Foi realizada na noite desta quarta-feira, 27, audiência pública para ouvir a opinião da população ipeense quanto a aquisição do Seminário Seráfico Nossa Senhora de Fátima.
O Prefeito Municipal, Valério Marcon, deu abertura a audiência relatando a história do seminário no município, explicou sobre a negociação que está sendo discutida com a Associação Literária São Boaventura, proprietária do prédio, e mostrou os terrenos que estão disponíveis para realizar a permuta.
A permuta entre município e Associação Literária São Boaventura envolveria 13 imóveis cuja metragem equivalem a 28 terrenos tamanho padrão avaliados em R$ 2.797.500,00 em troca do seminário que foi avaliado em R$ 2.900.000,00 com 3.343,50 m2 de área construída.
Na oportunidade manifestaram-se o assessor dos Freis Capuchinos, Joel Gubert, o engenheiro da prefeitura Mateus Marin e o Assessor Jurídico Mauricio Chini que prestaram informações técnicas e jurídicas da negociação.
Após a explanação, vereadores e a comunidade em geral também se manifestaram. A grande maioria foi favorável a aquisição e a partir da agora a Administração Municipal vai formalizar a negociação em lei que será apreciada e votada pelo Poder Legislativo.
Segundo o prefeito, o valor histórico do seminário não tem preço, a história da criação do município passa pelo seminário e com a aquisição garante-se a sua preservação. Esta audiência não era obrigatória, mas segundo Marcon, foi de fundamental importância envolver a comunidade e de forma transparente esclarecer quaisquer dúvidas.
História do Seminário
História do Seminário
- É oficialmente inaugurado por dom Frei Cândido Maria Bampi, bispo da diocese, o Seminário Seráfico São Luiz. Os religiosos foram recepcionados com festa em 12 de fevereiro de 1943 . eram eles: Pe. Frei Cláudio Moccelin (superior e professor); Pe. Frei Anselmo Reginatto (Reitor e vice-superior); Pe. Frei Paulo Wonsowski (diretor espiritual e professor); Pe. Frei Eduardo Totti (pároco); e os freis Ernesto Zambonin, Egídio Celuppi, Frei Pedro e Frei Ferdinando.
- Reinauguração do Seminário. O número sempre crescente de alunos fez com que em 16 de novembro de 1954, se iniciassem as obras de ampliação e reforma. Com a reinauguração foi entronizada Nossa Senhora de Fátima, doada pela Ordem Terceira, como protetora dos seminaristas. Passou a se chamar Seminário Seráfico Nossa Senhora de Fátima. Fonte livro "Vila Ipê 50 anos de história"
- No final de outubro de 1996, Frei Sérgio Dal Moro, Provincial dos Capuchinhos, colocaou uma placa em comemoração aos 100 anos da presença dos capuchinhos no Rio Grande do Sul e de 60 anos do Seminário. Fonte: Jornal Prisma
Por Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Ipê
Nenhum comentário:
Postar um comentário