25 de abril de 2017

GOVERNADOR SARTORI PRESTIGIOU A EXPOIPÊ

Governador Sartori na abertura da Expoipê
A 3ª edição da ExpoIpê, realizada entre os dias 21 e 23 de abril, segundo os organizadores, foi coroada de êxito. Nos três dias de festa o município de Ipê festejou a produção agrícola e pecuária, por meio de exposições, apresentações artísticas e culturais, música, atividades esportivas e de lazer. Ainda de acordo com os organizadores, foram cerca de 170 expositores nas mais diferentes áreas de gado de leite, de corte, ovinos, equinos, pequenos animais, equipamentos e máquinas agrícolas. Nas atividades culturais foram realizados shows, feira de artesanato, oficinas e encontro de carros antigos. Um dos pontos mais importantes da feira foi o lançamento da Rota Rural do município, divulgando as belezas naturais, a gastronomia, agroecologia, artesanato e a hospitalidade do povo ipeense. O lançamento aconteceu na sexta-feira (21) na sede da ACISA. O esporte e lazer também ficaram representados pela rústica e mini rústica Ipê Faz Bem.
O Presidente do evento, Valdir Bueno, disse que a feira foi extremamente satisfatória. "Nós alcançamos nosso objetivo de gerar oportunidade de negócios, difundir a tecnologia e proporcionar bem estar aos munícipes e divulgar o potencial genético do município de Ipê".
Esta edição do evento contou com o remate de cavalos crioulos, transmitido para todo o Brasil, o que rendeu negócios com estados como São Paulo, Piauí e Mato Grosso do Sul.
Na abertura oficial estiveram presentes prefeitos, vereadores, deputados, presidentes de entidades regionais e o Governador José Ivo Sartori.
Em seu pronunciamento o governador destacou a importância das feiras nos munícios para o desenvolvimento. Sartori também elogiou os organizadores pela competência e pela visibilidade que a feira da há cidade. O governador finalizou dizendo, "sinto-me em casa quando venho para Ipê, minha mãe nasceu na Capela do Caravaggio, Ponte do Segredo, então aqui também é minha terra".
Nos próximos dias a Brigada Militar de Ipê deve enviar relatório para o comando da corporação informando o numero de visitantes nos três dias de feira. 
Nesta edição da ExpoIpê ficou definida também a data para o próximo evento, que é anual e deve acontecer junto com a FestIpê, que é bi anual. A FestIpê/ExpoIpê deve acontecer em dois finais de semana, de 06 a 15 de abril de 2018. A 3ª Festipê será presidida por Dalberto Corezzola, dirigente da Emater de Ipê.
Fonte: Ronei Marcilio (Jornalista-Reg. Nº 17.967/RS MTE) – Grupo Solaris


Remate de cavalos crioulos


4ª Exposição de Carros antigos

Caminhada e rústica Ipê Faz Bem



César Oliveira e Rogério Mello


19 de abril de 2017

FINAL DE SEMANA RESERVADO PARA A 3ª EXPOIPÊ

A partir desta sexta-feira (21), inicia no município de Ipê, a 3ª ExpoIpê que festeja a produção agrícola e pecuária, por meio de exposições, apresentações artísticas e culturais, música, atividades esportivas e de lazer. A representação econômica se dará através de exposições de gado de leite, de corte, ovinos, equinos, pequenos animais, equipamentos e máquinas agrícolas. Nas atividades culturais haverá shows, feira de artesanato, oficinas e encontro de carros antigos. Também haverá o lançamento da primeira Rota Rural do município, divulgando as belezas naturais, a gastronomia, agroecologia, artesanato e a hospitalidade do povo ipeense. O esporte e lazer ficam representados pela rústica e mini rústica Ipê Faz Bem.
O evento busca com parcerias, fomentar negócios nos setores da agropecuária e também divulgar o potencial genético do município de Ipê, aprimorando o conhecimento técnico nas áreas de agricultura e pecuária. A 3ª ExpoIpê vem ao encontro da necessidade de valorizar e colaborar para o crescimento dos setores produtivos da área rural do município de Ipê. Desta forma, a Exposição abrirá portas para a promoção da cidade no âmbito turístico e econômico.
A abertura oficial da 3ª ExpoIpê acontecerá dia 21, às 17h, e contará com a presença de autoridades, representantes das entidades parceiras, convidados e imprensa.
Além disso, nesta edição o evento contará com o remate de cavalos crioulos, que será transmitido para todo o Brasil.  "Neste ano, a ExpoIpê tem uma novidade, em parceria com o Núcleo de Cavalos Crioulo dos Vinhedos e com a ABCC, haverá remate de cavalos crioulos no sábado (22), às 20h, transmitido pelo canal rural para todo o Brasil", comenta o Presidente da feira, Valdir Bueno.

