1 de janeiro de 1975

INÍCIO DA COLONIZAÇÃO

1875
Em 1875 teve início a imigração italiana do Rio Grande do Sul.
Vila Ipê foi local de pousada dos tropeiros que pretendiam, partindo dos campos de Vacaria, pela serra do Rio das Antas, chegar a São Leopoldo.
Em 1885 foi criado pelo governo imperial a Colônia de Antônio Prado, divisa com Formigueiro (mais tarde Vila Ipê). Em 1899 Antônio Prado se emancipa de Vacaria, sobrando uma grande área de matas e campos, propriedade de grandes fazendeiros, ente entre eles Libório Rodrigues, Luís Cândido e Luís Augusto de Medeiros Branco . Este último possuía as terras situadas na região de Vila Ipê, chamada na época de Formigueiro por causa de um grupo de luso-brasileiros que ali residiam numa área de 100m². A parte ocupada é onde está edificada a Escola Frei Casimiro.

Fonte: JP01pg3 -Correio Vacariense03/06/1987pg5

- Quer saber mais, corrigir ou complementar esta informação? Utilize o espaço comentários.


Ipê  - IBGE
Rio Grande do Sul - RS
Histórico
A história do município de Ipê inicia-se no final do século XIX (1880), com a passagem e pouso de tropeiros que partindo dos campos de Vacaria se dirigiam pela Serra do Rio das Antas rumo a São Leopoldo.
Até então apenas o indígena percorria a região coberta de imensos pinhais de cujo fruto se alimentava.
Aos poucos, a região começou a ser ocupada por fazendeiros que plantavam milho e abrigavam seus funcionários em casebres.
Posteriormente os imigrantes italianos, vindos de São Sebastião do Caí, se estabeleceram na Colônia de Antônio Prado e na área do atual Município de Ipê.
Os colonos italianos que foram chegando ao depararem-se com aquele amontoado de casebres, batizaram a localidade de "formigueiro". Este foi o primeiro nome pelo qual o município de Ipê foi conhecido.
Entre os posseiros destacava-se Luiz Augusto de Medeiros Branco, cuja viúva fez a doação de uma área de terras para a construção de uma capela, com a condição de que o padroeiro fosse São Luiz Rei de França, em homenagem ao seu esposo e por ser o santo de devoção da família.
Com a construção da Capela, feita com a ajuda dos colonizadores que doaram pinheiros, mão-de-obra e importâncias em dinheiro, a localidade passou a ser chamada de São Luiz do Formigueiro.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de São Luiz de França, por Ato Municipal n.º 696, de 31-12-1890, subordinado ao município de Vacaria.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Luiz de França, figura no município de Vacaria.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito se denomina Colônia São Luís de França.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Ipê (ex-Colônia São Luís de França), figura no município de Vacaria.
Em divisão territorial datada de 1 —VII-1960, o distrito de Ipê permanece município de Vacaria.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.
Elevado à categoria de município com a denominação de Ipê, pela Lei Estadual n.º 8.482, de 15-12-1987, desmembrado de Vacaria. Sede no antigo distrito de Ipiranga. Constituído de 3 distritos: Ipê, Vila São Paulo e Vila Segredo, todos desmembrado do município de Vacaria. Instalado em 01-01-1989.
Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 3 distritos: Ipê, Vila São Paulo e Vila Segredo.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração Toponímica Distrital
Colônia São Luiz de França para Ipê, alterado, pelo Decreto Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938.

Nenhum comentário: