A Ronda da Cidadania, promovida pelo Poder Judiciário e Prefeitura Municipal, com o apoio de diversas entidades do município, fez parte e abriu a 14ª Semana do Município. A abertura oficial aconteceu no palco montado ao lado da Igreja Matriz, no dia 8, com o pronunciamento do Prefeito Municipal, Darci Zanotto. Durante a programação, na Ronda da Cidadania, foram prestados serviços à comunidade como a confecção de Carteiras de Identidade, CPF, medição de pressão arterial e orientação sobre os temas em que as entidades estão envolvidas. A 1ª Feira do Livro fez parte do evento com a presença dos escritores: Luiz Carlos de Lucena, Dilan Camargo e João Carlos Paixão Côrtes. No final da tarde, o Grupo Pampa do Rio Grande e Paixão Côrtes encerraram as atividades com um show tradicionalista e apresentação de danças folclóricas.
A programação teve continuidade no domingo, dia 9, com o encontro da família do músico Moisés Mondadori, oportunizando o resgate oral e histórico deste importante expoente da música gaúcha. Marcaram presença neste encontro, entre outras autoridades e descendentes do artista, o presidente em exercício da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Edivar Francisco Appio, o presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, o ipeense Afonso Agostini, o pesquisador e historiador João Carlos Paixão Côrtes (foto), professor da
UCS Normélio Zanotto e o professor da Universidade de Santa Catarina Ademir José Mondadori. O evento aconteceu no Clube Ideal com depoimentos, almoço e entrevistas buscando mais informações sobre o acordeonista.
Prosseguindo a programação da Semana do Município, foi realizado um ciclo de palestras com o especialista em psicopedagogia, Selmiro Paulo Wolfarth, na sede do município e distritos, abordando assuntos relacionados à auto-estima, sexualidade, limites, alcoolismo e drogatização.
O encerramento da 14ª Semana do Município aconteceu no dia 15 com a abertura oficial do 8º Rodeio Crioulo de Ipê, no parque de Rodeios do CTG Tronco do Ipê, que durante os dois dias reuniu um grande número de tradicionalistas de diversas cidades da região.
Cavaleiro Moisé
Segundo o pesquisador do nosso folclore musicoreográfico, João Carlos Paixão Côrtes, Moisés Mondadori foi um dos primeiros intérpretes a gravar pelo selo "Casa A Elétrica" solos de acordeão, e que produziu, posteriormente, gravações das primeiras músicas tidas de caráter folclórico do Rio Grande do Sul, tais como Boi Barroso, Trovas Gaúchas, A Chegada dos Três Reis, Anu, etc sob o título 'Cantos Rio Grandenses' (fonte Músicas, Discos e Cantares - Fonografia Rio-grandense), isso entre os anos de 1910 e 1915, o que lhe valeu o título de Maestro Cavaleiro Moisé Mondadori. Paixão Côrtes manteve seu primeiro contato com Moisés Mondadori em 1972, em sua residência na Linha Virgínia, interior de Ipê.
Segundo a secretária de educação Leniza M. Guerra, é intenção do Poder Público incentivar a criação da Fundação Moisés Mondadori, que seria responsável pela guarda de todo o acervo histórico e cultural envolvendo o artista.