20 de dezembro de 2016

ELEITOS SÃO DIPLOMADOS

  A 6ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul, diplomou os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e suplentes que foram eleitos no dia 02 de outubro, passado. A cerimônia foi realizada no Clube União, na noite de segunda-feira (19), e teve início às 20h.
Na abertura da sessão solene, o Excelentíssimo Juiz Eleitoral da Comarca, Nilton Luís Elsenbruch Filomena abriu os trabalhos falando sobre a atual situação política do país, estado e região, principalmente sobre os acontecimentos políticos.

  "(...) Engana-se quem imagina que a atuação da Justiça Eleitoral começou com o pedido de registro de candidatura, fase da propaganda eleitoral coleta e apuração dos votos (...)"

  Filomena prosseguiu explicando todo o processo de cadastramento biométrico e de um posto de coleta em Nova Roma do Sul. Ressaltou também, o apoio da administração municipal. Da mesma forma salientou que buscou apoio no município de Ipê para o cadastro, e agradeceu ao prefeito Valério Marcon pela cedência de local e servidores para o cadastro.
  
  O magistrado também criticou as manifestações maldosas e eleitoreiras da oposição ipeense sobre o fato.

  "( ...) A despeito destes esforços para o bem atender e colocar a 6ª Zona Eleitoral na modernidade eleitoral e segurança na coleta de votos, fomos alvos de críticas. Toda a crítica é bem-vinda, quando o crítico tem o objetivo de indicar um erro não visto, de otimizar processo que se pensava já otimizado; as que têm como objetivo encorajar a pessoa a melhorar, reforçar e desenvolver aptidões, esta critica chamamos de crítica construtiva ou 'feedback'.
Lamentavelmente, o Cartório Eleitoral não viveu apenas de feedback no seu trabalho de recadastramento eleitoral. Coube ao município de Ipê pensar que a Justiça Eleitoral é subserviente de poder político e que todo o trabalho de recadastramento foi comandado para angariar poder eleitoral para alguém.
Rechaçamos com veemência esta idiota arguição. Este juízo e os abnegados servidores do Cartório Eleitoral não são subservientes de quem quer que seja. Declaramos as comunidades de Antônio Prado, Nova Roma do Sul e Ipê que não estamos entregando qualquer prêmio aos eleitos; estamos entregando o passaporte ao exercício de uma atuação política, cuja fiscalização caberá aos eleitores (...)."

  Nilton Luís Elsenbruch Filomena finalizou seu pronunciamento dizendo que "o que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons".


Fonte: Ronei Marcilio (Jornalista-Reg. Nº 17.967/RS MTE) – Grupo Solaris de Comunicação






14 de dezembro de 2016

REFORMA DA PRAÇA FREI EDUARDO APRESENTADA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

     Foi realizada na manhã do dia 14 de Dezembro ás 9 horas, na sala da 3ª idade, audiência pública para apresentar a população o projeto de reforma da praça Frei Eduardo. O projeto prevê construção de novos bancos, troca da calçada, nova iluminação, reestruturação da academia e do parque com colocação de grama sintética, estrutura para lazer e área cultural para memorial. A audiência pública contou com a participação de grande número de pessoas da comunidade e também de representantes de entidades, que concordaram por unanimidade com as mudanças propostas. A reforma terá início nas primeiras semanas de Janeiro de 2017.




23 de novembro de 2016

ACISA INAUGURA PRÉDIO

Em um moderno prédio de 680m², a Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agricultura de Ipê - ACISA, inaugurou a nova sede da entidade. O evento aconteceu na sexta-feira, dia 18 de novembro, com a presença de todos os antigos diretores, autoridades e convidados. Após a benção da nova casa e dos pronunciamentos de autoridades, foi servido um coquetel.
Em sua manifestação, o atual Presidente, Evandro Zanotto parabenizou todas as diretorias que o antecederam, pelo empenho para que a entidade pudesse ter a nova sede.
O primeiro Presidente, Rogerio Marcon, lembrou-se das dificuldades de iniciar o trabalho, em sala cedida pela Prefeitura Municipal. Marcon também lembrou que o primeiro objetivo da Associação era instalar em Ipê o sistema de Discagem Direta a Distância.
O Prefeito Valério Marcon, que também presidiu a entidade, destacou a união de todos para o bem comum do município. "Todos que presidiram essa entidade fizeram a sua parte, prosseguindo os trabalhos de quem os antecederam e isso tornou a ACISA essa grande entidade que hoje conta com mais de 500 associados", destacou Marcon.
Localizada na Rua Luiz Augusto Branco, n° 690, a nova sede de ACISA completa 25 anos de sua fundação.









PREPARANDO MAIS UMA EDIÇÃO DO NATAL IDEAL

   Faltando pouco mais de 40 dias para o Natal, as ruas e praças do município de Ipê começam a ganhar decoração natalina.

