Neste programa, foram realizadas matérias sobre o trabalho agroecológico realizado em Ipê e a uma viagem de volta às origens da música brasileira ao conhecer a história do Cavaleiro Moysé, um dos primeiros músicos a gravar a gaita em disco no Brasil. Além disso, Antônio Gringo apresenta as atrações musicais que fizeram a festa na 2ª Fest Ipê: EJA, Musicanto, Querência Serrana, Miguel da Silva o cantor do Sul, Orquestra de Acordeões, Cenáculo d Maria e Padre Ezequiel dal Pozzo.
Na capital da agroecologia, Fest Ipê celebra economia sustentável e cultura da região
A segunda edição da Fest Ipê foi realizada entre os dias 8 e 17 de abril, no Parque de Eventos de Ipê, município localizado nos Campos de Cima da Serra (RS). Organizada pela prefeitura Municipal, ACISA e entidades municipais, com o apoio da Câmara de Vereadores e outras empresas e entidades, a Fest Ipê superou as expectativas e teve público recorde. Segundo dados da Brigada Militar de Ipê, foram cerca de 27 mil visitantes.
A Fest Ipê celebrou a agricultura familiar, agropecuária e as questões do campo, dando destaque também à produção agroecológica do município. Entre as políticas para o setor está a organização do centro ecológico, que leva os produtos de mais de 60 agricultores da região para venda direta ao consumidor em feiras em grandes cidades gaúchas. Confira matéria em que o presidente da Fest Ipê fala da organização da feira, seguida de reportagem que mostra como Ipê é exemplo de que é possível desenvolver uma sólida produção de alimentos sem veneno.
Inaugurado memorial Cavaleiro Moysé
O ipeense Moisés Mondadori, conhecido como Cavaleiro Moysé, foi o primeiro gaiteiro a gravar uma música gaúcha no Brasil. Em 1914, ele registrou a música “Boi Barroso” na gravadora Casa Elétrica, primeira fábrica de gramofones da América Latina, que ficava em Porto Alegre. Essa história é conhecida por historiadores e agora foi resgatada pelo município de Ipê, que construiu uma réplica do prédio da gravadora onde agora ficam abrigados objetos pessoais e instrumentos de gravação da Casa Elétrica.
O novo ponto de cultura do município foi inaugurado durante a 2ª Fest Ipê e contou com a presença de autoridades, dos filhos do Cavaleiro Moisé, Moisés Filho e Emílio, sobrinhos e netos, além da comunidade ipeense. Confira matéria sobre o Cavaleiro Moysé e a inauguração do memorial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário