20 de junho de 2008

Vila Segredo no Globo Repórter

Na sexta-feira, 20, o Globo Repóter apresentou uma matéria falando sobre Cesta Básica, abordando a alimentação dos brasileiros e como parte deles sentem os reflexos dos aumentos dos preços dos alimentos. Parte da reportagem foi feita na Vila Segredo, 2º distrito de Ipê, na propriedade de Vilmar Menegar, na capela Santo Antão.

Texto extraído do site Rede Globo

Terra virgem de venenos, como diz seu Zenor, neto do primeiro italiano da família a chegar por aquelas paragens. E há cem anos é assim. No trato do solo, hábitos milenares que sobrevivem de geração a geração, hoje chamados de técnicas ecológicas. Trabalho duro.

A família Menegat acorda com o despertar do sol e se recolhe quando a luz se esconde. O pai, seu Zenor, trata dos bichos. Enquanto descansa da lida, dona Égide vai para a varanda preparar a palha e tecer belos chapéus. Valmir, o primogênito de seis filhos, foi para a faculdade como os irmãos, mas logo voltou.

"Eu me lembrava da propriedade e, como tenho um amor muito grande pela natureza, pelas sementes, voltei. Hoje sou feliz com o que faço e não troco por nada", assegura o agricultor.

É um apaixonado por sementes. Cultiva 65 tipos. Uma raridade. Hoje a agricultura moderna prefere apostar em poucas espécies e produção em larga escala. Mas Valmir mantém a tradição: se dedica a encontrar formas e cores diferentes, protegendo a riqueza genética dos grãos, que sempre foram o principal alimento do homem. Uma tática para proteger a natureza. A alternância de culturas diminui perdas: quando surge uma praga, apenas uma parte da plantação é atingida.

"Eu tenho vários tipos de feijões, e cada um tem um ciclo, um período de colheita. O risco é menor, porque posso perder a variedade carioca, mas posso garantir o cinqüentinha-vermelho", conta Valmir.

Mesa farta e saudável, com tudo da propriedade. Para o rico cardápio de almoço, a família só comprou o sal. Ah, se todas as famílias pudessem comer assim. Quem não optaria pela comida orgânica se ela não fosse tão cara?


Nenhum comentário: