O dia da posse
|
Pepe, Portalupi, Carlos, Valério e Ricardo |
Às 9 horas foi celebrada missa em ação de graças pelo Frei Eudes Zanon com a presença do prefeito Valério, vereadores Vino e Pepe e do suplente Agostini.
Às 10h aconteceu a cerimônia de posse dos eleitos foi no Clube Ideal. A sessão foi presidida pelo vereador Etelvino Zanotto (PP), o mais velho entre os vereadores. Após a solenidade foi feita a eleição da mesa diretora, que será presidida pelo Vereador Adilso Salvador (PT). Enquanto isso, o prefeito Valério recebia as chaves da Prefeitura do seu antecessor Carlos Zanotto (PMDB). Ao meio dia, no salão Centenário, mais de 1000 pessoas confraternizaram com almoço organizado por correligionários do PP e PTB e simpatizantes. Em seguida teve baile com Os Bertussi. Na oportunidade o prefeito anunciou seus secretários:
Educação: Stela Slongo Zanotto - professora estadual e ex-diretora da Escola Frei Casimiro - PP
Obras: Valter Parizotto - vereador a se licenciar - PP. Em seu lugar na Câmara de Vereadores assume o 1° suplente Paulo Agostini (PP).
Administração - Marilene Mussato Scopel - funcionária de carreira da Prefeitura Municipal - PP
Agricultura - Valdir Bueno - ex-vereador e funcionário de carreira da Prefeitura - PTB
Saúde - Carla Dalazen Scopel - trabalhou no Hospital São José e Secretaria de Saúde em antônio Prado- PTB
Os primeiros dias
A prioridade nos primeiros dias da administração foi fazer a coleta do lixo acumulado nos últimos dias do ano. As máquinas foram recolhidas para revisão e as que apresentavam problemas mecânicos passaram por uma perícia antes de serem mandadas para o conserto: em condição de uso estavam três caçambas, uma retroescavadeira e uma patrola. Entradas e acessos para a cidade e algumas estradas do interior foram roçadas. Em São Vicente foi aberto valos para colocar as mangueiras visando o abastecimento de água naquela comunidade.
No interior do prédio da prefeitura foram feitas reformas como a pintura do gabinete do prefeito e reorganização das salas para atendimento ao público. As primeiras portarias, mais de 30, assinadas pelo prefeito foram para nomear os 5 secretários municipais: Valter Parizotto (obras); Carla Scopel (saúde), Marilene Mussato Scopel (administração); Stela Slongo Zanotto (Educação) e Valdir Bueno (agricultura). Fazenda e Esportes não serão nomeados: segundo Valério, na fazenda um cargo de confiança vai acompanhar o setor de finanças e nos esportes será formada uma comissão para organizar atividades esportivas. Foram reduzidos FGs e horas extras. Com essas medidas, espera-se, num primeiro momento, uma economia, com folha de pagamento, em torno de 20 mil neste primeiro mês.
Há vários processos na justiça, contra a prefeitura de Ipê, principalmente com relação a medicamentos de casos especiais, que estão sendo revisados. A unidade de reciclagem do lixo, com pedido de urgência dos órgão ambientais para solucionar problemas com acondicionamento e acúmulo de lixo, foi solicitado prorrogação de 90 dias para atender os apontamentos.
No final da tarde do dia 4, duas reuniões: uma com integrantes do PTB e outra com a executiva do PP no gabinete do prefeito reformado e pintado. Para os próximos dias, já está programada uma viagem para Brasília, quando serão assinados convênios, entre eles o para viabilizar recursos para o asfaltamento de estradas. O Secretário de Obras do Estado, Cesar Busatto (PTB), também será consultado para viabilizar o empréstimos de máquinas para auxiliar na conservação das estradas do interior.
Projetos encaminhados: calçamento das ruas Moisés Mondadori, Travessa Flor do Ipê e 26 de Maio. Abertura de estrada que dá acesso a aviários integrados à Doux/Frangosul na Capela Pompéia. Conserto das máquinas com problemas mecânicos.