Programação:
Sexta-feira - 21/04
15 h- Abertura da exposição
18h30min- Show com Giancarlo Almeida
20h- Show com Querência Serrana
21h30min- Show com o Musical Embalo da Noite

Sábado - 22/04
8h- Início da entrada dos cavalos crioulos no parque
9h- Revisão coletiva de cavalos crioulos
9h- 4ª Rústica e Mini Rústica "Ipê faz bem"
10h- Abertura do parque de eventos

10h- Oficina SENAR - Contenção e manejo de potros
14h- Início da admissão da Concentração de Machos cavalos crioulos
15h- Concentração de Machos cavalos crioulos
15h- Oficina SENAR - Culinária
15h30min- Desfile de gado leiteiro e de corte
19h- Show com Miguel da Silva - O cantor do Sul
20h- 3º Leilão Crioulos do Ipê
21h30min- Show com Bando Sertanejo

Domingo - 23/04
8h- Início da entrada dos cavalos crioulos no parque
8h30min- Admissão da Exposição Morfológica de cavalos crioulos e entrega de babeiros
9h- Encontro de carros antigos
10h- Abertura do parque de eventos
10h- Oficina SENAR - Contenção e manejo de potros
10h- Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos - Julgamento Incentivo e de Categorias
14h- Reinício Julgamento Exposição Morfológica de cavalos crioulos - Campeonatos e Grandes Campeonatos
14h- Oficina SENAR - Culinária
14h30min- Entrega da Premiação gado de leite e de corte
15h30min- Show com Edu e Rapha
17h- Entrega da Premiação da Exposição Morfológica de cavalos crioulos
17h30min- Lançamento da Rota Rural Belo Ipê
18h- Encerramento oficial
19h- Show com César Oliveira e Rogério Melo
3ª ExpoIpê terá remate de cavalos crioulos

12 de abril de 2017

ROTATÓRIA PARA ORGANIZAR O TRÂNSITO

Um problema crônico, assim era considerado o cruzamento das ruas Frei Casimiro Zafonatto/Estrada Julho de Castilhos/Alcides Forest, no Centro de Ipê. O cruzamento das 4 vias era o mais perigoso da cidade, pois não tinha uma ordem de ingresso a ser seguida.
De acordo com o Prefeito Valério Marcon (PP), a obra vai melhorar o fluxo e organizar o trânsito, dando maior segurança aos motoristas e pedestres. Além de organizar o trânsito, a rotatória, feita de pedras, contempla um canteiro central que vai receber flores.
"Essa rotatória estava nos nossos planos ainda em nossa primeira administração, não fizemos no final de 2016 devido ao planejamento orçamentário. Estamos organizando o trânsito no local e ainda fazendo um embelezamento urbano gastando pouco mais de R$ 5 mil", comenta o Prefeito.
Dona de um comércio no entroncamento das vias, Ires Colombo parabeniza o prefeito pela obra. "Há muito tempo era necessário fazer isso, só não aconteceu um acidente grave, pois os motoristas sabiam do problema que é esse entroncamento", afirma a comerciante.
Para a preferencial será respeitado o que diz o Código de Trânsito Brasileiro, "no caso de uma rotatória, a preferência é do veículo que está circulando por ela".
Algumas mudança serão necessárias em relação ao estacionamento próximo. 
Fonte: Ronei Marcilio (Jornalista-Reg. Nº 17.967/RS MTE) – Grupo Solaris

Instalação iluminação
Atualizações: 
1 - Em junho de 2019 a administração municipal instalou poste com iluminação na rotatória.

2 - Na madrugada de domingo, dia 23 de maio de 2021, um veículo, não identificado, colidiu de frente com o muro derrubando boa parte da área central da rotatória. Na mesma semana as pedras foram totalmente removidas pelo poder público.


Manifestação contra aumento de combustíveis
em 25 maio de 2018