28 de dezembro de 2019

PADRE OSVALDO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO IPEENSE

O pároco responsável pelas paróquias de Vila Segredo e Vila São Paulo, Padre Osvaldo Carballosa González, recebeu da Câmara de Vereadores de Ipê o título de Cidadão Honorário Ipeense. A iniciativa foi dos vereadores Alcione Pellin Cavalheiro (PDT), Alecir Benetti (PP), Ivar Guerra (PP) e João Paulo Zanotto (PP), com aprovação unanime do Legislativo. A Sessão Solene foi realizada dia 26 de dezembro na Igreja Matriz de Vila Segredo, às 19h30min com a participação do prefeito municipal Valério Marcon, Bispo Diocesano Dom Silvio Guterrez, Bispo Emérito Dom Orlando Dotti, pároco da Paróquia São Luis Rei, Frei Clair Zampieron, representantes das comunidades de Vila São Paulo e da Vila Segredo.
Pe. Osvaldo, natural de Cuba, vai atuar na paróquia de São João da Ortiga e celebrou sua última missa na comunidade da Vila Segredo no dia 25 de dezembro. Para o seu lugar foi nomeado o padre Maiquel Cleber Sachetti.

 

Confraternização


Prefeito Valério em seu pronunciamento

Dom Sílvio Guterrez
Fotos: Fanpage Vila Segredo e Valério Marcon-Ipê

27 de dezembro de 2019

NATAL IDEAL 2019


    Ipê contou com uma programação de Natal repleta de alegria, música, brincadeiras, atividades descentralizadas e reflexão, vivenciados em mais uma edição do Natal Ideal, a 10ª. Entidades do município em parceria com a prefeitura e paróquia São Luís Rei, promoveram cerca de 30 atrações desde o dia 7 até seu encerramento neste dia 26.
      O objetivo é "espalhar o espírito natalino" para as pessoas que acreditam na alegria e magia do Natal, afirma o coordenador do Natal Ideal, Rogério Marcon. "Fizemos o possível para encantar e emocionar integrando as entidades para resgatar os significados dessa época tão especial", diz.       
      A programação iniciou-se no dia 07 de dezembro com o Baile da ACISA. No dia 08 teve a abertura oficial do natal ideal com a celebração da 1ª Missa Maranatha, inauguração da Cidade dos Presépios e homenagens aos 32 anos de emancipação. Durante a semana que se seguiu, alunos das escolas municipais e estadual passearam de Dindim, realizaram suas festividades natalinas. Teve ainda a realização de três Serenatas de Natal para mais de 60 pessoas com problemas de saúde. A Vila São Paulo realizou a Chegada do Papai Noel em São Paulino e na Vila Segredo, a Associação Pró-Segredo fez acontecer o tradicional Natal em Segredo. No dia 22 a Praça Frei Eduardo ficou lotada para o Natal da Criança Ipeense com brinquedos infláveis, Saúde na Praça, passeios de Dindim, distribuição de lanches e brinquedos e a chegada do Papai Noel. Contou ainda com a bênção aos frequentadores da Praça e em seguida a teve a encenação do nascimento de Jesus. No dia 24 foi celebrada, no salão paroquial, a Missa de Natal e seguida fogos de artifício ao lado da Praça. As duas missas do Natal do Senhor encerraram a programação do dia 25. O dia 26 foi marcado pelo sorteio da promoção Ipê Premiado da ACISA e a confraternização entre representantes das entidades envolvidas na organização do Natal ideal deste ano.



"Parabéns aos idealizadores deste jantar. Mais uma vez se percebe que a União faz a força. Unidos somos fortes. Nesta unidade se faz um.Ipê Ideal. Obrigado a todos(as) que em pequenos gestos fizeram grande história." - Frei Clair Zampieron após o jantar de confraternização dia 26 de dezembro de 2019.

Decoração sustentável

A decoração natalina chamou a atenção dos moradores e visitantes. Mesclado entre as tradicionais luzinhas estavam os enfeites feitos a partir de garrafas pet confeccionados pelo grupo Esperança, 3ª Idade, colocados na Praça da Emancipação, Escola Frei Casimiro, Praça Frei Eduardo e sinos pendurados junto às luminárias nas ruas centrais da cidade.



Cidade dos Presépios.



Grande Momento deste Natal Ideal foi a Cidade dos Presépios montada ao lado da Praça Frei Edurado com 20 presépios feitos pelas capelas da paróquia e entidades.



Decoração na praça Frei Eduardo
Cidade dos Presépios
Decoração ao lado da Praça Emancipação
Frei Clair e Frei Augusto na 1ª Missa Maranatha
Decoração no interior da Igreja Matriz de Ipê
Decoração em frente à Escola Frei Casimiro
Abertura Missa Maranatha e comemoração dos 32 anos de emancipação
Apresentação dos alunos das escolas 
Praça Frei Eduardo
Passeios de Dindim
Encenação de Natal - Grupo de Teatro Ipê
Apresentação os Alunos das Escolas
Chegada do Papai Noel
Jantar de confraternização entre entidades
Jantar de confraternização entre entidades

20 de dezembro de 2019

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL CEDE TERRENO AO GRUPO ESCOTEIRO IPÊ

Na quinta-feira, 19, o Prefeito Municipal Valério Marcon assinou o termo de concessão de imóvel para ser utilizado pelo Grupo de Escoteiros de Ipê.
O terreno de 628m2 está localizado na Rua Pinheiro Machado, esquina com a Travessa Guaiba. No local a entidade pretende construir a sua sede.

12 de dezembro de 2019

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL RECEBE PRÊMIO DESTAQUE ESTADUAL 2019


Na noite de ontem, 11, na sede da FAMURS em Porto Alegre, a administração de Ipê recebeu mais uma premiação como destaque do Estado do Rio Grande do Sul.

O título foi concedido por uma comissão julgadora da Revista Em Evidência, formada por membros da Revista Em Evidência, da CDP- Consultoria Direito Público e da Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, que elegeu a gestão do prefeito Valério Marcon como destaque estadual 2019.

Segundo o prefeito Valério "a premiação reforça o compromisso assumido como gestor público, sempre trabalhando com planejamento e transparência, cuidando do dinheiro público com zelo e retornado para a comunidade em obras e ações que impulsionam o desenvolvimento do município", destacou.

11 de dezembro de 2019

INAUGURADA GALERIA E RUA ENTRE ESTRADA JULIO DE CASTILHOS E RS-122

Na manhã do dia 11 de dezembro, a Administração de Ipê entregou mais uma obra para a comunidade, a galeria que dá escoamento ao Rio Leão. Na obra, que possui 14m de galeria de concreto armado, foram investidos R$ 40mil com recursos próprios.
A galeria se localiza no trevo da rua Daniel Zanotto com a estrada Julio de Castilhos e a RS 122. A rua onde foi instalada a galeria recebeu o nome na noite de ontem, 10, através de projeto de lei legislativo apresentado pelo vereador Alcione Pellin Cavalheiro na Câmara de Vereadores, passando a se chamar Rua Raimundo Zanotto.


O prefeito municipal, Valério Marcon, enalteceu a todos que trabalharam para a conclusão da obra que teve inicio em 2016. Segundo o prefeito, era uma demanda da população e que foi planejada e executada visando eliminar problemas de alagamento atuais e futuros.



9 de dezembro de 2019

MISSA MARANATHA ABRE O NATAL IDEAL

Em sua 10ª edição o natal Ideal movimentou a cidade neste final de semana. As atrações começaram na quarta-feira, dia 4 com a apresentação do Dindim e a prestação de contas da reforma, feita com recursos destinados pelo Festival do Risoto. No sábado o tradicional baile de encerramento de ano da ACISA abriu a programação oficial e no domingo uma solenidade que conciliou três momentos distintos: 32º Aniversário de emancipação, Dia da Imaculada Conceição e Abertura oficial das festividades do Natal Ideal. Às 20 horas em ponto os sinos dobram para chamar a atenção dos presentes para o momento histórico que estava por acontecer. As soberanas do município abriram as atividades dando as boas vindas e apresentando a introdução e do que estaria por acontecer. Na sequência a celebração da 1ª Missa Maranatha da Paróquia São Luís Rei presidida pelo pároco Frei Clair Zampieron e Frei Augusto Denardi acompanhados por um coral de aproximadamente 100 vozes.

Entre os ritos da celebração e os cantos em aproximadamente duas oras de duração, alguns eventos completaram as homenagens da noite. - Bolo  comemorativo aos 32 anos de emancipação
- Coroação da imagem da Imaculada Conceição
- Pronunciamento do prefeito Valério Marcon
- Abertura Oficial do Natal Ideal com prefeito entregando a chave da cidade ao Papai Noel.
- Hasteamento da bandeira do município pelo Grupo de Escoteiros Ipê.
- Passeio de Dindim.





Abertura da programação (soberanas)


Boa Noite.


Nesta data Ipê comemora seus 32 anos de fundação. Data cívica que enaltece o trabalho de nossos antepassados motivo de orgulho para os moradores deste município.

Estamos abrindo a programação oficial do Natal Ideal em sua 10ª edição. Um trabalho de muita dedicação e envolvimento comunitário, fortalecido pele espírito voluntário, uma característica marcante da nossa comunidade.

Comemoramos também neste 8 de dezembro, o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
A Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição é a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original. Desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina.
Para marcar este acontecimento, hoje celebramos a Missa Maranatha.

História - Frei Wilson João Sperandio, foi o idealizador da Missa Maranatha. A história dessa celebração começou unindo dois fatos. No início de 1977 padre Zezinho lançou um LP com o título “Maranatha”, termo hebraico que significa “Vem, Senhor Jesus!”. “Era uma missa toda cantada para o tempo do Advento e combinava com o tempo da festa da padroeira da paróquia Imaculada.
Para concretizar seu sonho, frei Wilson convidou o conjunto musical Ego Mecanóide que, segundo ele, logo “topou a parada”. Para acompanhar o conjunto, o então pároco convidou cerca de 120 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que formaram um grande coral e, no dia 8 de dezembro de 1977, foi apresentada pela primeira vez em Caxias do Sul a Missa Maranatha. A novidade logo se transformou em evento permanente, atraindo, todos os anos, milhares de pessoas.

E para presidir a celebração da 1ª missa Maranatha na paróquia de São Luiz Rei, o pároco Frei Clair Zampieron, Frei Augusto Denardi e o Coral formado por 100 vozes.

FREI CLAIR CONDUZ A CELEBRAÇÃO ......................


CIDADE DOS PRESÉPIOS, ATRAÇÃO DO NATAL IDEAL

No dia 08 de dezembro foi apresentada para a comunidade Ipeense e visitantes a Cidade dos Presépios com 20 presépios montados por entidades e capelas do interior. A atração está localizada no entorno da Praça Frei Eduardo, no centro da cidade, e faz parte da programação da 10ª edição do Natal Ideal de Ipê. Os presépios foram construídos com diversos materiais alternativos aos enfeites tradicionais que são encontrados no comércio.
Segundo o coordenador do Natal Ideal, Rogério Marcon, a ideia de criar a Cidade dos Presépios surgiu na primeira reunião de organização do evento realizada em abril com as entidades do município. Na ocasião foi sugerido que algumas entidades confeccionassem presépios, mas o Frei Clair Zampieron, pároco, incentivou a ideia e disse que não só as entidades, mas as capelas iriam fazer seu presépio e formariam a Vila dos Presépios, ao redor da Praça. A partir dai, com o apoio da Secretaria de Turismo, o frei tomou a frente e organizou a montagem da Vila dos Presépios que mais tarde passou a chamar-se Cidade dos Presépios para evitar comparações com atrações similares na região. A atração ficará exposta para visitação até o final do ano.


Ao todo são 20 presépios de 13 capelas e 7 entidades: AAPCAI - Jornal #ipêemnotícia - Grupo da 3ª Idade Esperança - EJA - Cenáculo de Maria - Cursilho - Coral Flor do Ipê - Capela São Bráz - Capela São Valentim - Capela Santo Antão - Capela Santo Antônio do Gomercindo - Capela Santo Antônio da Vendinha do Mel - Capela Nossa Senhora das Graças - Capela Sagrado Coração de Jesus e maria - Capela Nossa Senhora de Lourdes - Capela do Amarilho - Capela Nossa Senhora do Caravágio (Camargo) - Capela de Santa Bárbara - Capela São Paulo do Gomercindo - Capela Nossa Senhora da Salete.