   Uma novidade deste ano é a Árvore Gigante. Construída com estrados, tendo na parte superior uma estrutura de metal, a árvore mede cerca de 10 metros de altura. Ao lado, acompanhando as dimensões, está sendo construída a Casa do Papai Noel, feita com um silo de metal. A atração está sendo montada no terreno onde estava localizado o antigo prédio da Cooperativa de Ipê.

   A iniciativa é do Clube Ideal e de entidades que organizam o Natal Ideal, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Desporto.

   A Vila de Natal, como é chamada, tem abertura prevista para o dia 09 de dezembro, com apresentação dos estudantes da Escola Frei Casimiro Zaffonatto e Presépio Encantado, também com alunos da Escola Frei Casimiro.

Entidades que organizam o Natal Ideal: AAPCAI, ACISA, Associação dos Motoristas de Ipê, Banda Municipal, Cenáculo, Clube Ideal, Coral Flor do Ipê, Cursilho, EJA, Emater, Entidade Assistencial Ipeense, Escola Frei Casimiro, Escola Leonel de Moura Brizola, Escola Plácido Damiani, Escoteiros Ipê, Grupo da 3ª Idade, Grupo de Mulheres Futuro de Ipê, Jornal Prisma, Paróquia São Luiz Rei, Rádio Natureza, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipê, Secretaria de Esporte e Turismo, Secretaria de Saúde, Escola São Paulo e Voluntários.





25 de outubro de 2016

MEIOS DE COMUNICAÇÃO SÃO HOMENAGEADOS

Na terça-feira, 25 de outubro, foi realizada Sessão Solene em homenagem ao Jornal Prisma e à Associação Comunitária de Desenvolvimento Cultural e Artístico de Ipê – Rádio Natureza, dentro da programação em comemoração ao “Dia Municipal da Cultura e da Paz”. A Comissão constituída para dar cumprimento e fiscalizar a Lei nº 997, de 31 de março de 2005 a qual “Instituiu no Município de Ipê o dia 25 de julho como o Dia Municipal da Cultura e da Paz”, composta neste ano pela Vereadora Gislaine Ziliotto; Senhora Onanda Leoratto – Presidente da Comissão; Professora Anita Samuara Magiero Conte e a Professora Cristiane dos Anjos, escolheu as duas entidades por estarem correlacionadas ao tema escolhido “Comunicar para a Cultura e a Paz”. A homenagem não foi realizada no mês de julho devido às vedações impostas pela Lei Eleitoral no período. O Senhor Rogério Marcon – Diretor do Jornal Prisma e o Senhor Darci Mussatto – Presidente da Associação Comunitária de Desenvolvimento Cultural e Artístico de Ipê – Rádio natureza receberam cada qual um troféu padronizado referente ao evento, sendo uma homenagem da Câmara de Vereadores pelos trabalhos realizados em favor da cultura e da paz no Município de Ipê.

Áudio da sessão


5 de outubro de 2016

VALÉRIO É REELEITO PREFEITO DE IPÊ

   Com 2.538, ou seja, 51,55% dos votos válidos, foi reeleito no município de Ipê, o Prefeito Valério Ernesto Marcon e seu Vice Jorge Portaluppi, pela coligação "Juntos Faremos Mais", PP - PDT - PTB.
   Valério é natural de Vacaria - RS, casado, tem 48 anos. Este será o seu segundo mandato como Prefeito do município. A primeira candidatura ocorreu em 2012.
    Ipê possui 5.143 eleitores e neste dia 02.10, compareceram para computar o voto, 4.923 eleitores.






3 de outubro de 2016

PRAÇA FREI EDUARDO REVITALIZADA

  Antiga reivindicação da comunidade, os novos sanitários públicos já estão sendo usados na Praça Frei Eduardo. Com um investimento de R$ 106.287,86, a construção foi iniciada em abril e dispõe de um banheiro masculino e um feminino, com acessibilidade para cadeirantes e idosos. O prédio, em sua lage, pode ser usado como palco, mirante e espaço para confraternização junto ao parquinho da praça, que também foi revitalizado.
   Outra atença dispensada à sociedade foi a instalação de novos abrigos nas paradas de ônibus. Feitos em madeira e reaproveitamento de telhas de barro, as unidades garante um mínimo de conforto aos usuários do transporte rodoviário.



