A Escola Estadual de Educação Básica Frei Casimiro Zaffonato completará, em 24 de agosto de 2008, quarenta anos de sua fundação.
O surgimento da Escola tem uma história muito bonita, pois nos mostra que a necessidade de uma comunidade sendo conduzida por um líder torna-se realidade.
Após a posse de Frei Casimiro Zaffonato, em 02 de fevereiro de 1964 como pároco de Ipê (na época distrito de Vacaria), começam a ocorrer as mudanças mais importantes para o futuro do município.
Na época havia duas correntes de pensamento na comunidade. A primeira via a necessidade da construção de um hospital e a segunda corrente almejava a construção de um ginásio, pois as escolas da época somente contemplavam até a quarta série primária e a partir daí a maioria das crianças abandonavam seus estudos e era reduzido o número de famílias que valorizavam o estudo e mandassem seus filhos estudarem na Escola São José,
“Porém Frei Casimiro juntamente com Frei Rovílio Costa procuravam mostrar ao povo de Vila Ipê, pensando em futura emancipação necessitaria formar quadros, o que só seria possível elevando o padrão de ensino e educação”. (Extraído do livro: Escola Bampi: 30 Anos Contribuindo para a Formação Cultural da Comunidade de Ipê, Rigon, 1999).
Em reunião realizada no antigo Clube Ideal com a participação da maioria da comunidade ficou decidido pela construção do ginásio.
O ginásio construído, a Escola cresceu, a pequena vila buscou sua emancipação.
Desde então decorreram-se 40 ano de presença marcante na história do Município. Tudo isto é fruto da Educação e do trabalho.
Para comemorar esta data histórica, durante este ano, a Escola estará desenvolvendo diversas atividades. Uma delas se realizará no dia 17 de maio onde acontecerá a Campanha do Agasalho e do Alimento que conta com ao apoio do LEO Clube de Ipê, onde os doadores receberão o selo “Eu Sou Solidário”.
Enviado por: Escola Frei Casimiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário