa se encerra com a crianção de uma associação Feminina de Combate ao Câncer de Ipê. A iniciativa é de um grupo de mulheres que há alguns anos se reúne para organizar o tradicional jantar com palestra Outubro Rosa. O encontro foi coordenado por Maria Guerra, contou com a presença de 10 mulheres entre elas a mãe do prefeito Valério Marcon, da 1ª Dama Eliane Faé Marcon, presidente da Entidade Assistencial Ipeense, Iremi Tiepo Colombo, da presidente do Grupo da 3ª Idade Ivone Zanotto Tiepo e da Secretária de Educação Stela Mare Slongo Zanotto. A Senadora Ana Amélia Lemos foi convidada para ser a madrinha da entidade que se forma e enviou um vídeo mensagem parabenizando a iniciativa.

Entre os objetivos da nova entidade está de amparar as pessoas portadoras de câncer e seus familiares que enfrentam dificuldades financeiras ou afetivas. A entidade vai organizar promoções para arrecadar fundos para auxiliar nos casos mais necessários.

A partir de agora, o grupo vai buscar a adesão de novas voluntárias.




25 de outubro de 2015

FESTIVAL VAI HOMENAGEAR MOISÉS MONDADORI


O Festival do Risoto vai acontecer no lançamento oficial da Festipê 2016, no início de abril do próximo ano, e vai prestar uma homenagem a Moisés Mondadori, importante acordeonista da história do folclore gaúcho. As entidades estão se organizando e vão preparar o cardápio pensando na cultura culinária dos que povoaram nossa comunidade, entre eles o Imigrante, o africano, e o índio, com ingredientes tradicionais e os orgânicos.

QUEM FOI MOISÉS MONDADORI
Paixão Côrtes foi historiador e idealizador da Semana Farroupilha e pesquisou Moisés Mondadori.

que diz: "Mas tão importante quanto a ideia da chama crioula, ou a da criação do CTG 35, o movimento foi relevante como impulsionador das pesquisas que foram empreendidas rumo ao Interior em busca das raízes e do folclore gaúcho. Paixão encontrou em Ipê (hoje município, mas que antes pertencia a Vacaria) o velho gaiteiro Moisés Mondadori, o mais importante da “geração gramophone”, que foi o primeiro a gravar a música Boi Barroso num disco prensado pela casa A Elétrica em 1913.
No livro A sanfona de oito baixos na música instrumental brasileira - Por Leonardo Rugero Peres (Leo Rugero)
Encontra-se
A música instrumental da gaita-ponto:
No sul do Brasil, especialmente no Rio Grande, a gaita-ponto está indissociavelmente relacionada à interpretação de temas musicais que acompanham as danças tradicionais gaúchas. Através de selos musicais regionais como a Casa “A elétrica”, a música da gaita – ponto começa a ser registrada ainda no segundo decênio do século XX.
É provável que a gravação original de Boi barroso, em 1914, por Moisés Mondadori, seja o “marco zero” da história oficial da gaita-ponto brasileira. Também conhecido por Maestro Cavalheiro Moisé Mondadori, foi indubitavelmente um percursor na discografia da gaita-ponto de 8 baixos à nível nacional, tendo regravado esta música em 1974 à convite de Marcus Pereira para a coleção “Musica Popular do Sul”.

Trailer do Filme Casa A Elétrica 
PaIxão Côrtes entrevistando Moisés Mondadori


23 de outubro de 2015

AS MELHORES CIDADES DO BRASIL EM 2015

   

     Um ranking inédito com os munícipios que mais se destacaram em um conjunto de indicadores das áreas fiscal, economica, social e digital.

   Com pouco mais de 6 mil habitantes, Ipê está na 203ª melhor cidade do Rio Grande do Sul e a 1.716ª do Brasil. A pesquisa, realizada pela agência Austin Rating e publicada pela Revista IstoÉ em setembro, reconheceu as mais inspiradoras práticas de gestão no âmbito municipal e mapeou o nível socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros.

   Para a elaboração do ranking “As Melhores Cidades do Brasil 2015”, os municípios foram divididos de acordo com o tamanho de sua população: grande porte (acima de 200 mil habitantes), médio porte (de 50 mil a 200 mil habitantes) e pequeno porte (até 50 mil habitantes). Curitiba (PR) foi a campeã na categoria grande porte; Itajaí (SC) foi a campeã na categoria médio porte; e Congonhas (MG) foi a campeã na categoria pequeno porte.

   Em cada município, foram analisados os indicadores sociais (demografia, habitação, qualidade de vida, saúde, risco juvenil, vulnerabilidade e educação), fiscais (receita total, receita tributária, despesa total, resultado primário, autonomia fiscal, despesas com pessoal e encargos sociais), econômicos (PIB municipal, PIB per capita, carga tributária, comércio exterior, frota de veículos, população economicamente ativa e rendimento médio) e digitais (domicílios com computadores, domicílios com computadores e acesso à internet e domicílios com telefones móveis).
   Entre os municípios vizinhos, com o mesmo tempo de emancipação, Ipê se destaca e entre os 12 municípios que compõem a Amucser, ocupa a 3ª colocação.

Confira a posição em nível nacional dos municípios vizinhos:
Caxias do Sul                       – 5º         Lugar
Vacaria                                  – 245º    Lugar (*)
Flores da Cunha                  – 373º    Lugar
Antônio Prado                      – 778º    Lugar
Bom Jesus                            - 1.561   Lugar (*)
Ipê                                          – 1.716º Lugar (*)
Nova Roma do Sul             – 2.035º Lugar
Vila Flores                            – 2.149º Lugar
Nova Pádua                         – 2.475º Lugar
Campestre da Serra           – 2.698º Lugar (*)
Esmeralda                            - 2.721º Lugar (*)
Pinhal da Serra                   - 2.999º Lugar (*)
Muitos Capões                    - 3.040º Lugar (*)
São José dos Ausentes     - 3.285º Lugar  (*)
Protásio Alves                      - 3.756º  Lugar
André da Rocha                   - 3.791º Lugar (*)
Jaquirana                              - 3.957º Lugar (*)
Monte Alegre dos Campos - 3.988º Lugar (*)
Capão Bonito do Sul            - 4.532º Lugar (*)

(*) Municípios que fazem parte da Amucser.


Confira o estudo completo no site www.melhorescidadesdobrasil.com.br.

PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO DE BOCHAS É FEITA COM JANTAR

  Realizado pela Prefeitura de Ipê, através da Secretaria de Esporte e Turismo, em parceria com a Entidade Assistencial Ipeense, o certame contou com a participação de 30 equipes. Este ano o campeonato teve inovações, passou a ser regional em equipes, jogos de casais e jogos femininos. Com a participação de mais de 200 pessoas, foi realizada sábado (18) o jantar e premiação e entrega de medalhas aos participantes. O evento aconteceu no Salão Centenário.
   Foram, premiados os jogadores mais jovem, Miguel Pontel e o mias experiente, Sr. Raimundo Piazza.
   Na categoria feminina a equipe Segredo e Cia ficou em 3º Lugar, As Poderosas em 2º Lugar e a grande Campeã Entidade Assistencial Ipeense.
   Na modalidade casais o 4º Lugar ficou com a equipe da Capela Dois Corações. O 3º Lugar com a equipe Trans Marcon, o 2º Lugar foi para a equipe Agropecuária Benetti e o 1º Lugar com a equipe Bortolozzo.
   Na categoria masculino, a classificação ficou assim: 4º - A Lisboa, 3º - Padaria Rigo/Bar Pereira, 2º - Lugar Linha 30 e a grande Campeã foi São Valentin.

   Além do prefeito Valério, secretários e vereadores, também estava presente o prefeito de Protásio Alves, Jusandro Bortolon (PP).


1º Lugar Feminino
1º Lugar - Casais
1º Lugar Masculino
                                 

PREFEITURA É PREMIADA PELA TRANSPARÊNCIA

   O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) a lista dos Executivos e Legislativos municipais agraciados na 2ª edição do Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet. A premiação consiste na concessão de um diploma aos gestores municipais e na disponibilização de um selo digital em reconhecimento às iniciativas governamentais que prestigiam a transparência e o controle social.
   Os sites foram avaliados entre os dias 1º de julho e 14 de agosto de 2015, com base em metodologia desenvolvida pelo TCE-RS que permite aferir se os Poderes disponibilizam informações relacionadas às suas atividades, conforme previsto nas leis de Acesso à Informação (LAI), de Responsabilidade Fiscal e Complementar. A entrega do diploma aconteceu no dia 20 de outubro, no Auditório do Ministério Público.
   O município de Ipê foi contemplado com o prêmio na categoria Executivo, ocupando a 9ª colocação no rancking estadual. É o 2º prêmio consecutivo que a Prefeitura de Ipê recebeU nesta categoria.


PRODUTORES DE ALHO DO BRASIL REUNIDOS EM IPÊ

   O 28º Encontro Nacional de Produtores de Alho, promovido pela Associação Nacional de Produtores de Alho- ANAPA, pela Associação Gaúcha de Produtores de Alho – AGAPA, E Prefeitura Municipal, foi realizado no dia 23 de outubro, aqui no município de Ipê. Os participantes assistiram a palestras técnicas, apresentação da situação da cultura do alho nos estados do sul, o mercado do alho e as perspectivas para safra 2015/2016.
   Segundo o IBGE, Ipê é o maior produtor de alho do Rio Grande do Sul. Com cerca de 350 hectares plantados, é a maior área de produção do estado, média de 50 produtores. Cada hectare de alho produz em média 11 toneladas, o equivalente a uma produção anual de 3.850 toneladas. No país a média dos últimos anos é de 110 mil toneladas, se destacando os estados do Rio Grande do Sul e Goiás.




 

8 de outubro de 2015

GINÁSIO DE ESPORTES RECEBE PISO PADRÃO LNF

  Foi concluída na tarde de quinta-feira (08) a colocação do piso oficial da Liga Nacional de Futsal – LNF na quadra municipal de esportes de Ipê.
   Antes disso, a quadra recebeu um piso modular de polipropileno, com camada de borracha reciclada de pneus. De acordo com a Secretaria de Turismo, a Prefeitura iniciou a colocação de uma manta de vedação no telhado, evitando goteiras na quadra e a durabilidade do novo piso é muito maior. Outro fator que o diferencia, é a ausência de impacto, o que evita muitas lesões nos atletas. Além de futsal, a quadra terá demarcação para a prática de handebol e vôlei.
   Interditada após a realização da ExpoIpê, em abril do último ano, a retirada do antigo piso de madeira iniciou em julho.
   A quadra será inaugurada com a presença da equipe de Futsal de Carlos Barbosa, a ACBF. A data ainda não foi definida.



6 de outubro de 2015

VISITAÇÃO INAUGURA ROTA TURÍSTICA

  Projeto pioneiro iniciado com a Festipê e Expoipê e intensa divulgação das potencialidades do município segue com este primeiro passeio, inaugurando uma das rotas turísticas de Ipê.

   Na tarde do dia 05 de outubro, segunda-feira, estiveram visitando o município de Ipê cerca de 90 integrantes do Projeto Conviver da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul. Os integrantes foram recepcionados pelo Prefeito Municipal e em seguida fizeram um passeio turístico pelo município com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Lazer. Na Vila Segredo foram recepcionados pelo Grupo da Terceira Idade Vida Nova e conheceram a Igreja de São Pedro e a Vinícola Segredo com suas respectivas histórias. Já na sede do município, visitaram a empresa D’Vieri, na qual conheceram todo o processo de produção do garrafão para vinho feito com 100% de sucata de vidro, e a Casa do Artesão, quando puderam conhecer todo o artesanato produzido no município com os mais diversos materiais. Nos meses de outubro e novembro mais grupos do mesmo projeto estarão visitando o município de Ipê, e outros pontos turísticos podem ser colocados na rota, dependendo do interesse dos visitantes e do tempo que dispõem.





6º ENCONTRO DE CORAIS

Coral Flor do Ipê
Com a Promoção do Coral Flor do Ipê e apoio da Administração Municipal no dia 3 de outubro aconteceu a 6ª edição do Encontro de Coros no município de Ipê. Além do Coral Flor do Ipê, 10 coros da região se apresentaram na Igreja Matriz São Luiz Rei. As Soberanas do município acompanharam os visitantes até o Museu Municipal e a Casa do Artesão. À noite teve confraternização no Salão Centenário com um café colonial.


PARTICIPANTES

CORAL TÍPICO DE OTÁVIO ROCHA
CORAL ECO DEI MONTE DE PROTÁSIO ALVES
CORAL HOSPITAL TACCHINI DE BENTO GONÇALVES
CORAL CÊNICO CAMPESTRE DE CAMPESTRE DA SERRA
CORAL A VOZ DO VALE DE SANANDUVA
GRUPO DE CANTORIA VOCCE DEI MONTI DE CORONEL PILAR
CORAL MUNICIPAL DE NOVA ROMA DO SUL
ASSOCIAÇÃO CORAL BALNEÁREO DE ARROIO DO SILVA SC.
CORO MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA
CORAL SANTA CECÍLIA DE NOVA PÁDUA

CORAL FLOR DO IPÊ DE IPÊ
Alana, Lara e Camila