Na avaliação dos relatos sistematizados, foram considerados critérios entendidos como princípios de participação pela iniciativa De Olho nos Planos. São eles:- Qualidade e coerência do objetivo - Existência e uso de diagnóstico - Existência de Fórum de Educação - Funcionamento do Fórum de Educação - Estratégias para promover a participação no processo - Estratégias de comunicação - Principais aprendizagens - Diversidade de atores que participaram do processo
Evento nacionalO evento nacional do Reconhecimento Público ocorreu no dia 2 de setembro, durante o XXVI Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, em Palmas (TO). Durante a mesa Participação social e Monitoramento dos Planos, que contou com a presença de representantes das entidades que compõem o Comitê De Olho nos Planos, foi apresentado o vídeo youtu.be/zfPY5mEEBZc de todas as histórias finalistas, produzido com a colaboração de todos(as) os(as) selecionados(as).
O Reconhecimento O Reconhecimento Público De Olho nos Planos tem o objetivo de estimular e valorizar experiências participativas na elaboração ou revisão de Planos de Educação e mobilizar a construção de estratégias para o monitoramento participativo desses planos. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, que é composta pelas organizações Ação Educativa, Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), Instituto C&A, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Participação de Ipê
Ipê no Encontro Nacional da UNCME - União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, representado pela professora Cristiane dos anjos Parisoto, que fez a seguinte manifestação:" Como professora de História da Educação Básica, presidente do CME no momento da construção do Plano e coordenadora do Fórum do município de Ipê-RS... resumo a alegria de estar aqui hoje, com duas palavras.A primeira delas: desafios (no plural mesmo porque são muitos). Desde a aprovação do PME e toda a polêmica envolvida sobre gênero, percebemos que o trabalho só estava começando. E a segunda palavra, como não poderia deixar de ser, é gratidão! Gratidão pelo Reconhecimento do nosso trabalho. Isso nos dá ainda mais força para resistir aos retrocessos que tentam nos impor. Força para fazer cumprir o que coletivamente construímos. E claro, a toda equipe da iniciativa De olho nos Planos, agradecemos por todo o trabalho, carinho e dedicação que tiveram conosco em todo o processo.Conselheiros do CME, membros do FME e todos os educadores de Ipê: senti hoje o mesmo orgulho que senti no dia 11 de agosto do ano passado, quando estiveram comigo na Câmara de Vereadores para defender o nosso PME como ele foi feito, democraticamente."
Fonte: De Olho nos Planos
Professora Cristiane |
Nenhum comentário:
Postar um comentário