Fotos: Rogério Marcon

30 de novembro de 2019

INAUGURADO PISO E ESCADARIAS NO CENTRO DE EVENTOS


Sob um sol escaldante, mais um investimento inaugurado pelo prefeito Valério Marcon. Assim como as baias, no futuro poderão receber cobertura permanente e melhor atender as festas e eventos realizados no local. A Secretaria de Turismo e Esportes inaugurou na manhã deste dia 30 de novembro, o piso e escadarias no Centro de Eventos. O local está em condições de receber uma Praça de Alimentação. Foram gastos pouco mais de R$ 90 mil para calçar o piso, instalar rede de esgoto e construir duas escadarias. 

Na oportunidade foi realizado um jogo amistoso entre Veteranos do Segredo e um time misto de Ipê, partida vencida pelo Segredo por 3 a 2. O jogo serviu para encerrar a campanha Novembro Azul, mês dedicado à conscientização para o homem realizar exames preventivos de saúde.

Quem também prestigiou a solenidade foi o jogador ipeense Julio Zanotto, ex-atleta da ACBF, que no inicio de janeiro vai jogar na Russia.

Ao meio dia integrantes da administração, prefeito, alguns jogadores almoçaram no local.







27 de novembro de 2019

COMUNIDADE É OUVIDA PARA AQUISIÇÃO DO SEMINÁRIO DE IPÊ

Foi realizada na noite desta quarta-feira, 27, audiência pública para ouvir a opinião da população ipeense quanto a aquisição do Seminário Seráfico Nossa Senhora de Fátima.
O Prefeito Municipal, Valério Marcon, deu abertura a audiência relatando a história do seminário no município, explicou sobre a negociação que está sendo discutida com a Associação Literária São Boaventura, proprietária do prédio, e mostrou os terrenos que estão disponíveis para realizar a permuta.
A permuta entre município e Associação Literária São Boaventura envolveria 13 imóveis cuja metragem equivalem a 28 terrenos tamanho padrão avaliados em R$ 2.797.500,00 em troca do seminário que foi avaliado em R$ 2.900.000,00 com 3.343,50 m2 de área construída.
Na oportunidade manifestaram-se o assessor dos Freis Capuchinos, Joel Gubert, o engenheiro da prefeitura Mateus Marin e o Assessor Jurídico Mauricio Chini que prestaram informações técnicas e jurídicas da negociação.
Após a explanação, vereadores e a comunidade em geral também se manifestaram. A grande maioria foi favorável a aquisição e a partir da agora a Administração Municipal vai formalizar a negociação em lei que será apreciada e votada pelo Poder Legislativo.
Segundo o prefeito, o valor histórico do seminário não tem preço, a história da criação do município passa pelo seminário e com a aquisição garante-se a sua preservação. Esta audiência não era obrigatória, mas segundo Marcon, foi de fundamental importância envolver a comunidade e de forma transparente esclarecer quaisquer dúvidas.




História do Seminário
- É oficialmente inaugurado por dom Frei Cândido Maria Bampi, bispo da diocese, o Seminário Seráfico São Luiz. Os religiosos foram recepcionados com festa em 12 de fevereiro de 1943 . eram eles: Pe. Frei Cláudio Moccelin (superior e professor); Pe. Frei Anselmo Reginatto (Reitor e vice-superior); Pe. Frei Paulo Wonsowski (diretor espiritual e professor); Pe. Frei Eduardo Totti (pároco); e os freis Ernesto Zambonin, Egídio Celuppi, Frei Pedro e Frei Ferdinando.
- Reinauguração do Seminário. O número sempre crescente de alunos fez com que em 16 de novembro de 1954, se iniciassem as obras de ampliação e reforma. Com a reinauguração foi entronizada Nossa Senhora de Fátima, doada pela Ordem Terceira, como protetora dos seminaristas. Passou a se chamar Seminário Seráfico Nossa Senhora de Fátima. Fonte livro "Vila Ipê 50 anos de história"
- No final de outubro de 1996, Frei Sérgio Dal Moro, Provincial dos Capuchinhos, colocaou uma placa em comemoração aos 100 anos da presença dos capuchinhos no Rio Grande do Sul e de 60 anos do Seminário. Fonte: Jornal Prisma





Por Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Ipê