2 de setembro de 2016

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FOI SELECIONADO PARA O RECONHECIMENTO PÚBLICO

  Santo André, Itanhaém, Jacareí, Gramado, Ipê, Curitiba, Farroupilha, Manacapuru, Taquarana, Manari e Tocantins foram selecionados para o Reconhecimento Público De Olho nos Planos. Esses 10 municípios e um estado (TO) foram representados por 12 coletivos e somam 15 dos 31 relatos de experiências participativas e propostas de monitoramento participativo dos Planos de Educação que foram inscritos no Reconhecimento Público.
Na avaliação dos relatos sistematizados, foram considerados critérios entendidos como princípios de participação pela iniciativa De Olho nos Planos. São eles:- Qualidade e coerência do objetivo - Existência e uso de diagnóstico - Existência de Fórum de Educação - Funcionamento do Fórum de Educação - Estratégias para promover a participação no processo - Estratégias de comunicação - Principais aprendizagens - Diversidade de atores que participaram do processo

Evento nacionalO evento nacional do Reconhecimento Público ocorreu no dia 2 de setembro, durante o XXVI Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, em Palmas (TO). Durante a mesa Participação social e Monitoramento dos Planos, que contou com a presença de representantes das entidades que compõem o Comitê De Olho nos Planos, foi apresentado o vídeo youtu.be/zfPY5mEEBZc de todas as histórias finalistas, produzido com a colaboração de todos(as) os(as) selecionados(as).

O Reconhecimento   O Reconhecimento Público De Olho nos Planos tem o objetivo de estimular e valorizar experiências participativas na elaboração ou revisão de Planos de Educação e mobilizar a construção de estratégias para o monitoramento participativo desses planos.   O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, que é composta pelas organizações Ação Educativa, Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), Instituto C&A, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).




Participação de Ipê

   Ipê no Encontro Nacional da UNCME - União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, representado pela professora Cristiane dos anjos Parisoto, que fez a seguinte manifestação:
   " Como professora de História da Educação Básica, presidente do CME no momento da construção do Plano e coordenadora do Fórum do município de Ipê-RS... resumo a alegria de estar aqui hoje, com duas palavras.A primeira delas: desafios (no plural mesmo porque são muitos). Desde a aprovação do PME e toda a polêmica envolvida sobre gênero, percebemos que o trabalho só estava começando.   E a segunda palavra, como não poderia deixar de ser, é gratidão! Gratidão pelo Reconhecimento do nosso trabalho. Isso nos dá ainda mais força para resistir aos retrocessos que tentam nos impor. Força para fazer cumprir o que coletivamente construímos.   E claro, a toda equipe da iniciativa De olho nos Planos, agradecemos por todo o trabalho, carinho e dedicação que tiveram conosco em todo o processo.Conselheiros do CME, membros do FME e todos os educadores de Ipê: senti hoje o mesmo orgulho que senti no dia 11 de agosto do ano passado, quando estiveram comigo na Câmara de Vereadores para defender o nosso PME como ele foi feito, democraticamente."

Fonte: De Olho nos Planos



Professora Cristiane




8 de agosto de 2016

LIVRO LANÇADO NA FESTA DOS 80 ANOS DA PARÓQUIA SÃO LUIZ REI


    A festa em homenagem ao padroeiro São Luiz Rei, marcou os 80 de criação da Paróquia de Ipê e foram prestadas homenagens aos 60 anos de vida sacerdotal de Dom Orlando Dotti, Frei Marino Parizotto e Reinaldo Bernardi. Também teve lembrança os 120 anos dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. A missa foi celebrada em frente ao Seminário e após o almoço, Dom Orlando Dotti fez o lançamento, com sessão de autógrafos, do seu livro "Origens da Paróquia São Luiz Rei, de Ipê", Documentário e Comentários. O documentos produzidos durante os anos de 1910 a 19137, época em que a comunidade se mobilizou para reivindicar a presença de um padre na capela e com a posterior criação da Paróquia. 
   A convite da Secretaria Municipal de Educação, Dom Orlando Dotti se fará presente no dia 5 de setembro, durante a Feira do Livro, para nova sessão de autógrafos do seu livro.





Italino Ziliotto e Valério Marcon - prefeito


PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IPÊ FOI SELECIONADO PARA O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS

   Santo André, Itanhaém, Jacareí, Gramado, Ipê, Curitiba, Farroupilha, Manacapuru, Taquarana, Manari e Tocantins foram selecionados para o Reconhecimento Público De Olho nos Planos. Esses 10 municípios e um estado (TO) foram representados por 12 coletivos e somam 15 dos 31 relatos de experiências participativas e propostas de monitoramento participativo dos Planos de Educação que foram inscritos no Reconhecimento Público.
   Na avaliação dos relatos sistematizados, foram considerados critérios entendidos como princípios de participação pela iniciativa De Olho nos Planos. São eles:
- Qualidade e coerência do objetivo 
- Existência e uso de diagnóstico 
- Existência de Fórum de Educação 
- Funcionamento do Fórum de Educação 
- Estratégias para promover a participação no processo 
- Estratégias de comunicação 
- Principais aprendizagens 
- Diversidade de atores que participaram do processo

   Para a análise das Experiências Participativas, ainda foram considerados como critérios:
- Dificuldades 
- Desafios

    E, para as propostas de monitoramento, também foi levado em consideração:
- Expectativas com relação aos resultados (mudança esperada)
Evento nacional
   O evento nacional do Reconhecimento Público ocorrerá no dia 2 de setembro, às 10h, durante o XXVI Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, que ocorrerá em Palmas (TO), de 31 de agosto a 2 de setembro. Durante a mesa Participação social e Monitoramento dos Planos, que contará com a presença de representantes das entidades que compõem o Comitê De Olho nos Planos, será apresentado o vídeo de todas as histórias finalistas, produzido com a colaboração de todos(as) os(as) selecionados(as).

O Reconhecimento

   O Reconhecimento Público De Olho nos Planos tem o objetivo de estimular e valorizar experiências participativas na elaboração ou revisão de Planos de Educação e mobilizar a construção de estratégias para o monitoramento participativo desses planos.
   O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, que é composta pelas organizações Ação Educativa, Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), Instituto C&A, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Fonte: De Olho nos Planos 

LICITAÇÃO PARA O ASFALTAMENTO DE ESTRADA NA VILA SÃO PAULO

A Secretaria Municipal de Obras está finalizando a base que vai receber a camada asfáltica no trecho da estrada na capela Nossa Senhora do Caravágio (Ponte do Segredo). 
Além disso, no site da Prefeitura de Ipê consta que no dia 12 será feita a licitação para contratação de empresa, compreendendo material e mão de obra, para a execução de obra para a pavimentação asfáltica em CBUQ, em trecho da estrada que liga Vila São Paulo até a RS 122,



13 de julho de 2016

JORNAL PRISMA RECEBE HOMENAGEM NA SEMANA DA CULTURA E DA PAZ

A Semana da Cultura e da Paz - 2016, presta homenagem aos meios de comunicação de Ipê, Jornal Prisma e Rádio Natureza. No dia 13, alunos da Escola Frei Casimiro improvisaram arquibancadas para acompanhar o diretor do jornal, Rogério Marcon, explicando como é feito um jornal impresso. Ao final, foi apresentado um vídeo de uma gráfica fazendo a impressão.
A Semana de Arte e Cultura começou no dia 10 encerrando-se neste dia 16 com atividades envolvendo alunos das escolas municipais e estaduais. No dia 11, Frei Jaime Betega abordou o tema "Comunicar pela Paz", no Salão Centenário.
Dando sequencia às homenagens, em outubro a Câmara de Vereadores realizará uma Sessão Solene.





IPÊ FIGURA NO MAPA TURÍSTICO DO BRASIL

O mapa do turismo do Rio Grande do Sul mudou. O estado reduziu de 467 para 294 o número de municípios participantes de suas 27 regiões turísticas. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas. Neste levantamento, o município de Ipê passa a figurar entre os participantes, na região dos Campos de Cima da Serra.
Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

SOBRE O MAPA - O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

CATEGORIZAÇÃO DO NOVO MAPA DO TURISMO – Os 294 municípios do Rio Grande do Sul presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.
Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

REGIÃO TURÍSTICA
- Campos de Cima da Serra
Bom Jesus
Cambará do Sul
Campestre da Serra
Esmeralda
Ipê
Jaquirana
Muitos Capões
Pinhal da Serra
São José dos Ausentes
Vacaria
Rio Turvo, Camping Dalsasso

Gruta Nossa Sra. de Lourdes - Vila Segredo

Casarão Salvador, Vila São Paulo

30 de junho de 2016

COBERTURA DE QUADRA ESPORTIVA É ENTREGUE OFICIALMENTE

   Em 2013, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ipê aderiu ao Programa de Ações Articuladas - PAR. Na ocasião, foi assinado um termo de compromisso para a construção da cobertura de uma quadra esportiva junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola. O valor investido foi de R$ 185 mil.
   A primeira parcela do valor foi liberada no final de 2014, só então se iniciou o processo licitatório e consequentemente a construção.
   Nesta quinta-feira (30), a obra será entregue oficialmente à comunidade.
   Dentro do PAR, a escola foi beneficiada também com a ampliação de duas salas de aula construídas no ano passado. "Estas obras farão toda a diferença para a comunidade do Bairro Planalto", afirma a Secretária de Educação Stela Slongo Zanotto.
   Para marcar o evento, alunos da Escola Plácido Damiani, Leonel Brizola e Bela Escola de Futsal disputaram um triangular. A Escola Leonel Brizola conquistou o troféu de 1º lugar. O 2º Lugar foi para a Escola Plácido Damiani e o 3º para a Bela Escola de Futsal.